VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 21 de maio de 2013

José Leandro - Memória Varzealegrense

José Leandro Bezerra da Costa 

Nascido a 09 de julho de 1906 no Sítio Sanharol, município de Várzea Alegre, Zé Leandro começou a trabalhar aos cinco anos de idade, ajudando o irmão de criação nas tarefas do campo.
Desde cedo sentiu o peso do não reconhecimento e da opressão que perseguem o agricultor. O inconformismo seria então a conseqüência lógica das desigualdades presenciadas e vividas.

Zé Leandro foi se aprimorando com as mudanças impostas a si mesmo: procurou supri-las através do autoconhecimento, da leitura, do convívio social e político.

A doze de julho de 1940, com suas idéias socialistas e comunistas, já sedimentadas, foi convidado para uma reunião em Guaramiranga, na casa de Fernando Ferreira, durante a qual entrou para o Partido Comunista.

Durante muito tempo viveu clandestinamente por causa da ditadura militar, não abrindo mão da luta pela Reforma Agrária tão desejada.

Líder sindical teve desilusões ao procurar pessoas que poderiam tê-lo esclarecido e encaminhado para a formação de associações camponesas e afins.

Trabalhou a serviço da FALTAC - Federação das Associações de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas do Ceará, que chegou a reunir vinte e nove associações. A 23ª dessas associações chamou-se Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Várzea Alegre, fundada sob a liderança de Raimundo Lucas Bidim.

A seguir, as atividades religiosas, filosóficas, sindicais e políticas de Zé Leandro:

1) Em Várzea Alegre (CE): A partir do sete anos de idade ate os doze (sócio da Irmandade do Coração de Jesus). Dos dez anos aos trinta e um anos, confrade da Conferência de São Vicente de Paula, chegando a ser secretário e Presidente.

2) Em Iguatu (CE): De setembro de 1937 até março de 1939, sócio da União Artística Iguatuense. De julho de 1938 a março de 1939 iniciante da Loja Maçônica Redentora Iguatuense.

3) Em Crato (CE): De março a agosto de 1939, filiado à Loja Maçônica Deus e Amor de Crato, onde colou o Grau 7 de Mestre Maçom, no mesmo período, sócio da União dos Trabalhadores do Cariri.

4) em Fortaleza (CE): De 1945 até 1950, sócio dos Oficiais Alfaiates e Trabalhadores na Indústria de Confecções de Roupas de Fortaleza. A partir de 1950, dirigente de uma equipe de camponeses organizada para lutar pela sindicalização rural e pela Reforma Agrária. Em 1954, dirigente de uma delegação de oito camponeses participantes da 1ª Conferência Sindical Camponesa, realizada em São Paulo de onde saiu a ULTAB – União dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura do Brasil. Em 1957, fundador da FALTAC, eleito secretário geral da entidade, que foi extinta com a fundação da Federação dos Trabalhadores Autônomos Rurais, que congregava os pequenos arrendatários meeiros, parceiros e pequenos posseiros da qual foi eleito seu secretário. Esta federação foi fundada em meados de 1963. Fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fortaleza, fundado no início de 1963, sendo eleito primeiro secretário.

5) Em Pacoti (CE): Filiado a uma célula do PCB no Sítio denominado Canabrava, no município de Guaramiranga em 12/07/1940.

6) Em Fortaleza (CE): Participante da Seção de Campo do Comitê Estadual do PCB de 1950 a março de 1964.

7) No Rio de Janeiro (RJ): Participante da Seção de campo do Comitê Central do PCB de maio de 1965 a dezembro de 1974.

8) Em Duque de Caxias (RJ): Sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de janeiro de 1965 a maio de 1972.

9) Em Itaboraí (RJ): Sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de março de 1975 a maio de 1979.

10) Em Pacajus (CE): Sócio do Sindicato dos trabalhadores Rurais a partir de agosto de 1985.

Zé Leandro faleceu no dia 19 de julho de 2000, em sua casa, em Fortaleza, depois de sofrer um AVC que tirou sua memória de forma gradativa, até perdê-la completamente.
Seus últimos instantes de vida foram assistidos por sua filha Glória Maria.

Fonte http://avllit.blogspot.com.br/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário