VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

055 - Nossas histórias - Memória Varzealegrense

O que é loucura - Por Antonio Dantas.

Meu pai tinha um primo lá para o lado de Monte Alegre que o acusavam de louco. Meu pai argumentava pra nós que ele não era louco, era diferente e tinha compaixão pelo sofrimento dos animais.

Todavia, é muito comum as pessoas acusarem as outras de loucuras quando o comportamento desses não agrada. Quando as atitudes dos outros nos irritam, é bem mais fácil acusá-los de loucos do que procurar saber porque nos irritamos com facilidade. Meu pai contava uma historia que não sei se era verdadeira, mas serve para ilustrar a opinião dele sobre a loucura. Ele falava que havia um sujeito lá perto da Cachoeira Dantas. Como não me lembro do nome dele, vou chamá-lo de Zeferino. 

O Zeferino, sentindo-se incomodado com o comportamento da mulher, reclamou para um amigo que não aguentava mais a mulher. – Ela tá louca cumpade! – Mas Zeferino qual é o problema? – Veja cumpade, ela não para de reclamar dizendo que é uma galinha. – Vige cumpade, entonse vai ao Crato que lá tem um tal de doutor psicrata que trata de gente louca. 

Quando o Zeferino chegou ao consultório do médico, foi logo reclamando – doutor minha muié tá louca, eu queria que o senhor aviasse uma receita pra ela. O médico respondeu – mas como você sabe que ela está louca? – Doutor, não tenho sossego, ela não para de reclamar que não tem valor, é apena uma galinha. 

O médico respondeu – vige, mas isso é coisa séria então! Por que você não veio falar comigo antes? – Não doutor, eu tava esperando para ela botar os ovos!

Fonte: Blog do Sanharol
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário