VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense

07º – De 1934 a 1936 – Américo Barreira


NOME: Américo Barreira, nasceu em  11 de Fevereiro de 1914 e faleceu em 19 de Novembro de 1993. Natural de Baturité-Ceará, filho de Arcelino Sula Barreira e Idalba Barreira
ESTADO CIVIL: casado com Laís Ayres Barreira
CURSO PRIMÁRIO: Grupo Escolar de Maranguape - 1921 a 1923
Colégio São José - Guaramiranga - 1924 a 1925
Colégio Nogueira - 1926
CURSO SECUNDÁRIO: Instituto São Luiz - Fortaleza - 1927
Colégio Castelo Branco - 1928 a 1929
Instituto São Luiz - 1930 a 1932
CURSO SUPERIOR: Faculdade de Direito do Ceará - 1933 a 1937
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.

AMÉRICO BARREIRA - Municipalista, figura singular, que ocupa espaço da maior relevância na cena político -cultural nacional e com projeção internacional, desde sua juventude foi participante de primeira hora nas grandes ações políticas e sociais que sacudiram o País. Participou de atividades em Grêmio Estudantil (1931-1932), presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito - (1933), Presidente da União Democrática estudantil - (1934 a 1935), Prefeito Municipal( o mais jovem do País, com 19 anos) de Várzea Alegre- Cariri- Ceará-(1934) Presidente da Liga da Defesa Nacional - (1940 a 1945), a memoráveis campanhas nacionais, tais como: Campanha contra a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas que redundou na redemocratização do País - (1945),Campanha " O Petróleo é Nosso" que forçou a criação da Petrobrás -(1946).
Dentre outras atividades exercidas destacou-se como fundador e primeiro Presidente da União dos Vereadores de Fortaleza, Consultor Jurídico da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE - (1956 a 1991). Participou do processo de discussão e elaboração das Leis Orgânicas de vários Municípios do Ceará - (1990)
No exercício do Magistério conquistou o respeito, a estima e a admiração da juventude. Revolucionou os métodos do ensino de História do Brasil, fugindo do arcaico processo decorativo para o método analítico dos fatos e seus desdobramentos. Foi professor do segundo grau do Colégio São João e do Ginásio Farias Brito - (1941 a 1946). Titular de uma cadeira importante da Escola Normal Justiniano de Serpa, onde era o instigante inocultor de idéias novas forjando consciência crítica nas jovens que se preparavam para o magistério primário e secundário no Ceará. Professor, aprovado por concurso, do Instituto de Educação do Ceará - (1955).
Político, pelo conceito na sociedade cearense, elegeu-se Vereador à Câmara Municipal de Fortaleza - (1947), reelegendo-se em 1951, e essa era uma das missões que mais o apaixonavam, pois começou a compreender a importância do Poder Local, exatamente por ter clareza do que ela significava no processo revolucionário de incorporação das pessoas à gestão pública, por se tratar de relação estatal mais próxima até fisicamente com elas, e na qual elas aprendem a ser cidadãos, entendendo e praticando direitos e deveres. Nessa área se encontra a melhor elaboração do " Mestre", como carinhosamente é chamado.
Como Deputado Estadual, teve o mandato cassado pelo regime militar de 64. Na redemocratização, conquistou o cargo de Vice-Prefeito da Capital Cearense, na histórica vitória de Maria Luiza Fontenele, eleita pela legenda do PT. Homem oriundo da aristocracia rural, mas, Municipalista nato que, trazia na consciência plena o drama dos excluídos em nosso País, assumiu em sua longa e destacada carreira política uma posição de esquerda, sempre na linha de frente em favor das mais justas causas populares.
Conferencista e tribuno polêmico, sempre empolgou grandes auditórios fazendo as plateias saírem indagativas, interessadas em conhecer melhor o assunto que abordava, preocupadas em aprofundar e ampliar seus conhecimentos.
Jornalista militante, seus artigos eram e continuam sendo ainda hoje leitura obrigatória, para quem estuda os problemas locais, regionais e nacionais. Cidadão identificado com o seu tempo e sua gente. Marxista respeitado, jamais admitiu haver nas concepções do grande pensador e ativista alemão um conjunto de dogmas, mas uma simples referência a ser considerada, rigorosamente dentro da visão dialética de ser um simples guia para a reflexão e a ação.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário