VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 4 de março de 2017

A Família Correia Lima de Várzea Alegre

A FAMÍLIA CORREIA LIMA DE VÁRZEA ALEGRE - por George Ney

Assim se pronunciou o médico e escritor José Ferreira sobre a família CORREIA LIMA de Várzea Alegre, Ceará:
“Não serei eu, um modesto pesquisador de bactérias, platelmintos, glicose e outras coisinhas, que irei buscar, entre cinzas e colunas partidas, as raízes da família Correia Lima, de Várzea Alegre, a que pertenço, na ilustre qualidade de tetraneto de Papai Raimundo. Meu Deus, como eu gosto pouco - ou nada - de chafurdo! Transfiro, assim, o encargo a especialistas no assunto, mestres na arte, a quem sou muito grato pela colaboração que oferecem.”
“Maria Hilma, a historiógrafa da família - que privou com Cleópatra e dançou "rock'n roll" com Ptolomeu - se confessou "incapaz" e eu tive que recorrer a outras cabeças. Acidentalmente, descobri Acelino Leandro da Costa, casado com minha prima Maria Luiza, sujeito "bisbilhoteiro" e de memória assombrosa, que vive atolado pelos meandros mais escusos das coisas de Várzea Alegre. A ele associei os conhecimentos do meu colega e parente, o douto Olavo Correia Lima, professor de antropologia da Universidade Federal do Maranhão.”
Sobre essa família, asseveraram os mesmos:
“Entre outros filhos, teve o casal Antônio da Costa Siebra - Ana Maria dos Passos uma filha de nome DAMIANA, que se casou com ANTÔNIO CORREIA LIMA, filho de Bernardino Correia Lima (Bernardino Gordo) e que residia no sítio Batateira, no Crato. Casados DAMIANA e ANTÔNIO CORREIA LIMA vieram morar no sítio Brejo, onde lhes vieram os filhos, em número de quatro, uma das mulheres com o mesmo nome da avó: - Ana Maria dos Passos - E que foi a segunda esposa de Raimundo Duarte Bezerra, nosso já conhecido Papai Raimundo. Tendo morrido Damiana e sendo Antônio Correia Lima ainda muito moço, casou-se, então, com Clara da Taboca (de Lavras), nascendo desta união:
(1) Felinho;
(2) Fidelzinho; e
(3) Antônia Correia Lima.”
FERREIRA, José. Várzea Alegre: Minha Terra e Minha Gente. Fortaleza, Ed. Henriqueta Galeno, 1985, pp. 49 - 51.



Como complemento ao que ficou exposto supra, transcrevo o consignado em 1837 no título de herdeiros do processo de inventário de Antônio Correia Lima, cuja inventariante era sua segunda consorte, Clara Maria de Araújo (Clara da Taboca).
Filhos do primeiro matrimônio de Antônio Correia Lima:
(1) José Luis Correia, solteiro;
(2) Manoel Antônio Correia;
(3) Francisco Correia Lima;
(4) Antônio Correia Lima (filho);
(5) Joana, casada que foi com Francisco Correia da Silva; e
(6) Ana Maria dos Passos, segunda consorte de Papai Raimundo.
Do segundo enlace matrimonial de Antônio Correia Lima, dessa feita com Clara da Taboca, houve:
(7) Vidal Correia Lima, casado;
(8) Félix Correia Lima, 14 anos;
(9) Manoel Félix Correia, 16 anos;
(10) Antônia Correia Lima, consorciada com Joaquim Alves Bezerra; e
(11) Angélica, 18 anos.

Fonte: Genealogia CEVALA
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário