VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense

17º - De 1959 a 1963 - Dr. DÁRIO BATISTA MORENO


Nasceu aos 14 dias do mês de setembro do ano de 1927, no Sítio Boa Sorte – Várzea Alegre, era filho de Vicente Batista Moreno e Arlinda Batista Moreno. 

Era casado com Maria Socorro Bitu. Deixou quatro filhas: Carmem Daria, Maria Aparecida (falecida), Fabíola Batista Moreno (advogada), Ana Valéria Batista Moreno (advogada) e Carolina Batista Moreno (estudante). Era formado em Direito, pela faculdade Federal de Recife. 

Foi Promotor Público em várias Comarcas do Estado do Ceará e na Capital, atingindo a última hierarquia da Organização do Ministério Público como Procurador de Justiça do Estado do Ceará. Foi Diretor do Ensino do Primeiro Grau do Estado do Ceará. Foi eleito Prefeito Municipal de Várzea Alegre pelo PSD, em 1958 contra o candidato José Gonçalves Carvalho do partido UND, com a maioria de 198 votos. Sua gestão foi de 1959 a 1962. Ausentou-se no último ano do seu mandato para a cidade de Recife, sendo substituído pelo Vice José Alves de Lima (Zé de Ginu). 

Foi candidato a deputado estadual pelo Estado do Ceará em 1970, não sendo eleito. Era Diretor da Associação dos Profissionais Liberais Universitário do Brasil (APLUB), no Estado do Rio Grande do Sul, foi professor do Liceu do Estado do Ceará, em Fortaleza e Diretor do Centro Educacional São Raimundo Nonato em Várzea Alegre. Morreu no dia 07 de novembro de 1997.

Fonte: Prefeitura de Várzea Alegre
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário