VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense

14º e 16º - De 1948 a 1951/1955 a 1959 - FRANCISCO CORREIA LIMA

Conhecido por todos como Dr. Hamilton, nasceu em 12 de janeiro de 1909, na cidade de Várzea Alegre, Estado do ceará. Filho do Senhor Antonio da Varjota e da Senhora Raimunda Correia Lima, formou-se em farmacologia pela Faculdade de Farmácia do Ceará, Voltando para Várzea Alegre anos depois, onde exerceu paralelamente as funções de farmacêutico e obstetra, nas décadas de 30, 40 e 50.

Na sua função de obstetra realizou muitos partos em diversas localidades do nosso município, em uma época de difícil acesso e de poucos recursos para a realização dos serviços obstétricos. Mesmo assim foi possível desenvolver um trabalho humano e que mais tarde seria reconhecido pelo povo, em virtude do seu desapego as coisas materiais.

Em 1947, foi eleito prefeito de Várzea Alegre pela primeira vez, realizando inúmeros projetos em prol do povo desta cidade.

No ano de 1954, foi eleito prefeito deste município, assumindo o mandato em março de 1955. Em seu segundo pleito, Dr. Hamilton realizou muitos projetos voltados para a educação e a infra-estrutura desta terra. Dentre os feitos citamos a construção de escolas e uma ponte:

Escola José correia Lima, na sede urbana;

Escola Visconde de Sabugosa, hoje denominada Pedro Leandro da Silva, no distrito de Naraniu;

Escola Antão Leandro Bitu, bairro Sanharol;

Escola Presidente Médice, hoje denominada José Primo de Morais, no distrito de Calabaça;

A ponte da Eugênia que possibilitou o tráfego de muitas pessoas que vinham à várzea Alegre, para resolverem seus negócios, dentre outros projetos que estão na memória do povo.

Em 1962, a eleição de prefeito era desmembrada de vice, ou seja, as chapas dos candidatos eram separadas, portanto o eleitor podia escolher o prefeito de um lado e o vice de outro. Nesse mesmo ano Dr. Hamilton disputou a vaga de vice com o saudoso vereador Francisco Leandro, sendo Hamilton vitorioso com uma maioria aproximadamente de 212 votos. Mas o prefeito da sua coligação não foi eleito e ele governou ao lado do candidato da oposição eleito o Senhor Josué Alves Diniz, empresário, e homem de grandes investimentos.

No ano de 1972, concorreu ao cargo de prefeito pela terceira vez, não obtendo desta vez resultado satisfatório e perdendo a eleição para o Senhor Lourival Frutuoso de Oliveira, funcionário público e cidadão de inúmeros serviços prestados a população.

Após a sua derrota, mudou-se para a cidade de fortaleza, capital do Estado do Ceará, passando a visitar a sua terra periodicamente, para amenizar a saudade dos amigos e do seu torrão amado, onde serviu como político por muitos anos.

No ano de 1984, o então prefeito de Várzea Alegre José Iram Costa, médico cirurgião, fez uma homenagem, denominando de Francisco Correia Lima (Dr. Hamilton), o paço da prefeitura de Várzea Alegre, como consta na placa fixada no prédio da prefeitura.

Francisco Correia Lima, foi um político como qualquer outro, mas com uma diferença, em suas músicas de campanha, não tinha preconceito e não xingava ninguém. Essas qualidades o fez prefeito e vice de Várzea Alegre por muitos anos.

Francisco Correia Lima (Dr. Hamilton), faleceu em Fortaleza, onde residia. Naquele momento Deus chamava para continuar a sua missão no lar celeste, pois em sua vida soube ser um político honesto e acima de tudo um homem voltado para os anseios do seu povo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Alegre
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário