Paginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Agora vá enredar ao Padre Mota


Silvio Piau foi escalado para botar as vacas no curral naquela tarde. Logo em Agosto, festa de São Raimundo. Silvio foi achando ruim como diabo, mas foi. Juntou as vacas no curral, contou e sentiu falta de uma, a mais leiteira de todas. Voltou à procura. Em vão, nada de encontrar. De duas uma, ou procurava a vaca e perdia o horário da novena ou ia pra novena e no outro dia o leite não dava para atender a freguesia. Optou por ficar e procurar a vaca. Finalmente, já ao anoitecer localizou a fujona e botou no curral. Pra se vingar apanhou uma corda no armazém, laçou a vaca e estorvou no mourão. Apanhou uma vara na cerca e só deixou de bater quando já estava saindo sangue pelos chifres, olhos, orelhas e nariz. Em seguida soltou a vaca, deu marcha na direção da porteira, olhou pra trás e disse: Agora vá enredar ao padre Mota.

(am)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PEDRO ALVES DE MORAIS, PEDRO PIAU.


Nascido em Várzea-Alegre, no dia 12 de julho de 1918, filho de José Joaquim Vieira e Maria Alves de Morais, Pedro Alves de Morais, Pedro Piau foi notavel na habilidade de fazer amizades e pela capacidade de conservá-las. Pedro Piau era uma memória viva de nossa terra. Entre suas principais obras está “Sete Gerações de Papai Raimundo”, em parceria com Acelino Leandro, onde descreveu as descendências de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo. 
Destacou-se também pelos serviços prestados ao Segundo Cartório que tinha como titular Ana Ferreira. Pedro Piau se notabilizou pela valorização que fazia dos laços de família, qualidade esta que transferiu para os seus filhos. Assim foi o Pedro para os seus amigos.

Pedro casou em primeiras núpcias em 1944 com dona Iracy Bezerra de Morais. De Dona Iracy, a grande maioria dos varzealegrenses é eterna devedores de seus ensinamentos e encaminhamentos para a vida por meio da educação. Desse casamento nasceram os filhos: Raimundo, João, Rita Maria, Geralda, Ozanan, Joaquim, Paulo, Paula, Marco Antonio e Ricardo César.
Em 1974, faleceu dona Iracy e, 14 anos depois, em 1988 Pedro se casou novamente com Maria do Socorro Lima.  Faleceu no dia 26 de Março de 2012, em Fortaleza.Seus restos mortais foram transladados para Varzea-Alegre onde foram sepultados  no masoleo da famila - no Cemiterio da Saudade.

(am)