Paginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Matriz em 1977 - Memória Varzealegrense

MATRIZ DE SÃO RAIMUNDO NONATO EM 1977


Ao passar 15 minutos do dia 15 de abril de 1977 a torre da matriz de São Raimundo Nonato em Várzea Alegre desabou.Foi um episódio muito triste para os paroquianos que já esperavam pelo acontecimento pois a torre já apresentava rachaduras e já estava inclinada para um lado. Depois de uma forte chuva, veio abaixo.

Na época o fotógrafo Leandro tirou fotos da igreja para vender como recordação da velha igreja, pois se esperava que toda a igreja fosse atingida.

Eis aí uma destas fotos:


Giovane Costa

2 comentários:

  1. A QUEDA DO PADROEIRO

    Na década de 70, houve um inverno muito pesado no município de Várzea Alegre e por conta daquilo, a torre da igreja matriz desabou trazendo com ela a imagem do padroeiro São Raimundo Nonato.
    Por coincidência ou milagre o santo nada sofreu, estava apenas desbotado pela ação do sol e da chuva.
    O fato aconteceu a meia noite, mas quando amanheceu o dia a pracinha da igreja já estava lotada de fiéis. Com a presença dos curiosos surgiu os seguintes comentários:
    Romana:
    - Isso só pode ter sido um castigo. Quem mandou o Pade Mota pintar a igreja de verde?
    João Mandu:
    - Isso daqui foi um milagre grande! Cuma é qui pode um santo se distabacar duma altura de mais de trinta metro e num quebrar nem um dedo? Apois meu subrim caiu dum coqueiro qui é muito mais baxo, mais ele quebrou as duas perna.
    Rosa Pagé:
    - Vixe Cuma ele é fei! Eu reparava ele lá imriba e pensava qui era mais bunitim, mais ele é mermo qui tá vendo Chico de Munda.
    Maria Bela:
    - Vôte! São Raimundo cum esse amarelo impombado, tá direitim Dedé de Frazo.
    O vigário aproveitou a tragédia e iniciou logo uma campanha para a reconstrução da torre. Enquanto desenvolvia os trabalhos, mandou o pintor Ildefonso Vieira Lima, renovar a pintura do santo.
    Depois da torre concluída, o nosso conterrâneo Otacílio Correia, conseguiu com o governador, uma equipe do corpo de bombeiros com uma escada Magirus para colocar o padroeiro de volta no seu lugar.
    A chegada dos bombeiros foi uma festa na cidade, o padre celebrou uma missa campal e benzeu a operação.
    Depois do padroeiro no lugar, os bombeiros se despediram recebendo os aplausos da comunidade cristã.
    Gregório Gibão que estava no meio da multidão, tirou o chapéu, colocou a mão na testa, olhou na direção da torre e gritou:
    - Ei Raimundão! Quando tu quiser trocar a roupa de novo, é só dispencar daí de riba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, sei que é um causo, mas a imagem não despencou junto com a torre. A imagem por um milagre ficou na única parede da frente da igreja que ficou de pé. As pessoas devem lembrar que foram os bombeiros de Fortaleza que vieram tirar a imagem, depois de ser levantado um enorme andaime, porque não daria para ser retirada por escada Magirus. A parede além de tinha rachadura de um lado a outro, o que causou admiração aos próprios bombeiros!

      Excluir