VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 21 de maio de 2013

MOTE DO POETA BIDINHO.

MOTE  DO  POETA  BIDINHO.

PERDI   O   MAIOR  TESOURO
QUE  TINHA  NA  MINHA  VIDA.

Quando eu era criança
Meu pai nos abandonou
Para minha mãe deixou
Somente dor  e lembrança.
Ela sem mais esperança
Nos criou por sua lida,
Foi pela morte abatida
Deixou a minhalma em chouro.
PERDI   O  MAIOR  TESOURO
QUE  TINHA  NA  MINHA  VIDA.

Quando meu pai foi embora
Minha mãe ficou no lar
Com três filhos pra criar
Sem ter descanso uma hora.
Meu pai foi de mundo afora
Talvez tragando bebida
Procurou uma querida
Trocou o lar por namoro.
PERDI   O   MAIOR  TESOURO
QUE  TINHA  NA  MINHA  VIDA.   

Neste mundo de maldade
Esta mãe que Deus me deu
Graças a Ele viveu
Noventa anos de idade.
Foi para a eternidade
Deixou minhalma sentida
Uma mãe santa querida
Vale muito mais que ouro.
PERDI   O   MAIOR  TESOURO
QUE  TINHA  NA  MINHA  VIDA.

Vou meu verso terminar
Me recordando da hora
Que minha mãe foi embora
Para nunca mais voltar.
Há quem me dera encontrar
Aquela santa escolhida
Que dirigiu minha Lida
Na alegria e no chouro.
PERDI   O  MAIOR   TESOURO
QUE  TINHA  NA  MINHA  VIDA.

Raimundo Lucas Bidinho ( Bidim )

Várzea Alegre outubro de 1996.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário