VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Usina Diniz - Um rastro de memória!

Usina Diniz

Usina Diniz - Um rastro de memória!

Com a inevitável decisão de demolir os prédios onde funcionou a Usina Diniz e assistiir as primeiras iniciativas da execução, a emoção tomou meu coração e eu me dei conta da importaância do momento.

De pronto, lembrei-me da saga de meu destemido avô Josué Alves Diniz e senti que escorria naquelas velhas e fortes paredes, sangue, suor, determinação, competência, história e muitas alegrias e realizações. O esteio da nosso família.

Por isso vai dar muito trabalho para ser demolida.

E eu, diante de tamanha emoção, sinto um vazio dentro de mim e uma sensação de estar vendo toda uma história de vida indo embora. Mesmo que seja apenas alguns prédios, mas prédios que merecem respeito, pela sua importância na história da família Diniz, nas famílias dos que ali trabalharam, na economia, na política e na paisagem de Várzea Alegre.

Acredito que todos os varzealegrenses tem um caminho pela Usina Diniz. Por alguma razão foram beneficiados nos seus quase cem anos de exitência, e isto é maravilhoso!! Por isso merece toda essa deferência! 

O sentimento da família era que os orgãos públicos de Várzea Alegre se interessassem na utilização do conjunto, aproveitando para inúmeros fins! O espaço inspira inúmeros projetos. Lamentavelmente não houve interesse.

Só me resta guardar com carinho as fotos de 
todo o conjunto da Usina Diniz e com elas mostrar aos meus netos sua valorosa história, com muito orgulho.

Recife, 21 de Maio de 2013
Maria Eunice Diniz Moreno



9 comentários:

  1. Mundim ainda bem que a senhora Maria Eunice e Família tem fotos para divulgar aqui no Memoria. Blog do Sanharol e demais... E "Do Engenho Velho nem uma foto souberam o povo tiara".

    ResponderExcluir
  2. pena que vai ser apagada,será apenas essas fotos.VÁRZEA ALEGRE,não tem mais nada do seu passado.

    ResponderExcluir
  3. Tomei muito banho de chuva na bica da usina
    Henrique Cezar Pereira(Dica)

    ResponderExcluir
  4. Vão demolir? Pra que?

    ResponderExcluir
  5. Tive quase a mesma sensação que você descreveu ao saber que esse patrimônio seria demolido. Sempre tive muita curiosidade de ver como é por dentro, se for possível, posta algumas fotos de como é a Usina. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos fotos dela por dentro, vamos solicitar aos familiares.

      Excluir
    2. Lembro muito bem destas paredes que saudades andei muito quando criança vendendo picolé meu tio Nego de aninha enviada por chico de boriz

      Excluir
  6. Eu comentei uma vez por aqui, que o melhor seria a prefeitura comprar o terreno e construir o centro administrativo municipal. e ainda que o nome fosse; Centro Administrativo Josué Diniz. Mas foi apenas uma sugestão de um obscuro conservador.

    ResponderExcluir