VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

043 - Nossas Historias - Memoria varzealegrense


BAR INFERNIM 

Os varzealegrenses mais autênticos, aqueles que carregam uma boa dosimetria de humor, certamente não perderiam a oportunidade  de considerar este causo como mais um contraste. Não chego a tanto, considero que hajam apenas coincidências assemelhadas.

No "Bar Infernim", um dos mais frequentados da periferia, é muito comum você encontrar sentadas na mesma mesa, tomando pinga, na mais completa paz, as moças "Baigon e Muriçoca", moram na mesma casa no bairro Sanharol. Pode? É vero.

Outro dia, o "Bar Infernim" foi fechado em determinação judicial por alguns dias, os proprietários presos por acusação de vender bebida alcoólica para menores de idade. Até aí tudo normal, como fala o Delúbio Soares, tesoureiro do PT: todo mundo faz. 

Mas, desta feita foi demais: O nome do estabelecimento: "Bar Infernim",- Nome dos proprietarios: Jesus dos Anjos e Maria do Céu. Parece até brincadeira, mas, não é. É verdade pura. 

Bastou poucos dias com o "Infernim" fechado para o "Bar do Colorau" ser promovido a cabaré, Dona Virgens a cafetina chefe/proprietária do mais novo estabelecimento do ramo, na cidade, fez a comunicação oficial.

Só na Várzea-Alegre mesmo.

Blog do Sanharol
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário