VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Lembrando os Contrastes - Memória Varzealegrense

VÁRZEA ALEGRE - TERRA DOS CONTRASTES


A cidade de Várzea Alegre se destaca por inúmeros contrastes fundamentados na alegria de espontaneidade de seu povo. O grande precursor dos contrastes de Várzea Alegre foi inesquecivelmente o motorista Joaquim Felipe de Sousa, homem inteligente e de visão engraçada.

Em suas viagens ao sul do país, descrevia a cidade numa forma humoristica, onde os curiosos indagavam sobre as divergências da cidade e este, mais empolgado ainda, respondia com exagero à sua platéia.

Inspirado na figura de Zé Felipe e nos comentários da "boca do povo", José Clementino do Nascimento imortalizou-se renomado ao cenário artístico com a música "OS CONTRASTES DE VÁRZEA ALEGRE", gravado pelo rei do baião Luiz Gonzaga.

Os próprios filhos da terra tinham a iniciativa de propagar seus contrastes, fazendo gozação, como se disseram: "FALE MAL MAIS FALE DE MIM". Jornais e estações de rádio deliciaram-se com o fato. assim, falavam dos que realmente existiam e ainda criavam imaginários outros.

O filho da terra Joaquim Ferreira, era redator do jornal  o Globo e, numa de suas visitas a Várzea Alegre, escreveu umas crônicas que lia na "amplificadora local" de propriedade do ex-deputado Luiz Otacílio Correia. Depois de sua segunda apresentação, achou além que sua dicção, não era muito boa  para o microfone. César ladeira, locutor da Rádio Mayrink Veiga no Rio já dissera que ele não tinha voz "radial". O certo é que depois, sem fazer curso de fonoaudiologia, Joaquim Ferreira no acesso da segunda  guerra mundial, se fez comentarista da BBC de Londres (British Broadoasting Coporation) - a mais importante e potente rádio emissora do mundo - lendo, ele mesmo, suas crônicas para todo o Brasil. Seria este mais um contraste?

CONHECENDO OS CONTRASTE

O elenco de contrates atinge algumas dezenas, pois é rica e fecunda a criatividade popular:

- A única pensão que havia era de Joaquim Piau e lá não se encontra peixe no cárdapio;

- Dizia-se que o sujeito mais feio, era Lindoval;

- Sr. Minininho  tinha quase dois metros de altura;

- Havia um cego que era da Boa Vista;

- Na Lagoa Seca, morreu  o cego da Boa Vista;

- Vicente Grande, tinha apenas um metro de altura;

- Jesus; só bebia na bodega de Santos;

- Chico Segunda-feira era inimigo de Zé Domingo;

- A cadeia ficava na praça da liberdade;

- Pacífico Cordeiro da Paz, era o sugeito mais desordeiro da terra;

- Pureza, era a prostituta mais afamada do bordel;

- Chico Francisco e Zé Cazuza dois ilustres comerciantes;

- Zé Branco, é bem pretinho;

- Dona Felicidade, era uma esmoler;

- O Sr. Joaquim Vermelho, na festa do padroeiro, era do partido azul;

- O homem mais inteligente da cidade, era um português, o patriarca Antônio Ferreira, nascido em Arcos de Valdevês (Portugal);

- A luz elétrica funcionava durante o dia;

- O presidente da Associação das lavadeiras de roupas, é um homem Pelé;

- Um anjo morreu na casa de jesus;

- O carro de som é um carro de sorvete;

- Um homem acidentou-se no pronto socorro e foi atendido no hospital;

- Pe. vieira foi sepultado no dia em que não podia celebrar missa-Sábado de Aleluia;

- Festa de Sábado de Aleluia foi comemorada no Domingo de Páscoa;

- A praça da matriz não tem bancos. 

OS NOVOS CONTRASTES

Amigo o que vai te alegrar 
é que eu encontrei 
a terra dos contrastes:                                                                                                                                                  
Nesse lugar tudo é diferente
do que possa imaginar,
e durante o dia vive a andar.

Tem lobo entregando carta,
tem cobra que é sanfoneiro,
tem galo que canta na rádio,
tem gato que é violeiro.

O jumento morreu de fome na rua do capim.
o cabra mais feio é chamado bonitim.

Tem servente que trabalha 
com o carro todo arrumado.
o homem chamado Bidim é bastante alto e esticado.
O único táxi da noite
é o de João Dias,
os ônibus de lá
pertencem a Cacaria.

O presidente de clube 
não gosta de festas,
ele contrata bandas
e diz que isso não presta.

O maior sócio do padre
é um irmão crente,
Cabo severo é o policial
mais pacato e decente.

Uma coisa engraçada
que eu vi lá:
Baygon mais muriçoca
pela rua a conversar.

Prefeito anafalbeto
é também tabelião.
acenderam dentro da piscina
a fogueira de São João.

O secretário de transportes
que não sabe dirigir
uma coisa que vi.

CONTRASTES DE VÁRZEA LEGRE
(José Clementino/Luiz Gonzaga)

Mas diga moço de onde você é?
Eu sou da terra que Mastruz se faz café

Meu amigo eu sou da terra
De Zé Felipe afamado, 
Onde o bode era marchante
E Jesus foi intimado.
Sou da terra do arroz do sabido acabrunhado,
Do calango carcereiro.
Meu amigo eu sou da terra
Que o peru foi delegado.

Meu amigo eu sou da terra
Onde o sobrado é nos oitão
Houve três anos de guerra
Não morreu um só cristão
Onde o eleitor amigo pra votar não faz questão 
Elegeram pra prefeito
Numa só semana
Quatro nobres cidadãos

Meu amigo em minha terra
Já pegou fogo no gelo
Apagaram com carbureto
Foi o maior desmantelo
São Brás lá e São Raimundo
Se festeja com zelo
O prefeito completa idade
Era de quatro em quatro anos
E nunca penteou o cabelo

Meu amigo eu sou da terra
que o padre era casado
Enviuvou duas vezes
E depois foi ordenado
Ainda hoje reza missa
Os filhos já estão criados
O juiz era uma mulher
Meu amigo eu sou da terra
Que o cruzamento é isolado 
Mas diga moço de onde você é?
Eu sou da terra que mastruz se faz café

Meu amigo eu sou da terra 
Onde o sobrado é nos oitão
Houve três anos  de guerra 
Não morreu um só cristão
Onde o eleitor amigo pra votar não faz questão
Elegeram pra prefeito 
Numa só semana
Quatro nobres cidadãos

Meu amigo em minha terra
Já pegou fogo no gelo
Apagaram com carboreto
Foi o maior desmantelo
São Brás lá é São Raimundo
Se festeja com muito zelo
O prefeito completava idade
Era de quatro em quatro anos
E nunca penteou o cabelo

Meu amigo eu sou da terra 
Que o padre era casado
Enviuvou duas vezes
E depois foi ordenado
Ainda hoje reza missa
Os filhos já estão criados
O juiz era uma mulher
Meu amigo eu sou da terra
Que o cruzamento é isolado 

Um comentário:

  1. Mais um dos novos contrastes,assim estavam me falando outro dia que fui em Várzea Alegre,que um cidadão que foi vereador por vários anos na cidade e mora em outra cidade,o senhor Estevaldo Leandro,que mora em Juazeiro do Norte,meu pai,assim estão falando.ass. VALDOESTER LEANDRO.

    ResponderExcluir