VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense


23º - De 1983 a 1988 - Dr. JOSÉ IRAN COSTA


Nasceu no sitio Umari, município de Várzea Alegre-Ce, em 07 de setembro de 1938, sendo o segundo filho do exemplar casal André Alves Costa e Maria Bitu Costa. Ao ser lavrada a sua Certidão de Nascimento, ocorreu um erro de data e Iran Costa foi registrado como tendo nascido no dia 09 de setembro, data que oficialmente consta em toda sua documentação.

Iran Costa, o perseverante nato, já através de esforços próprios, ainda criança demonstrava interesse, tendências comerciais, decisão e atitude quando vendia banana e conduzia um jumento vendendo água nas residências em Várzea Alegre. Iniciou sua vida estudantil no Grupo Escolar José Correia Lima onde cursou o primário. Sempre estudando arduamente, concluiu o curso girassol no Colégio Diocesano da cidade de Patos/PB e o curso científico no Liceu do Ceará, em Fortaleza. Esta etapa de luta traduz a conquista dos seus sonhos.

O marco de sua personalidade foi sempre a humildade e a perseverança, virtudes que o fizeram ingressar no concorrido Curso de Medicina da Universidade Federal do Pernambuco, em 1960. Há uma verdade que afirma: “A VIDA AJUDA AOS CORAJOSOS” e o corajoso Iran Costa concluiu o Curso de Medicina no dia 08 de dezembro de 1965. Atuou como acadêmico residente do Hospital Centenário do Recife durante o período de 1964 a 1965, quando retornou à cidade natal para dar assistência à sua família e a sua comunidade, assumindo em parceria profissional com Dr. Pedro Sátiro a única Unidade de Saúde existente nesta cidade, a CASA DE SAUDE SÃO RAIMUNDO NONATO.

Casou-se aos 27 anos, em 08 de dezembro de 1966, com Maria Laiz Iolanda Costa, com quem desfruta há 39 anos de uma convivência de companheirismo, amizade e muito amor.

É um pai exemplar dos filhos José Iran Costa Junior, Guilherme Jorge Costa e Andréa Silvia Costa.

O amor à medicina, o profissionalismo e o grande conceito que foi se expandindo junto a toda região como bom médico e cirurgião, constam da sua atuação por 26 anos na Casa de Saúde São Raimundo Nonato, da sua participação como membro integrante do corpo cirúrgico durante 20 anos no Hospital Santo Antonio dos Pobres Iguatu-Ce, em parceria profissional com Dr. Mauricio de Oliveira Assunção. Substituiu ainda durante 06 anos o famoso cirurgião Dr. Cícero Ferreira na cidade de Campo Sales-Ce, na Casa de Saúde Dr. Mario Pinotti.

Participou como coordenador do Departamento de Saúde da Unidade Mista de Saúde de Farias Brito (1979).

Médico contratado do estado.

Foi membro efetivo da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia, seção do Ceará.

Integrou o Colégio Brasileiro de Cirurgião do Ceará e da Sociedade de Mastologia do Estado de Pernambuco.

Idealizador e realizador com a participação popular de mais uma nova Unidade de Saúde à serviço da vida humana, o solidário e perseverante Hospital Maternidade Santa Maria, inaugurado em 1° de maio de 1994.

Foi Secretário de Saúde do município de Várzea Alegre, no período de 1997 a 2000.

VIDA SOCIAL – uma expressão de orgulho para Várzea Alegre.

Dr. Iran, o médico cirurgião foi também EDUCADOR, exerceu a função de Professor e Diretor do Colégio São Raimundo Nonato (Escola Cenecista).

Dr. Iran o voluntário – Foi presidente do Lions Clube e membro do Rotary Club.

Membro da Loja Maçônica Harmonia Varzealegrense, sendo elevado ao grau de companheiro em 09 de maio de 1983.

Assumiu a presidência do Clube Recreativo de Várzea Alegre (CREVA), no período de 1980 a 1981, cuja gestão foi marcada pelo dinamismo, realizações e pela construção da PISCINA SEMI-OLÍMPICA com o apoio dos companheiros da diretoria e da sociedade varzealegrense.

VIDA POLÍTICA – Eleito prefeito em 1982, sua gestão ocorreu no mandato de 1983 a 1988. Como prefeito, conseguiu realizar destacadas obras como cerca de 40 salas de aula, praças públicas, escolas urbanas e rurais, o Pronto Socorro Municipal (atual CAIS), o Terminal Rodoviário dentre outras. Através da Secretaria de Ação Social, na força dinâmica do Projeto Missão Sertão Brabo, muito realizou no setor sócio-humanitário.

Dr. Jose Iran Costa tem uma historia de trabalho, coragem, lealdade, dedicação e amor a Várzea Alegre e a profissão médica.

Dr. Jose Iran Costa foi e é importante e significante soma no quadro político de HOMENS ÍNTEGROS que compõem a Várzea Alegre dos dias passados e presentes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Alegre
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário