VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Flor Maravilha - Memória Varzealegrense

Flor Maravilha - Por Flor das Bravas.


Para minhas “flores”, com carinho.
Uma jovem muito rica, tinha um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família unida. Mas ela não conseguia conciliar tudo isso pois o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo, deixando sua vida deficitária em algumas áreas. Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava  dos filhos; para resolver os  problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas pra depois.
Seu pai, que era um homem muito sábio, presenteou-a com uma planta muito cara, raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo e cuja flor era diferente de todas. E disse pra ela:
“Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, conversar um pouquinho com ela de vez em quando. Em troca ela lhe dará esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.”
A jovem ficou encantada com aquela flor que era mesmo de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando e os problemas continuaram pois o trabalho consumia todo o seu tempo. Sua vida continuava confusa e ela não conseguia o tempo para cuidar da planta e curtir sua flor. Ela chegava em casa, olhava a planta e percebia que as flores ainda estavam lá. Não mostravam sinal de fraqueza ou de morte. Apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a planta morreu. Ela teve um grande susto. Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. Ela contou ao pai o que acontecera.
E ele explicou-lhe então:
“Eu já imaginava que isso aconteceria. Mas eu não posso te dar outra planta porque não existe no mundo outra igual a essa. Ela era única, assim como são únicos teus filhos, teu marido, tua família, teus amigos. Todos são as bênçãos que o Senhor te deu, mas tens que aprender a regá-los, a podá-los e a dar atenção a eles pois, assim como a flor, os sentimentos também morrem. Tu te acostumaste a ver a flor sempre florida, sempre perfumada, mas esqueceste de  cuidar dela.
Lembra-te: cuida das pessoas que amas!”
E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem lhe dado? Lembre-se da flor pois, como ela, são as bênçãos do Senhor: Ele nos dá mas nós temos que cuidar delas.
Mensagem recebida de um dos meus jardineiros.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. raimundinho, por favor, exclua este comentário repetido e ainda por cima errado.

      Obrigada, pelo carinho que você e sua família me têm!

      Excluir