VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense

21º - De 1973 a 1977 - LOURIVAL FRUTUOSO DE OLIVEIRA


Biografar a vida de Lourival Frutuoso de Oliveira é sinônimo de relatar os feitos da integridade de um homem que tão bem soube exercer o seu ofício de cidadão guerreiro, batalhador e senhor das suas ações, apesar do seu pequeno grau de escolaridade É oportuno, agora, registrar os seus dados biográficos em um breve histórico.

Em data de 06 de outubro de 1923, nascia no sítio Vacaria – Distrito de Ibicatu, município de Várzea Alegre – Ceará, o menino Lourival Frutuoso de Oliveira. Filho de Cícero Frutuoso de Oliveira e Maria Alcântara Gino, família de origem humilde, mas comprometida com os valores morais a exemplo de tão bem educar os filhos, diante da formação de vida. Haja vista dizer da expressiva conduta do filho – Lourival Frutuoso de Oliveira.

Lourival Frutuoso tinha as suas preferências restritas, no que diz respeito ao seu vínculo de lazer e aos seus aspectos sociais, pois não gostava de muitos passeios, era personificado em sua vivência caseira. Ao sabor de sua determinação, Lourival conseguiu entrar para o mundo do comércio, sendo, portanto, uma profissão não muito demorada, no seu exercício. É que no ano de 1942, ele foi para a cidade do Rio de Janeiro. Lá, foi convidado a servir ao Exército. Não fixando moradia, voltou ao Ceará e resolveu entrar para o mundo da política.

Linhas gerais da Política e do contexto social da vida de Lourival Frutuoso

No ano de 1944 – Foi eleito a vereador até 1950, representado o distrito de Cariutaba – Município de Farias Brito – Ceará.

Em 1950 – Se candidatou a prefeito na cidade de Farias Brito contra João Antero da Silva e perdeu. O pai ficando desgostoso veio embora para Várzea Alegre. Chegado o ano de 1951, ele colocou uma loja de tecidos e foi ser comerciante.

Já provado o seu determinismo e a sua competência, Lourival foi então convidado por Josué Alves Diniz, no ano de 1963, para exercer a função de Secretário de Administração.

Não resistindo ao sabor de trabalhar para o povo de Várzea Alegre, Lourival Frutuoso se submeteu ao exercício de um cidadão político e administrador. No período de 1973 a 1977, foi prefeito de Várzea Alegre. Posteriormente atuou no governo de Dr. Pedro Sátiro e também no de Antonio Afonso Diniz. Depois passou a trabalhar no Fundo Rural, por um período de 10 anos. Quando o Fundo Rural passou a pertencer ao Correio, ele ausentou-se, passando maior parte do tempo em sua residência devido a problemas de saúde. Lourival Frutuoso sempre foi um homem de fé, exercia as suas obrigações diante da sua religião católica.

Após muitos feitos sociais e uma grande luta contra os problemas de saúde, Lourival Frutuoso de Oliveira faleceu, aos 27 dias do mês de outubro do ano de 1995, sendo que o seu sepultamento ocorreu na localidade de Cariutaba -Distrito de Farias Brito – Ceará. Deixou, portanto, sua contribuição na história política e social de Várzea Alegre – Ceará.

Fonte: Prefeitura de Várzea Alegre
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário