VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos de Várzea Alegre - Memória Varzealegrense


26º e 27º - De 1997 a 2000/2001 a 2004 – Dr. João Eufrásio Nogueira


João Eufrásio Nogueira nasceu no dia onze de janeiro de mil novecentos e sessenta e nove, em Várzea Alegre, Estado do Ceará, na Casa de Saúde São Raimundo Nonato, sendo seus pais o senhor Augustinho Eufrásio Filho e dona Elihua Nogueira Eufrásio. Seu pai foi por duas vezes presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre e vereador por dois mandatos de seis anos, entre 1977 e 1982 e, ainda, entre os anos de 1983 e 1988. Sua mãe trabalhou como “enfermeira” – assim eram chamadas as auxiliares de enfermagem antigamente - nos anos de 1960, na casa de saúde São Raimundo Nonato, de onde se desligou para se dedicar à missão de parteira no município, tendo, pelas suas mãos, nascido mais de cinco mil pessoas em Várzea Alegre. Dona Elihua veio, ainda, a ser vereadora em Várzea alegre para o mandato compreendido entre 1993 e 1996.

João Eufrásio Nogueira é pai de duas filhas: a primeira, Gabriela Cavalcante de Freitas Eufrásio, hoje com dezoito anos e estudante de direito pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza. A segunda, Natália Pessoa Eufrásio Nogueira, de dez anos, cursando o sexto ano do ensino fundamental no colégio Faria Brito “Odilon Braveza” em Fortaleza. João Eufrásio é casado com a fisioterapeuta Germana Ívina Vasconcelos, residindo em Fortaleza.

João Eufrásio cursou da primeira até a quarta série na escola de primeiro grau Figueiredo Correia, de onde se transferiu para o colégio São Raimundo Nonato, tendo lá estudado até o básico – primeiro ano científico do segundo grau. Como naquele período não havia a sequência do segundo e terceiro ano científico em Várzea Alegre, hoje ensino médio, João Eufrásio foi obrigado a se mudar para a vizinha cidade de Iguatu para cursar o segundo científico no colégio Rui Barbosa, integrante da CNEC. Assim, seguia firme na busca do seu sonho que era ser advogado.
Em 1988 foi aprovado no vestibular para Direito na Universidade Federal do Ceará. Na faculdade João Eufrásio participou ativamente da política estudantil, vindo a ser diretor do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua. Ainda como estudante, participou em 1990, 1991 e 1992 do congresso: “Direito 90, 91 e 92, maior evento para operadores de direito no estado do Ceará”. 

Em 1990 trabalhou na empresa Lundgren Tecidos S/A - Casas Pernambucanas. Logo de início, participou de um concurso de redação entre funcionários da referida empresa, vindo a obter o primeiro lugar, fato levado à mídia pela empresa.
Atuou como estagiário na empresa “Zami Advocacia e Cobrança”. E, em 1992 concluiu a graduação em Direito, ingressando em 1993 na Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará. 
Alem da graduação, João Eufrásio cursou especialização em nível de pós-graduação nas seguintes áreas: Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Direito do Trabalho.
Ainda em 1993 constituiu escritório de advocacia e cobrança em Fortaleza, que rapidamente se estabeleceu, tendo tido como clientes renomadas empresas com atuação na capital, dentre as principais, todas as empresas de comunicação do grupo Edson Queiroz.

Em 1994 João Eufrásio foi convidado por Edson Queiroz Filho, que se preparava para a política eleitoral, para ser advogado do Partido Progressista Brasileiro - PPB, função que exerceu cumulativamente à de responsável pelo citado partido no Estado do Ceará, presidido pelo então Deputado Federal Edson Queiroz Filho.

Ao vislumbrar a oportunidade de relacionamento no meio político, João Eufrásio conciliou com a função de advogado do PPB um curso de especialização em direito eleitoral. 
Tendo como meta a dinamização no partido no Ceará, certo dia, levou João Eufrásio ao deputado Edson Queiroz um esboço, onde demonstrava um projeto denominado “Encontros regionais” do partido, estrategicamente distribuídos por todo o Ceará. Pelo que fora apresentado, seria o Estado dividido em regiões geográficas, oportunizando a todas as lideranças políticas, de todos os municípios, participação nas atividades partidárias planejadas.

Para a região Centro Sul, a sede sugerida seria a cidade de Várzea Alegre, terra natal de João Eufrásio. Ao receber o projeto, Edson Queiroz, sorridente, perguntou se realmente Várzea Alegre atendia os requisitos regionais e de importância política para servir como sede de um dos encontros. Mesmo assim, imediatamente o aprovou.

O encontro em Várzea Alegre foi um dos mais festivos e participativos do Estado. Além do convite protocolar, João Eufrásio, nos fins de semana que estava de folga, fez questão de se dirigir pessoalmente a todos os municípios que fariam parte daquela região – eram mais de vinte, de Iguatu até o município do Crato – e, pessoalmente, convidar as lideranças políticas. O encontro foi seguido de um almoço com todas as lideranças municipais, o que fez Edson Queiroz mais uma vez indagar sobre a diferença entre os demais municípios sede, onde somente era servido um simples lanche e, em Várzea Alegre, um almoço para mais todas as pessoas participantes.  Àquela ocasião, proferiu João Eufrásio um inflamado discurso que recebeu da plateia que lotava o Clube Recreativo de Várzea Alegre - CREVA intensos aplausos e um olhar de muita admiração do presidente do partido e do Padre Zé Linhares, que participava do evento. Participou do encontro o então prefeito de Várzea Alegre, o senhor Pedro Sátiro, seu vice-prefeito, senhor José Gonçalves e o presidente da Câmara à época, vereador Antonio do Carmo Costa. O convite ao prefeito Pedro Sátiro foi entregue pessoalmente por João Eufrásio Nogueira em sua residência na Rua Getúlio Vargas. À ocasião da entrega do convite, Pedro Sátiro agradecia ao jovem João Eufrásio o apoio administrativo integral, respeitoso e irrestrito que a sua mãe, vereadora Elihua, dedicava a ele na Câmara Municipal.
Após o evento, importante liderança de Lavras da Mangabeira, Chico Aristides, perguntou a Dr. Iran quem seria seu candidato a prefeito para as próximas eleições. Dr. Iran respondeu que não tinha a menor ideia de quem seria e, ainda, que esse era um problema para ele e todo o partido. Ante a resposta, Chico Aristides comentou: “E você está cego Dr. Iran?”, arrematando: “e aquele jovem de vinte e cinco anos, com aquele belo discurso e ainda assessor de Edson Queiroz Filho, ele não é de tua confiança?” - Dr. Iran pensava em silêncio, para futuramente contar a Joãozinho - como sempre fora tratado João Eufrásio em Várzea Alegre, respondendo ao seu amigo Chico: “no setor confiança, ele é, simplesmente, filho de meu companheiro de cigarro de fumo e melhor amigo, Augustinho Eufrásio”. O que Edson Queiroz ainda não sabia era que Dr. Iran e todos os seus seguidores, menos João Eufrásio, é claro, ainda não eram filiados ao PPB, mas sim, ao PDT – Partido Democrático Trabalhista.

Edson Queiroz, Deputado Federal, integrante da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, foi convidado a proferir palestra em evento nacional do partido que seria realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara Federal.  O tema seria: “A propaganda partidária à luz da lei 9.096/1995”, o que seria voltado para todas as assessorias jurídicas do partido, em todo o Brasil. Edson Queiroz não aceitou o convite, no entanto, repassou a tarefa a seu assessor João Eufrásio, que, sem pestanejar, aceitou. Disfarçando, evidentemente, um nervosismo colossal. Após a palestra de João Eufrásio, Edson Queiroz convidou seus colegas Deputados Federais, o senador Espiridião Amin, além de outras autoridades para um almoço no restaurante Piantela, em Brasília, onde fez questão de agradecer a João Eufrásio pela postura admirável, declarou o Deputado. Do dia do convite, até o dia do congresso, João Eufrásio quase não dormiu à noite, estudando a lei e lendo tudo o que encontrava nas livrarias sobre o assunto. O evento foi participativo e, ao final, respondeu João Eufrásio a várias perguntas sobre o tema, oriundas de advogados e parlamentares presentes.
Início de 1996, Dr. Iran e todas as lideranças políticas de Várzea Alegre que o seguia, inclusive a bancada na Câmara Municipal, formada por oito vereadores,  já devidamente filiados ao PPB de Várzea Alegre, partido que tinha na pessoa de João Eufrásio o seu presidente. Apenas Dr. Iran Costa ainda não estava filiado, ato que somente fora realizado na presença do Deputado Edson Queiroz, que abonaria sua filiação, realizada em encontro ocorrido em Fortaleza.

Edson Queiroz se preparava para candidatura a prefeito de Fortaleza, no entanto, enfrentava uma barreira juridicamente intransponível. Por ser cunhado do então Governador Tasso Jereissati, seria inelegível para disputa de tal cargo, conforme estabelecia a legislação eleitoral em vigor. Ainda assim, seguiu preparando a candidatura sem, contudo, formar uma grande equipe, temendo a impugnação. Ante a ausência de equipe, João Eufrásio era o seu advogado, assessor parlamentar e a pessoa do presidente lá no partido. Ainda conciliando com a intensa agenda do Deputado em Fortaleza, auxiliando-o nos encontros de bairros, batizados de “encontros comunitários”, e o acompanhando nas suas inúmeras visitas realizadas nos municípios do interior durante os finais de semana.
Nos primeiros dias de junho de 1996, assoberbado de tarefas e preparando a candidatura do chefe em Fortaleza, João Eufrásio recebeu Dr. Iran, na capital, para um jantar. Dr. Iran e sua esposa, Dona Iolanda costa, já filiados ao Partido Progressista Brasileiro, conforme todo o protocolo por Dr. Iran exigido. A data para a convenção em Fortaleza já estava marcada e os preparativos seguiam aceleradamente. No jantar, à noite, onde presentes estavam Dr. Iran, Seu Augustinho Eufrásio e João Eufrásio Nogueira. Ao afirmar que já comunicara a Iolanda que não seria em nenhuma hipótese o candidato em Várzea Alegre, apesar da pressão que lhe fazia os seus correligionários, olhou Dr. Iran para João Eufrásio e afirmou que a única opção que lhe restava era que ele assumisse a candidatura, apesar do tempo exíguo.  Seu Augustinho ficou revoltado. Além de querer ver seu amigo Dr. Iran prefeito, não queria jamais ver seu filho abandonar uma carreira que começava promissora, cheia de oportunidades para se lançar a uma aventura daquelas.

No dia seguinte, João Eufrásio se dirigiu à sede do Grupo Edson Queiroz, na praça da imprensa em Fortaleza e, logo cedo, quase ninguém no quarto andar do prédio, foi até à mesa do Deputado, indo direto ao assunto, comunicou que a partir daquele momento estava entregando o cargo, se desligando das atividades e que iria concorrer nas eleições em Várzea Alegre, como candidato a prefeito. Dr. Edson Queiroz perguntou a João Eufrásio o que ele iria fazer com sua empresa de cobrança, já que o grupo Edson Queiroz era também um dos seus principais clientes. Em resposta, João Eufrásio afirmou que logo em seguida seguiria ao escritório para comunicar aos sócios a sua decisão e que os destinos da empresa seriam decididos junto com eles, a quem caberia tocá-la. Edson Queiroz levantou-se, estendeu a mão e desejou-lhe boa sorte.

João Eufrásio foi eleito em três de outubro de 1996 o mais jovem prefeito da história de Várzea Alegre, aos vinte e sete anos, sendo reeleito em 2000 para mais um mandato. Em 2008 concorreu a um terceiro mandato, não obtendo êxito. 
Hoje João Eufrásio dedica-se, juntamente com o seu irmão, o também advogado Gabriel Nogueira Eufrásio, ao ofício da advocacia em Fortaleza no escritório “Eufrásio e Menezes Advogados”, com sede à Rua Joaquim Nabuco, 2577, bairro Dionísio Torres.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário