Paginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Gente que faz - Memória Varzealegrense



O  POETA  QUE  ABRE  A  JANELA  DO  SERTÃO.

Sintonizando o programa Forrozão da Cultura, apresentado pelo poeta Cláudio Souza, na Rádio Cultura de Várzea Alegre- Ceará. Tive a oportunidade de ouvir alguns poemas da autoria do poeta Luis Gonçalves Pinho ( Luis de Elvesso ) Os seus versos populares identifica o autor como um sertanejo Autêntico. Seu trabalho vai de encontro com o que tem de melhor no sertão. Contrastando assim com alguns poetas que se dizem populares, quando o leitor para entender  a sua poesia tem que recorrer a um dicionário.

Como conhecedor do assunto, eu digo com toda segurança que entre os poetas populares da terra do arroz, o poeta Luis de Elvesso é o que mais se aproxima do grande mestre Patativa do Assaré.

Texto passivo de opiniões.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Causos lá de nós - Memória Varzealegrense

CAUSOS  LÁ  DE  NÓS - Transcrito do livro LEMBRANÇAS  E  SAUDADES da autoria de Antônio Morais.


ONDE  FICA  O  ASSARÉ?


Durante alguns anos Zé André residiu na fazenda Cacimbinha no município de Assaré. Foi um período de muito trabalho, pois a propriedade não tinha estruturas nem benfeitorias. Com a presença, o comando e o trabalho de Zé André a fazenda foi cercada, perfurou-se um poço profundo, construiu-se um açude com uma boa capacidade de armazenar água e foi construída uma casa sede e várias casas para moradores. Começamos do nada e com certeza depois de estruturada a fazenda, foi ali que Zé André viveu os seus melhores dias.
Foi um período de alegrias e paz, muita fartura e uma grande produção. Naquela época ele fez uma visita a Várzea Alegre e quando chegou na casa do seu irmão Luís André o seu afilhado Vicente perguntou:
- Tío Zé. Pra que lado fica o Assaré?
Zé André respondeu:
- Meu filho, olhe bem para o céu e no lugar que não tiver nenhuma nuvem o Assaré fica embaixo.