Paginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Os Improvisados – Por Bezerra de Morais

"OS IMPROVISADOS" - Da direita para a esquerda: Pedro Sousa na guitarra, Mestre Chagas no sax, Matias Sousa na sanfona e Mestre Tim na bateria

IMPROVISADOS, era o título do conjunto musical que animava as festas em Várzea Alegre-Ceará e cidades vizinha nos anos 60. Os titulares eram; Pedro Souza, Mestre Tim, Mestre Chagas e Matias Souza. Todos eles estão tocando hoje em outra dimensão.

O título foi bem aplicado, porque quando um deles não podia tocar, o conjunto improvisava com outros músicos.

Joãozinho Piau também fez parte do conjunto como  vocalista.

O CREVA- Clube Recreativo de Várzea Alegre, também era improvisado, funcionava na época no casarão de Dona Adélia Pimpim.

A minha memória remove dois causos dos Improvisados;

O nosso saudoso Pedro Souza tocando guitarra executava com tanta perfeição o musical “Milionário“ . Que nas festas tinha que repetir várias vezes a pedido do público. Numa dessas festas já perto do final, o pessoal pediu para que ele tocasse o “Milionário“ na saideira. Como a música já tinha sido tocada várias vezes, o meu saudoso amigo Valdemar Souza chegou onde eu estava e falou:

- Bezerra. No dia que Pedro Sousa não poder tocar, é só pegar essa guitarra dele e botar no palco que ela toca o Milionário sozinha.

O outro foi numa festa em que Joãozinho teve uma discussão com outro componente do grupo e desceu do palco dizendo, que não cantaria mais no conjunto e ainda ameaçava queimar a farda. Pedro Souza com aquele seu jeito de mediador, parou de tocar e desceu para tentar apagar a fogueira. Dirigiu-se ao rebelde e falou:

- Joãozinho. Se for para haver confusão no grupo, eu acabo com o conjunto agora. Dizendo aquilo Pedro sentou numa mesa para tomar um refrigerante como calmante e Joãozinho ficou boatando.

Foi naquele momento que um grupo de moças (Nos anos 60 ainda tinha bastante) Resolveu tentar reverter a situação. As meninas eram as filhas do Sr. Totô, de Chico Francisco e do Dr. Derlí. 

Depois do bate papo ele voltou para o palco quase nos braços das garotas. Se fosse eu também teria cedido, porque as garotas mereciam qualquer sacrifício.

Pedro Souza e o Mestre Tim, além dos laços de família, tinham uma afinidade tão grande que pareciam irmãos, tanto é verdade que no ano de 2000 Mestre Tim foi convidado por Deus para tocar no céu e com menos de noventa dias, Pedro subiu também para lhe fazer companhia.

Aqueles improvisos do conjunto e do clube, eram os primeiros passos para uma escalada de grandes feitos.

Bezerra de Morais.

5 comentários:

  1. Esses quatro aí, deixaram um histórico musical na terra do arroz. Valeu Sr. memória.

    ResponderExcluir
  2. Garanto com toda certeza que ñ sentia falta de outras bandas, afinal o espírito jovem é quem ditava a animação e isso já bastava!!! Entretanto, hoje estou convencida que esses músicos davam conta do recado!!!


    Maria Eunice Diniz Moreno

    ResponderExcluir
  3. Que postagem maravilhosa!! Meus Deus, quem lembra dos IMPROVISADOS ?
    Quel lembra deveria vim aqui deixar seu depoimento, fiquei muito feliz quando vi essa postagem. Memória Pura e verdadeira.
    PARABÉNS AOS IDEALIZADORES DESSE BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Eu não perdia um ensaio deles. Às vezes no CREVA, outras na prefeitura. Sempre com Joãozinho Piau dando as dicas sobre o que estava fazendo sucesso. Realmente é uma postagem que marca mesmo a memória dos tempos áureos da Jovem Guarda em Várzea Alegre. Parabéns pelo resgate. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos os comentarista pela visita ao Blog Memória Varzealegrense.

    Fazemos com muito carinho.

    ResponderExcluir