VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Versos lá de nós - Memória Varzealegrense

O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS. - Mundim do Vale

Sávio Pinheiro x Mundim do Vale.

Sávio:
Eu rezei com Maria ao pé da cruz
Dividindo com ela a comoção
Carreguei no meu ombro o bom ladrão
E fiquei com o manto de Jesus.
No momento no calvário chegou luz
E fui eu que levei os castiçais,
Lá na sala das preces divinais
Juntei todos os santos no velório.
Ajudei São José no oratório
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Mundim:
Ensinei futebol a Maradona
Fui parceiro de Zapata e Pancho Vila
Fui guerreiro na queda da Bastila
Quando era namorado de Madona.
Certa vez eu peguei uma carona
Com o velho Noé e os animais
Tinha lá uns macacos imorais
Agarrando as fêmeas pros fuxicos.
Eu na hora resolvi capar os bichos
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Sávio: 
Ensinei ao poeta Zé da Luz
A fazer os seus versos de tragédia
Tou contando mas não é pra fazer média
Que ensinei medicina a Osvaldo Cruz.
Pois curar os doentes com mastruz
Era coisa dos nossos ancestrais.
Ajudei ao amigo Antônio Morais
A fazer nossa genealogia,
Fiz campanha em prol da anistia
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Mundim:
Fiz parelha com o bandido Lampião
Com o plano de roubar Maria Bonita
Fiz carreira com ela de Serrita
Fui bater onde hoje é o Romeirão.
Fui pedir ao Padim Ciço Romão
Que nos desse a bênção dos casais,
Ele disse que não faria jamais
Eu teimei e fiquei junto com Maria.
Batizei os meninos na Bahia
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Sávio:
Já cantei com o Pinto do Monteiro
E mostrei como é que canta um galo,
Pinto disse: - Poeta eu não me abalo
Com o tronco ou a galha do Pinheiro.
Eu falei: - Pinto gôgo de terreiro
O seu público são os porcos dos quintais,
Já perdeu sua fama nos jornais
E agora vai perder nesse recinto.
Acabei com o valor do velho Pinto
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Mundim:
Viajei com Cabral na caravela
Para ver se achava esse Brasil,
Quando foi nos meados de abril
O Cabral avistou a Ilha Bela.
Mandou logo abaixar a nossa vela
E pediu uma ajuda aos serviçais,
Os indígenas faziam seus sinais
E uma índia me levou para pescar.
Lá no rio ela fez foi me visgar
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.

Sávio:
Já dancei uma valsa com Dalila
Numa festa de natal no Paquistão
Provoquei um ciume no Sansão
Que bebia cachaça lá na vila.
A Dalila tomou uma Montila
E depois me chamou para os murais,
Lá me dise que Sansão perdeu os tais
Dos cabelos que lhe davam valentia.
Ninguém fez o que fiz naquele dia
E O QUE É QUE FALTA EU FAZER MAIS.

Mundim:
Apartei uma briga no Oriente
Na disputa de petróleo no Iran
Afastei George Bush e o Sadan
E Bin Laden mandei pro ocidente.
Quando vi que o clima estava quente
Afastei do local os radicais
Enterrei o armamento lá no cais
E assim encerrei mais um conflito.
O final foi o dito por não dito
E O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário