VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

Escritores


Escritores de Várzea Alegre. Dados biográficos de escritores varzealegrenses e obras. Colaboração de:  Dra. Linda Lemos - Do seu livro "Fragmentos Para a História de Várzea Alegre" e de Israel Batista



CAYO RAYAN: Cayo Rayan Araújo de Lima, Natural de Várzea Alegre, filho de Raimundo Alves de Lima (Vigia) e de Dona Cícera da Silva Araújo(professora). 

Aos dez anos de idade escreveu seu primeiro livro: O Menino Solitário, o qual foi muito aceito por todos os varzealegrenses.

Aos onze anos escreveu seu segundo livro: Verdades ou Mentiras?.

Estudante do Colégio São Raimundo Nonato, atualmente cursa o 7º ano.


Seu objetivo é escrever mais livros infantis. 



SINÉSIO LUSTOSA CABRAL SOBRINHO, poeta, intelectual, inteligência previlegiada, nascido entre a primeira guerra mundial e a seca do quinze, no dia de Santa Rita de Cássia, como ele gosta de se referir ao  22.05.1915. É filho de paraibano com rio¬grandense do norte; tem várias publicações, entre elas: Sonetos e Poemas; O Sol no Entardecer; Introdução à Análise Sintática; Livro de Tarefas – Vocabulário, Flexões, Análises; Aspectos da Língua Viva; Sonetos e Trovas; Reflexos D’Alma. Está com 96 anos,  produzindo, editando o jornal “O mensageiro da Poesia”, entre outros

Sinésio Lustosa Cabral Sobrinho nasceu a 22 de maio de 1915, em Várzea Alegre-Ce. Filho de Genésio Lustosa Cabral (magistrado) e Líbia Lustosa Cabral (professora pública), ambos de imperecível memória. Ainda de tenra idade, foi residir, com os pais, na Paraíba. Fez os primeiros estudos em Taperoá, pátria de sua infância, sob a orientação materna. Transferindo-se, com os pais, para o Ceará, fez o Curso Fundamental, em Fortaleza, no Instituto São Luís; o Pré-Jurídico, no então Liceu do Ceará e o Curso Jurídico, na Faculdade de Direito do Ceará. Lecionou Português, ainda estudante, em alguns estabelecimentos de ensino e estagiou no Correio do Ceará e Unitário, para fazer jus ao comprovante de sócio efetivo da ACI pela empresa Diários Associados, matrícula nº 580.

Exerceu os cargos de Juiz Preparador Eleitoral, de Promotor de Justiça, no interior e na capital, de Curador de Registros Públicos e de Procurador de Justiça em Fortaleza. Além de haver exercido o magistério em Itapipoca e Sobral, onde fora Promotor de Justiça, também exerceu o cargo de Professor de Português, por concurso, no Colégio Estadual Liceu do Ceará. Também foi Professor de Linguagem Forense, em Cursos de Preparação para Exame de Ordem, na OAB-Ce, e no curso ministrado juntamente com o professor Myrson Lima, em Revisão Gramatical, na ESMEC, em junho de 1998.

Pertence às Academias Brasileira e Cearense da Língua Portuguesa, à Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro no Ceará, à Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, de Petrópolis-RJ, entre outras, à Associação Cearense do Ministério Público, da qual foi Presidente e editor do seu Boletim Informativo. Tem comenda de honra ao mérito da antiga Fundação Cultural de Fortaleza, diploma de mérito cultural e título de acadêmico honorário da Academia Cearense de Letras e medalha de membro padrão do Ministério Público Cearense. Pertence ainda ao Instituto Cultural do Vale Caririense do Juazeiro do Norte-CE. Casado com D. Maria Diva Ximenes Cabral, cujos filhos, netos e bisnetos do casal promoveram, em 1997, a celebração das suas Bodas de Ouro.

Fonte: Pavilhao Literario Singrando Horizontes Blog)




ISRAEL BATISTA DE SOUSA, nascido em Várzea Alegre, em 22.02.72; filho de Raimundo Nonato Batista e Maria Lenilda de Sousa Batista. Desde cedo despertou a vontade de escrever. Possuidor de talento extraordinário na área da linguagem, curioso pesquisador, ele também compõe músicas. Publicou o livro “Momentos” e tem  vários projetos a serem realizados.

Israel Batista de Sousa, nascido em 22/02/1972 na cidade de Várzea Alegre Ceará, filho de Raimundo Nonato Batista e Maria Lenilda de Sousa Batista. Desde criança Israel tinha uma capacidade de criar história, quando ele brincava com seus bonequinhos feitos de barros. Na escola adorava o desafio dos professores, quando passavam alguma redação para ele se destacar, mas era muito envergonhado, quando escrevia alguma coisa em sua casa. Foi mostrando aos poucos e o povo foi aplaudindo, mas sempre relutando em divulgar a sua obra, em maio de 1990 ele se converte ao protestantismo, e conhece José Paulino aonde formaram uma dupla musical promissora, com ele fez mais de oitenta músicas. Quando em 1994 ele decide cantar no calçadão da cidade divulgando uma música sua, e neste mesmo ano a banda Chico de Amadeu gravou duas músicas sua e ele também classificou uma música no festival da canção de Lavras da Mangabeira. 
Foi o começo da ascensão do Israel, depois disto em anos posteriores ele se classificou em festivais a nível nacional, tirou segundo lugar no FESTAL do CREDE 17 no ano de 2000 e em 2001 tirou primeiro na cidade do Icó, em 2002 estreou nas Letras com o livro de poesias MOMENTOS, onde foi bem aceito pela sociedade, depois disto lançou vários livretos e compôs vários hinos cívicos e religiosos, podendo destacar, o da escola Doutor Dario, Iraci Bezerra, APAE, do distrito Naraniú, Calabaça, Santa Edwiges, Nossa Senhora do Rosário e muitas outras musicas compostas sua. Também neste ano de 2009 produziu um livreto in memorian da poetisa Lousinha Bezerra em parceria do seu filho Dr. Francisco e promete editar muitos outros esquecidos. 
A cada ano a gente espera novidades de sua parte, pois sua mente é como se fosse um vulcão em erupção, sempre criando algo novo.

Nota: Vendas de livros com o Próprio Israel Batista em Várzea Alegre, seu  email: isbaso22@hotmail.com 



JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA (Zé Meu),varzealegrense, filho de Zaqueu Guedes e irmão do poeta Gilberto, escreveu ABC do Motorista 




LIDUINA DE SOUSA, nasceu no Sítio Sanharol, em 28.03.1965, filha de Antônio de Sousa Neto e Maria Senhorinha de Sousa. Formada em letras, especialista em português, lançou “Por uma Inquietude da Minha Mente”(2010).
  
Nascida em 28 de março de 1965, natural do bairro Sanharol – Várzea Alegre – Ceará, filha de Antonio de Sousa Neto e Maria Senhorinha de Sousa. Professora  de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Graduada em Letras e Especialista em: Língua Portuguesa, pela URCA; em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UECE e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela SOET (Paraná). Autora de várias crônicas, dois artigos científicos, vários Projetos pedagógicos, um livro virtual, várias poesias, sonetos, poemas e cordeis e mais dois livros publicados: 
“Por uma inquietude da minha mente”, lançado em 2010 e “Coesão textual – numa confusão de caso e caos” -  lançado em 24 de agosto de 2011. 
Atualmente, compõe o Núcleo Gestor da Escola Estadual José Correia Lima, na função de Coordenadora escolar.  
Ocupa a Cadeira de Nº 03 dos imortais da AVL – Academia Varzealegrense de Letras, tendo como patrono – Raimundo Lucas Bidinho.



JOSÉ SÁVIO TEIXEIRA PINHEIRO, nascido aos 11.01. 1958, médico-poeta, tem vários cordéis: Encontro de São Raimundo Nonato com Getúlio Vargas na Festa de Agosto;  O arranca-rabo de Yoko Ono com Maria Bonita; O homem que foi preso porque peidou na igreja, entre muitos outros.  É membro da Academia Brasileira de Literaturade Cordel.

José Sávio Teixeira Pinheiro nasceu em Várzea Alegre CE, em 11 de Janeiro de 1958. É filho de Francisco de Freitas Pinheiro (Chiquinho de Louso) e Maria Dalva Teixeira Pinheiro, agricultores, provenientes da cidade de Granjeiro CE. É o primogênito de uma prole de seis, onde um é falecido. É pai de três filhos: Beatriz, Sâmia e Filipe.

Concluiu o ensino fundamental nas escolas de sua cidade natal, e o ensino médio e o curso superior na cidade de Recife. Colou grau em medicina na Universidade Federal de Pernambuco no ano de 1982. É pós-graduado em Saúde Pública e Administração Hospitalar pela UNAERP de Ribeirão Preto – SP e em Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará. É habilitado em Ultrassonografia pelo CPU de Ribeirão Preto – SP e filiado à Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia. Durante a sua vida estudantil nutria um sonho futurista de trabalhar em saúde pública tratando comunidades, pois acreditava que a sua capacidade médica seria mais aproveitada, do que tratando as pessoas individualmente. Teve esse sonho realizado quando foi Secretário Executivo da Saúde do município de Várzea Alegre. Recebeu dois Títulos de Cidadania e duas Moções Honrosas, outorgadas pela Câmara de Vereadores das cidades de Cedro, Várzea Alegre e Cariús.

Na literatura, escreve poesias, crônicas, contos, ensaios, cordéis e peças teatrais, das quais a mais importante é “O Fígado no Banco dos Réus”, a qual foi adaptada com o título “Vide Bula”; além de “O Contraste”; “Ser ou não Ser”; “Brasil com Corpo e Alma”; “A Televisão”; “A Origem do Cordel” e “O Celular”. É autor de várias publicações em cordel, das quais as mais importantes são: A História da Saúde no Brasil em Versos de Cordel; Sentindo na Pele – Hanseníase Tem Cura; Natal Sem Pré-Natal; O Doente que Enganou São Francisco do Canindé; A Barragem Castanhão; A Saga de Lula – De um gole fez-se um tonel; A Peleja do Fígado Valente com Mané Cachacinha; Listinha – O Baixinho Invocado; O Morto Que Foi Chifrado e Voltou Pra Se Vingar; O Príncipe da Pérsia e o Cavalo Encantado; Amazonas, Ceará / Alberto e Norma Jucá; José Otávio de Andrade ou O Padre Que Casou a Filha e Batizou os Netos; O Gigante Rodrigo; Raimundo Carlos – 90 Anos – Uma História de Vida; Forró no Paraíso; O Encontro de São Raimundo Nonato com Getúlio Vargas; A Donzela Graciosa e o Amor de Salviano; O Arranca-rabo de Yoko Ono com Maria Bonita; João Quezado e Maria Alice – A Lira da Minha Vida; Escola Zé Correia Lima – 60 Anos de História; Receitando Cordel na Saúde Coletiva; De Peito Aberto – Fazendo as Pazes com o Coração; Fumaça e Morte no Duelo de Zé Tabaco e Lampião; Da Hora do Parto a Triste Partida – O Voo Centenário de Patativa e O Homem que Foi Preso Porque Peidou na Igreja, além de muitos outros.

No prelo, o livro “Dedo de Prosa, Punhado de Versos” e “Pixoxó e Graminha no Fascinante Mundo de Babinsky”.

O Projeto Receitando Cordel, o qual deu origem aos trabalhos “A Literatura de Cordel Como Instrumento de Educação Popular Para a Saúde e A Literatura de Cordel Como Metodologia de Construção Social” foi o detentor do primeiro lugar no Primeiro Encontro Nordeste de Experiências Exitosas em Saúde da Família na cidade de João Pessoa – PB em 2006, tendo sido também apresentado, no ano seguinte, em Curitiba e em Brasília, a convite do Ministério da Saúde, onde foi matéria de capa da Revista Brasileira Saúde da Família.

É Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro, onde ocupa a cadeira de Nº 35, patronímica do poeta paraibano Manoel Pereira Sobrinho.

ASCENDÊNCIA

José Sávio Teixeira Pinheiro
Maria Dalva Teixeira Pinheiro (Mãe)
Vicente Gregório da Silva (Avô Materno)
José Gregório da Silva
Joaquim Gregório da Silva
Tereza Maria de Jesus (Terezinha da Cana Brava)
Ana Maria Bezerra
Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo) x Tereza Maria de Jesus
Francisco Duarte Pinheiro (ou Bezerra)
Bernardo Duarte Pinheiro (DN: 23.02.1718)

José Sávio Teixeira Pinheiro
Maria Dalva Teixeira Pinheiro (Mãe)
Raimunda Teixeira de Morais (Avó Materna)
Raimundo Bezerra de Morais (Mundinho Bilé)
Isabel Bezerra de Morais (Beluca)
Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo) x Ana Maria dos Passos
Francisco Duarte Pinheiro (ou Bezerra)
Bernardo Duarte Pinheiro (DN: 23.02.1718)


GEORGE CÂNDIDO ROLIM: nasceu em 1965. Autor de Rios de Mim (1982), Arauto (1988), Exemplos Alados (1998), Pedra Habitada (2002) Fragma (2007). Tem poemas, resenhas e ensaios publicados em jornais, suplementos e revistas do país e na internet. Contato eletrônico e-mail: candidorolim@hotmail.com (do livro de Linda Lemos)

José George Cândido Rolim filho de José Cândido de Lima e Maria Batista de Lima (Glorinha Rolim). 
Nasceu em Várzea Alegre, Ceará  no dia 02/03/1965. Onde soletrou as primeiras palavras nos letreiros das mercearias do mercado velho e terminou o curso primário.

Foi para a capital Fortaleza com o desejo de lá concluir os estudos. Hoje é advogado atuante. A poesia brotou aos 13 anos e seus primeiros trabalhos eram enviados a sua irmã em Recife, os quais ela guardava com zelo e dedicação.

Hoje ele publica seus poemas em vários periódicos nacionais e internacionais, muito conhecido no meio literário tem poemas, resenhas e ensaios publicados em jornais, suplementos e revistas do país e na internet.

Seus livros:

Rios de Mim (Fortaleza IOCE 1982), 
Arauto (Sabará: Edições Dubolso, 1988), 
Exemplos Alados (Fortaleza: Letra e Música, 1998),
Pedra Habitada (Porto Alegre: AGE, 2002),
Fragma (Fortaleza: FUNCET, 2007)


MARIA BEZERRA ROCHA nasceu em Várzea Alegre, no Sítio Varzinha, filha de agricultores. Hoje reside em Fortaleza. A apresentação do seu livro foi feita pelo Promotor de Justiça João de Deus Duarte Rocha, Presidente da Associação Cearense do Ministério Público.(do livro de Linda Lemos)



PEDRO SÁTIRO nasceu no dia 31,01,1930, no Sítio Boa Vista, município de Várzea Alegre. Médico dedicado, exercia suas atividades na Casa de Saúde São Raimundo, dedicando-se também à política, tendo muito concorrido para desenvolvimento do Município. Publicou autobiografia “Minha vida, minha história”.


Pedro Sátiro é médico formado, na década de sessenta, pela Universidade de Recife. Retornou a Várzea Alegre para ficar mais próximo do seu povo e contribuir para o desenvolvimento do município.

Construiu o Hospital São Raimundo Nonato Realizou, Junto com o Dr Iran Costa, fez a primeira cirurgia no município. Foi um dos membros fundadores do Lions Clube de Várzea Alegre e presidente daquele clube por nove vezes.

Pensando em contribuir mais ainda para a melhoria de vida da sua gente, ingressa na vida política. Foi três vezes prefeito de Várzea Alegre. Todos esses mandatos foram marcados por muita ética, competência e amor ao seu querido povo.

Dr. Pedro Sátiro é o Diretor Geral da Rádio Cultura de Várzea Alegre, a campeã de audiência. No novo milênio resolve mostrar os seus dotes intelectuais publicando dois livros: Minha Vida e Minha Gente; História da SAMISA (Sociedade de Assistência Médica ao Indigente de Várzea Alegre).  Ocupa a cadeira N° 06 dos imortais da Academia varzealegrense de Letras – AVL.


GILBERTO CORREIA DE OLIVEIRA (Gilberto de Zaqueu), poeta, cantor e compositor, nascido em 16.01.1967, filho de Zaqueu Gonçalves de Oliveira e Raimunda Correia de Oliveira, tem vários opúsculos,  gravou CDs e escreve cordéis.(do livro de Linda Lemos)

Gilberto Correia de Oliveira nascido em Várzea alegre no dia 16/01/1967 filho de Zaqueu Gonçalves de Oliveira (Zaqueu Guedes) e Raimunda Correia de Oliveira. Poeta, Cantor,Empresário. Ele é muito bom no repente tem um cd gravado com Músicas e poesias de sua autoria, tem vários livrinhos publicados , destaco esses:

* Vamos meu povo salvar a lagoa de São Raimundo
* A festa do padroeiro de São Raimundo Nonato
* Especial para você mãezinha o valor que uma mãe tem (muito bom pra quem precisa copiar poemas de mãe)

E muitos outros livretos, hoje ele faz cantoria pela região mais vários cantadores dentre eles o Expedito Pinheiro



JOAQUIM JOSÉ DE OLIVEIRA (Seu Quinco) nasceu em 14.03.1917 no Sítio Chico, filho de José Joaquim da Silva e Izabel Bezerra de Oliveira. Escreveu “Salada de Poesias: cultura e literatura de cordel”(1994) e Poesias Diversas. Faleceu em 23.01.2008, aos 94 anos.(do livro de Linda Lemos)



JOSÉ VALDIR PEREIRA nasceu em Várzea Alegre, a 19 de janeiro de 1952,  filho de Joaquim Alves Pereira e de Maria Augusto Pereira. Professor, poeta e escritor, é autor dos  livros"Nascente", "Momentos", "Fragmentos"; e de um livro na área da educação, " Educação: Análise e Perspectivas". Ex- Presidente da Academia de Letras de Rondônia. (do livro de Linda Lemos)

José Valdir Pereira, Nasceu em Várzea Alegre - Ceará, em 19 de janeiro de 1952.
Poeta e Escritor - 8 livros publicados e 5 inéditos, sendo 5 de poesias, dois ensaios e um de história. Os inéditos, são: três de poesias, um romance e um de contos.
Membro da Academia de Letras de Rondônia, da qual foi presidente, eleito para o mandato de dois anos:  2008/2009
Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, da Fundação CESGRANRIO - Rio de Janeiro-RJ
Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-ADESG-RO
Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação

O poeta tem dedicado sua vida toda às atividades na área da educação e da cultura. No estado de Rondônia, desde a década de 70, participou ativamente do trabalho desenvolvido por um conjunto de pioneiros e gente nativa da terra, com vistas à contruir a devida infraestrutura necessária para que Rondônia viesse a ser transformada em estado da Federação, o que ocorreu em 22 de dezembro de 1981. Assim, foi por duas vezes Subsecretário de Rondônia, uma na época em que era Território Federal e outra quando passou a ser Estado da federação; foi um dos fundadores da educação superior de Rondônia, tendo sido Diretor do Centro de Ensino Superior de Rondônia-CESUR, primeira instituição de ensino superior de Rondônia, mantida pelo município de Porto Velho, e um dos fundadores da Universidade Federal de Rondônia, da qual foi seu primeiro pró-Reitor Acadêmico, nomeado pela Ministra da Educação, à época, Dra. Ester Ferraz. Ajudou Rondônia na área da cultura sendo presidente do Conselho Estadual da Cultura, vice-presidente da União Brasileira dos Escritores-Seção Rondônia e grande incentivador dos movimentos literários de Rondônia. Foi membro do Conselho Estadual de Educação e por longos anos dedicou sua vida às ações educacionais que fortalecessem o sistema educacional do Estado, tendo, inclusive publicado três livros nesta área. É um poeta que ama muito suas duas terras: Várzea Alegre-CE, sua mãe natural e Porto Velho-RO, sua mãe adotiva!

Depois que passou também a viver em Fortaleza_CE, já participou do governo Ciro Gomes exercendo o cargo de Coordenador de Planejamento da Educação (cargo que encampava à época os encargos de subsecretário da educação) e Coordenador do Projeto Nordeste, este financiado com recursos de crédito externo, ou seja, recursos oriundos do Banco Mundial. Esteve, também, exercendo suas atividades profissionais na Delegacia do MEC no Ceará, onde exerceu os cargos de Diretor Administrativo e Assessor de Planejamento.

O poeta já esteve nos seguintes países: Estados Unidos, três vezes, onde, em uma delas, representou o governo do Estado do Ceará nas negociações de empréstimo de 96 milhões de dólares para financiamento de ações da educação no estado; esteve em Portugal (Lisboa, Coimbra, Fátima, Braga), onde, nesta última, na Universidade do Minho, permaneceu alguns dias conhecendo o funcionamento do sistema educacional de Portugal; visitou a Espanha, quando conheceu Santiago de Compustela; esteve alguns dias em Cuba, Havana, conhecendo a organização e o funcionamento do sistema educacional daquele país, hoje considerado o mais avançado nesta área.

Nasceu em Várzea Alegre- Ceará, em 19 de janeiro de 1952, num lugar belíssimo e bucólico, sítio de seus pais, intitulado Coqueiro.

Ainda criança, na companhia dos pais, aos 6 anos de idade, foi viver na grande, bela e majestosa região Amazônica, em Porto Velho-Rondônia, chegando neste rico e encantador pedaço de chão brasileiro, em 1958, a bordo do navio Leopoldo Peres, que, à época, cortava as águas barrentas do rio Madeira, de Manaus-AM à Porto Velho-RO, levando boa gente, brasileiros desbravadores, carregados de esperanças, amor e muita vontade de trabalhar.

Em 16 de novembro de 2010 foi homenageado pela Câmara de Vereadores do município de Porto Velho com o título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho. 

jose valdir pereira, divide seu tempo atual dando atenção aos dois Estados com os quais tem uma relação de amor, dedicação e gratidão. Rondônia e Ceará, mais especificamente, com as cidades de Porto Velho e Várzea Alegre, a primeira, mãe adotiva, a segunda, mãe natural.
Ultimamente, o poeta tem se dedicado à sua terra natal, Várzea Alegre-CE, desenvolvendo ações no sentido de contribuir com a criação de instituições culturais, principalmente na área da literatura. Uma das últimas ações que aconteceu em Várzea Alegre sob a orientação e assistência do poeta foi a criação da Associação Varzealegrense de Poetas e Escritores-AVAPE.
Filiação: filho de Joaquim Alves Pereira e de Maria Augusto Pereira. Neto paterno de Pedro Alves Pereira, um dos grandes proprietários de terras em Várzea Alegre, agricultor e grande empresário na área do agro-negócio, tendo sido um dos principais proprietários da lagoa de São Raimundo - grande reservatório de água existente na cidade - e de D. Maria Gonçalves de Oliveira; 
Neto materno do paraibano José Augusto Leite, um dos pioneiros da cidade, comerciante e homem de grande influência econômica, social e política na região e de D. Maria Augusto Lima.
Estado civil: Solteiro

Profissão: professor universitário, consultor técnico em planejamento e em financiamento.

Costuma dizer que "o ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação." 



RAIMUNDO NONATO BEZERRA DE MORAIS: nasceu em 13 de agosto de 1946, Mundim do Vale, filho de Pedro Alves de Morais e Iraci Bezerra de Morais, com histórias, vai construindo a identidade cultural para o município. Escreveu  “Recado para um poeta”,  homenagem póstuma a Pedro Bezerra de Sousa (cordel);  e  “A teima do padre Antonio Vieira com o poeta Zé Limeira” (cordel). Contador de “causos”.

Mundim do Vale é o apelido que mais me identifica com as coisas do sertão, onde nasci em 13//08/1946, mais precisamente no sítio Lagoa do Arroz, a dois quilometro do centro de Várzea Alegre, hoje fazendo parte da área urbana do município.

Mundim do Vale

Filho de Pedro Alves de Morais e Iraci Bezerra de Morais, o mais velho dos vivos. Fui registrado com o nome de Raimundo Nonato Bezerra de Morais. Meu pai tabelião e minha mãe professora, razão pela qual seus onze filhos tiveram oportunidades e estímulo para educação.

Tive minhas primeiras noções do alfabeto com as professoras Antônia bezerra (Toinha de Joaquim Francisco) e Luzenir Aquino. Em seguida, fui matriculado no grupo escolar José Correia Lima, que freqüentei até o quarto ano primário, não tendo chegado a concluir o curso primário, atualmente denominado primeiro grau menor.

Desde os nove anos de idade já se manifestava minha simpatia por cultura popular.  Sempre me aproximava dos emboladores de feira, violeiros repentistas, vendedores de cordel, e até mesmo arriscava fazer umas quadrinhas no grupo escolar, por encomenda das professoras Maria Vieira Zélia Aguiar, que as divulgava nas festinhas da escola.

Meu tempo de criança e adolescente não foi diferente dos demais garotos criados entre cidadezinha e o campo: armando arapucas, fabricando gaiolas, andando de jegue, pescando e caçando, enfim, abusando do conforto que a natureza oferecia, apesar dos tempos de estiagens

No ano de 1968 concorri ao cargo de oficial de justiça, através de concurso público, tendo sido classificado em primeiro lugar. Em dezembro do mesmo ano fui nomeado pelo governador Plácido Castelo, sendo então secretário de justiça o Dr. José Napoleão de Araújo. No início de 1969 assinei o termo de posse no cartório de primeiro ofício da comarca de Várzea Alegre.

Em 1971 requeri licença e vim a Fortaleza, para onde já se mudara toda a minha família (pai, mãe e os dez irmãos). Nesse período instalei, com meu cunhado Joemilton Martins, a empresa Pincel- pinturas cearenses Ltda., especializada em pinturas e impressos. Em agosto de 1973 deixei a empresa com meu sócio e voltei a Várzea Alegre reassumindo o cargo.

Em janeiro de 1975 casei com Maria Gonçalves Costa de Morais (Fátima), com quem tenho dois filhos: Ilka e Diogo.

Um pouco antes em 1995, lendo alguns poemas do amigo Helder (Dedé) França, senti-me estimulado a escrever e mostrar alguns poemas, deixando fluir a inspiração. O próprio Dedé França, além dos meus familiares, foram grandes incentivadores. Essa aprovação me animou a continuar produzindo poemas de cunho popular.

Em 1998 fui convidado por meu irmão João Morais para administrar uma emissora de rádio comunitária no distrito de Pecém (São Gonçalo do Amarante), onde acumulava também o trabalho de comunicador, com os programas "Aviso aos navegantes" e "Forrozão do Mundim".

Pelas Dificuldades surgidas depois do falecimento de João Morais deixei a FM com a paróquia e voltei a Fortaleza em março de 2000 onde permaneço até esta data.


ANTONIO ALVES DE MORAIS, nasceu em 01.10.1948, filho de José Raimundo de Morais (Zé de Pedro André) e Antônia Alves de Morais, Tônia,  escreveu sobre o pai Lembranças e Saudades”(2005). Criador do Blog do Sanharol, um ponto de encontro digital de varzealegrenses que ajuda a manter viva nossa cultura




MARIA EUNICE DINIZ MORENO: nasceu em 30.05.1950, homenageia a mãe Balbina Menezes Diniz casada com Joaquim Afonso Diniz, quando escreveu o livro “Balbina Menezes Diniz - 80 anos de” histórias bem–vividas”(2004). Resgata fatos históricos de suma importância, pois tem o previlégio de conviver de perto com  memória viva do nosso município, sua mãe Balbina Diniz. 


MARIA LEÔNIA DE OLIVEIRA LEÃO, filha de Raimundo Luiz de Oliveira e Maria Louzinha Bezerra de Oliveira, nascida em Várzea Alegre, em 24/08/1937. Casada com João Eudes Lima Leão, tem vários textos e poemas publicados no jornal Luz Vicentina, da sociedade de São Vicente de Paulo. Na primeira parte do livro Momentos de Folga,  tem poemas,  textos, e termina com depoimentos dos filhos, genros, noras e netos.


 

LUIZ OTACÍLIO CORREIA nasceu em 29.03. 1917, no Sítio Itaúna, município de Cedro; filho de Joaquim Honório de Oliveira (Quinco Honório) e Constância Correia Oliveira, casado com Rosa Amélia Correia Diniz. 

Descrição – No fulgentissimo dia 29 de março de 1917, nasceu na cidade de Várzea Alegre, Luiz Otacílio Correia, filho de Joaquim Honório e de dona Constancia Correia de Oliveira. Era o segundo de uma família de sete irmãos. Cercado de amor e carinho, Otacílio, foi uma criança feliz e saudável e que soube vislumbrar a vida com alegria, talvez, por isso tenha se tornado um jovem simpático e brincalhão, mas, com a seriedade e de bom senso de um homem que sempre soube respeitar o seu semelhante o que fez dele uma pessoa estimada por todos e admirada por muitos que desfrutam desse privilégio do seu convívio e de sua leal amizade.

Foi sem duvida, um homem de boa índole, exemplo de caráter e personalidade, que soube viver a vida com sabedoria e destreza. Extraindo de cada experiência vivida, uma lição para o seu crescimento interior, mesmo dos momentos mais difíceis ele sabia tirar ensinamentos, e o mais importante, aplica-los no cotidiano.

Ainda no vigor dos seus 23 anos, apaixonando-se por Rosinha Diniz, filha do ilustre industrial Josué Alves Diniz e D. Sinhá Diniz, aonde no ano de 1942 veio desposá-la. Desse enlace matrimonial nasceram seis filhos, sendo quatro homens, e duas mulheres: Lucia (in memorian); José Wiron; Luiz Helder; Ednólia; Joaquim Honório e Luiz Carlos.

Ao longo de sua existência edificou a vida com otimismo, cultivou amizades sinceras, plantou amor e colheu seus frutos. Orgulhava-se de jamais ter feito inimigos, mas praticado a filosofia do bem e a política da cordialidade e do entendimento, instrumentos capazes de dar ao homem condições de entusiasmo para acreditar nos sonhos e nos ideais. Luiz Otacílio Tornou-se um grande empreendedor de negócios, por ter sido capaz de sonhar alto, pois, somente homens como ele, são capazes de grandes desafios. Dizia sempre, prefiro ser um sonhador feliz, do que um realista cético e infeliz, pois o realista, não muda a realidade mas, o sonhador, termina por fazer dela aquilo que ele acredita sonhar.

Definir Otacílio Correia é exemplificar garra, coragem, determinação é falar do homem que fez história como político e empresário, sem jamais perder os seus valores normais e seus princípios éticos que os conservaram como um cidadão humilde ,as de valor inigualável. Fascinado por sua cidade natal, nunca perdeu oportunidade de divulgar a pacata Várzea Alegre, berço de sua naturalidade. Várzea Alegre é também a terra de Mane cachacinha, autor da celebre frase Várzea Alegre é natureza, de Zé Clementino compositor famoso que teve suas criações gravadas na voz do fenômeno Luiz Gonzaga, do poeta Bidinho, do grande escritor PE Antonio Vieira, de Anchieta que de tão inteligente ficou louco. Várzea Alegre também, adotou filhos que não eram seus e com tamanho zelo e amor fez deles homens de bem. Talvez por tudo isso Otacílio tenha amado tanto Várzea Alegre. Presidente da Câmara dos Vereadores de Várzea Alegre em 1948, sempre demonstrou interesse pelo progresso e desenvolvimento de sua cidade e pensando em contribuir com esse crescimento foi eleito Deputado Estadual do Ceará nos anos 1978 a 198, sendo tido como modelo de políticos e de homem moderado.

Deve se ressaltar que Luiz Otacílio Correia teve sua existência pautada na conduta da justiça e da prioridade e da integridade. Foi um homem de muito trabalho nas diferentes funções desempenhadas ao longo de sua vida.

No âmbito do poder público iniciou suas atividades como funcionário da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, foi adjunto de promotor e ainda delegado do recenseamento, sendo por reconhecimento de sua atuação, convidado a ingressar no IBGE. Como político foi vereador por três legislaturas, assumindo em toda a presidência da Câmara, em 1956 assumiu a Prefeitura onde permaneceu até 1958. No cenário político do estado, foi eleito Deputado Estadual. Assumiu a função de Diretor Financeiro da Companhia de água e esgoto do Ceará – CAGECE. É autor de vários projetos de eletrificação da Zona Urbana, do açude Olho D’água, onde abastece toda população varzealegrense. Alem de ter possibilitado a edificação do Colégio Estadual Maria Afonsina Diniz Macedo.

Como empresário, destacou-se na área de Transportes, era proprietário das Empresas Confiança Mudanças e Transportes LTDA e Conftur Viagens e Turismo LTDA, instaladas nesta capital em 1965 e 1989 respectivamente.

História da Confiança começa ao sair do plano de sonhos e ganhar corpo coma mudança de seu fundador Otacílio Correia e de sua família em 1951 de Várzea Alegre, interior do Ceará para Fortaleza, capital do estado. A viagem foi feita em um pau-de-arara e durou dois dias, mudanças quase não existia, apenas algumas caixas com recordações da terra natal, redes, roupas e objetos de uso pessoal, além da esposa Rosa Amélia Diniz e dos filhos Lucia, Wiron, Carlos, Joaquim e Ednólia.

Em 1952, instala-se na Avenida Barão do Rio Branco 1288, em Fortaleza/Ceará a agência de viagens e cargas “A Sertaneja”, com aquisição do primeiro caminhão. Em 1959 funda a empresa “Nordestina Transportes Gerais”, e na época dos filhos Luiz Carlos e José Wiron, vislumbram novos horizontes, os serviços são ampliados e com três caminhões de carga conhece quase todo o país e numa dessas viagens ao Rio Grande do Sul, tem idéia de transformar os caminhões em furgões, nasce assim a “Mudanças Confiança” em 1965 na Capital do Ceará.
Tem um livro intitulado "Histórias do Otacílio"  


 


PEDRO ALVES DE MORAIS (PEDRO PIAU) nasceu no dia 12.07.1918, filho de Joaquim José Vieira e de Maria Alves de Morais. Muito inteligente, resgatou a genealogia, sete gerações, desde Papai Raimundo

Pedro Alves de Morais, Varzealegrense nascido na localidade então denominada "Rabo da gata", hoje bairro Betânia, em 12 de Junho de 1918. Filho de Joaquim José Vieira e Maria Alves de Morais.

Aos 06 anos, mudou-se para um endereço na Rua José Correia Sobrinho, no exato local onde hoje funciona o Centro de Abastecimento Josué Alves Diniz.

Em 1927 passou a residir no sitio Vazante, na rua que veio a receber o nome de Iraci Bezerra de Morais, sua primeira esposa. No local, residiu até o casamento. Sua infância foi igual à de qualquer garoto daquela época: brincar de cavalinhos de pau, tomar banho nos riachos e poços em companhia de seus amigos, confeccionarem animais de barro, perseguir passarinhos armado de bodoque, tudo essa até os 07 anos. A partir daí, já tinha condições de desempenhar tarefas mais simples como pastorar passarinhos para não estragar as plantações, apartar bezerros, carregar água, fazer compras, levar recados e outros serviços, até tornar-se adulto, quando passou a executar qualquer trabalho roceiro.

Seus estudos foram bem poucos, não tendo se quer chegado a concluir a primeira serie, até que, já com 20 anos, deslocou-se para Fortaleza, matriculando-se na Escola de Comercio da Fênix Caixeiral.

A dificuldade de emprego e a precariedade de recursos, no entanto, forçaram-no a retornar as lides do campo em sua terra natal, no mesmo ano, 1938.

Em 1939, atendendo solicitação do Senhor Agostinho Duarte Bezerra do sitio Rosário, foi residir em sua casa, a fim de alfabetizar seus filhos e outros adolescentes da vizinhança.

Em 1940, foi convidado por Otacílio Correia, então Delegado Municipal do Serviço Nacional de Recenseamento, para concorrer ao cargo de Agente Recenseador; na seleção realizada, foi o primeiro colocado de oito candidatos, obtendo nota máxima em todas as provas.

Em Agosto 1941, foi procurado por José Alves Feitosa, Seu Dudau, então Tabelião do Primeiro Oficia local, para auxiliá-lo nos trabalhos, tendo sido nomeado por ato do Dr. Vicente Bessa, então Juiz de Direito da Comarca de Lavras.

Em Agosto de 1949, transferiu-se para o Segundo cartório, que tinha então como titular efetiva, a Senhorita Ana Ferreira, ali continuou suas atividades até 1969, quando solicitou sua aposentadoria.

Já aposentado, trabalhou nove anos no Pronto Socorro Dular, locadora de mão de obra pertencente ao conterrânea Jose Carvalho.

Dos 14 filhos com Dona Iracy, três faleceram em idade prematura: Joaquim, Maria Socorro e Maria Inês. Faleceram em idade adulta Luis Sérgio e João.

Os 09 vivos são:

01 - Rita Maria.
02 - Raimundo
03 - Geralda.
04 - Ozanan
05 - Joaquim
06 - Paulo
07 - Paula
08 - Marcos Antonio
09 - Ricardo Cesar.

Falecendo sua primeira mulher em 1974, permaneceu viúvo até 1988, quando veio a casar com Maria Socorro Lima, também natural de Várzea-Alegre, onde o casal reside.

É co-autor do Livro: Várzea-Alegre - Sete Gerações desde Papai Raimundo


JOSE OSSIAN LIMA,  nascido em  21.11.1951, filho de João Alves de Lima e Antônia Costa. Jornalista e pesquisador de cultura popular; bacharel em comunicação social pela Universidade Federal do Ceará, trabalha como redator em vários jornais, emissoras de radio e televisão. Publicou “O Fraseado das Estrada”.

José Ossian Lima, cearense de Várzea Alegre, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, tendo cursado Especialização em Filosofia da educação na Universidade Estadual do Ceará. É também Especialista em Administração Pública, pela Faculdade Ateneu, de Fortaleza.

Atuou por mais de três décadas como jornalista e radialista, tendo passado por vários jornais, oito emissoras de rádio e duas de televisão da Grande Fortaleza.
No rádio trabalhou como gerente de programação, diretor de jornalismo, editor, redator, produtor, debatedor e programador musical. 

No jornalismo impresso exerceu as funções de repórter, redator, articulista, editorialista, colunista, editor politico e editor geral.
Em televisão foi editor e roteirista.

Pesquisador de cultura popular, tem vários ensaios publicados sobre literatura popular do nordeste brasileiro, alguns dos quais citados em dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o assunto em universidades brasileiras e no Exterior.

Publicou, em São Paulo, um livro sobre frases de pára-choques elogiado, entres outros, pelo romancista mineiro Osvaldo França Junior. Integrou a Academia Brasileira de Cordel e a Comissão Cearense de Folclore. Atua no serviço publico desde 1977, tendo ocupado vários cargos comissionados. Entre eles, o de Assessor especial do Governo do estado do ceará. Juntamente com sua esposa, a jornalista Salkete Pontes, é engajado no movimento leigo da igreja Católica. Participam da Comunidade Católica Shalon, ligada á Renovação Carismática Católica. 


 

MIGUEL ALVES DE LIMA: nasceu em 05.06.1914, poeta bisneto do patriarca Papai Raimundo, orgulho para nós conterrâneos; publicou em 1995 o livro Poesias. Faleceu em 10.09.2006.

Miguel Alves de Lima (Miguel Idelfonso), nasceu em 05 de Junho em Várzea Alegre. 
Filho de Idelfonso Correia Lima e de Dona Antonia Alves de Lima. 
Casou com Joana Ferreira Lima. 
Foi um Agricultor de mãos calejadas, que nas horas vagas recitava seus poemas, todos voltados para a natureza e Deus, criou seus 14 filhos no temor e no amor de Deus. Faleceu em 10 de Setembro de 2006 em Várzea Alegre. 
Deixou um livro de poesias publicadas para eternizar a sua obra.

APRESENTAÇÃO

A poesia, ao longo da existência humana, tem sido a mais divina forma de expressão da alma.

A inspiração, força da alma, alimentada pela dor e pelo amor, é o veículo do poeta rumo aos devaneios, situações e mundos só alcançados pelos que buscam.

A idéia associada a palavra e ação, poderá se concretizar a qualquer tempo, desde que exista um forte ideal que supere os obstáculos da ignorância e da ociosidade e redunde num feito, numa realização, o exemplo disso no nosso meio, é a perseverança do nosso poeta MIGUEL ALVES DE LIMA, filho de Várzea Alegre, bisneto do patriarca “PAPAI RAIMUNDO”, cuja poesia passa indiferente pelas escolas barroca, arcadismo, modernismo e outras escolas, porém lança ancora no naturalismo e que após anos a fio, toda uma existência de luta, consegue uma realização dentre as mais sonhadas, que é a publicação desta obra.

Ao ler este livro o leitor vivenciará a grandeza da alma do autor, onde estão relatados de forma inspirada, o Deus criador, os mistérios das criaturas, convergências e divergências, extremos conhecidos e imaginados.

OTONIEL FIUZA DE ALENCAR
Sítio Chico – agosto de 1995

MIGUEL ALVES DE LIMA

Meu pensamento voando
Igualmente a uma luz
Grandes astros estudando
Uma esperança reluz
Enigma lá desvendando
Livre pra terra conduz

Miguel minha pena escreve
Inspirada no momento
Gravando assim de leve
Uma sextilha em seguimento
Em poesia que serve
Leugim três veses apresento


 


LUIZ TARCISO COELHO BEZERRA nasceu na Aba da Serra, em 31.12.1953, filho de Manoel Sampson Bezerra e Cândida Coelho Braz Bezerra. É aposentado do Banco do Brasil, hoje, auditor do Banco da Amazônia. Livros: “Liberdade, Poesias, Picos (PI), 2002; I Antologia Literária do Arari Marajó, Soure (PA), 2006; II Antologia Literária do Marajó, Soure (PA), 2007; Antologia Literária Um Soneto para Machado de Assis, Rio de Janeiro (RJ), 2008; III Antologia Literária do Marajó, 2008

Tarciso Coelho nasceu no dia 31.12.1953 na Fazenda Aba da Serra, em Várzea Alegre (CE). Filho de Manoel Sampson Bezerra e Cândida Coelho Braz Bezerra.

Em 1956, seu pai deixa o trabalho na agricultura e se transfere para Cedro (CE), onde foi trabalhar numa farmácia como enfermeiro e algum tempo depois veio a adquirir tal farmácia, em cujo estabelecimento Tarciso, aos oito anos, começou a trabalhar, já despachando no balcão os produtos mais comuns da época, como Cibalena, Melhoral, Biotônico, etc., fazendo pequenos curativos e aplicações de injeções.

Em 1966, já cursando o terceiro ano Ginasial, Tarciso, consegue trabalho informal como contínuo na Coletoria Estadual de Cedro, onde teve o primeiro contato com os sofisticados equipamentos da época; uma máquina de datilografia e outra de calcular.

Em 1970, ano em que o Brasil foi Tri-Campeão mundial de futebol, a família se transfere para Crato (CE), onde Tarciso concluiu o curso Técnico em Contabilidade, já trabalhando em uma fábrica de biscoitos, onde exerceu vários cargos, desde padeiro até gerente de fabricação.

Em 1974, casou-se com Verônica Maria Moreira Bezerra, advindo da união seus filhos Bruno e Sampson, hoje com 33 e 31 anos, respectivamente.

Em 1976, ingressou no Banco do Brasil, por aprovação em concurso público, onde exerceu as atividades de Posto Efetivo, Caixa, Supervisor, Gerente Adjunto, Gerente Geral e Auditor, havendo exercido por dois anos e meio a Gerência Geral da Agência Centro Picos (PI), período em que se filiou à UPE – União Picoense de Escritores, e publicou seu primeiro livro de poesias de nome LIBERDADE. Nos 27 anos, seis meses e seis dias no Banco do Brasil trabalhou nas Cidades de Salgueiro, Parnamirim, Recife e São Vicente Férrer (PE), Wanderley (BA), Piancó (PB), Manicoré e Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE), Picos (PI) e Rio Branco (AC). No período, exerceu por nove anos a função de Auditor, tendo a oportunidade de conhecer todo o Brasil, à exceção de dois estados da Federação, e por duas vezes auditou a agência Soure (PA), nos anos de 1992 e 1995, respectivamente.

Em 1992, casou-se com Simoni Socorro Mescouto Rodrigues, advindo da união seus filhos Tarciso e Ariadne, hoje com 15 e 12 anos, respectivamente. Estudou Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza (CE), de onde transferiu o curso para Universidade Estadual do Piauí - UESP - Campus de Picos (PI). Cursou MBA em Auditoria na Universidade de São Paulo-USP/FIPECAFI. Atualmente cursa o 3º período de Administração na AIEC. Em 2005, ingressou no Banco da Amazônia, por aprovação em primeiro lugar no concurso público, onde exerce as funções de Supervisor na Auditoria em Belém (PA). Durante toda sua vida procurou em suas leituras garimpar textos, frases, provérbios e citações que inspirassem sabedoria e positividade. Estes trabalhos vêm sendo divulgados pela Internet, no local de Trabalho e na Maçonaria.

O Livro LIBERDADE que foi lançado em Picos (PI), em 2002, é uma coleção de suas poesias e frases, escritas ao longo de sua vida. Mantém os seguintes endereços na Internet: 
http://sites.uol.com.br/garimpo
http://www.garimpodesabedoria.cjb.net


 


PAULO SÉRGIO VIANA BEZERRA nasceu em 30.12.1955, filho de Maria Iracema de Lima e Francisco Bezerra Lima. Autor de “Sementes da Transformação”(2010) e colaborador no livro “ Vôo Livre Pés no Chão” (1979), com José Aldenísio Correia  e José Bitu Moreno.

Paulo Sérgio Viana Bezerra nasceu em  em 30 de dezembro de 1955, na cidade  Várzea Alegre, no estado do Ceará em 1969 mudou-se para Fortaleza, para continuar seus estudos. Em 1974 iniciou o curso de agronomia, na universidade federal do Ceará, deixando-o, no segundo ano, por entender que era incompatível com os seus interesses. Nessa época, já gostava de escrever poemas. Sob a pressão tradicional de que era obrigatório cursar uma graduação universitária, em 1978 matriculou-se em ciências sociais, pela universidade de Fortaleza. Uma longa greve dos estudantes facilitou o caminho para a suspensão da matrícula. Logo em seguida, foi convocado para assumir um cargo de um concurso no ministério da saúde. Nesse mesmo ano, descobriu uma coleção do teatro vivo, lendo-a vorazmente. Ainda em 1978, participou como letrista do festival da canção da universidade federal do Ceará, obtendo o primeiro lugar, numa parceria com o compositor Luiz Sérgio (Sérgio Piau). Em outro festival, no ano de 1979 agora no instituto Brasil Estados Unidos- IBEU, obteve o segundo lugar com uma composição de sua autoria.

Estimulado por essas vitórias nos festivais, organizou, juntamente com outros  poetas, uma coletânea de poesia que foi publicada em 1979, sob o nome de vôo livre pés no chão. Desde então, passou a dedicar-se  ao estudo, sem o formalismo da escola. Tornou-se autodidata, interessando-se pela leitura dos clássicos, pelo estudo de filosofia e dos teóricos da psicanálise.

Em 1982 casou-se e, juntamente com a esposa recolheu-se a um sítio, onde passou seis meses, retornando à Fortaleza em virtude do nascimento do primeiro filho, porém, com a promessa de voltar à vida no campo, depois, tiveram mais duas filhas.

Com o objetivo de sistematizar e aprofundar o estudo  de filosofia, matriculou-se na Universidade Estadual do Ceará, em 1986, interrompendo o curso por que julgava ser mais importante a ação. Decidiu criar, com outros ativistas, uma organização ecológica para combater as ações predatórias no maciço de Baturité. Sua atividade política estendeu-se ao movimento sindical dos trabalhadores federais em saúde e previdência social no estado. Participou ativamente das lutas até 1993.

As leituras do Teatro Vivo o estimularam a escrever. Um amigo músico e poeta, ao ler seu primeiro texto, sugeriu que o mesmo fosse apresentado a um diretor. O texto, cujo nome era "ROBOB, O ROBÔ que queria ser gente", foi encenado em 1988 e 1989 e ganhou vários prêmios, inclusive o destaque do ano para o autor. Nesse mesmo ano, cursou a escola de arte dramática, da UFC, intencionado em conhecer melhor o fazer teatral. Vários outros textos foram escritos e encenados.

Em 1994, no teatro José de Alencar, em Fortaleza participou, com aproveitamento, da oficina de playwrinting, ministrada por Luis carlos Maciel.

Cumprindo a promessa de voltar à vida no campo, mudou-se, em 1996, para a região do maciço de Baturité. Em Palmácia, onde fixou residência, foi convidado para lecionar filosofia e psicologia, na escola de ensino médio. Atualmente, mora no município de Pacoti, dedicando-se ao autodidatismo e à contemplação da vida e da natureza. 

Escreve semanalmente, textos que são publicados no seu blog: www.falaportal.blogspot.com  tem um livro publicado intitulado "SEMENTES DA TRANSFORMAÇÃO.


 


PEDRO ALDY DE SOUSA nasceu em 10.10.1936, filho de Antônia Bezerra de Sousa e João de Sousa Lima. Traz, na sua história, o reflexo do nordestino que deixa sua terra natal, para ganhar a vida no sul do país.(do livro de Linda Lemos)


 

JOSÉ IVAN DE LIMA, filho do poeta Miguel Alves de Lima, com vários poemas publicados na coletânea “O Voo das Borboletas: caderno Loucriação N0 1.


 

MARIA SOCORRO MORAIS MARTINS: é casada com Edmilson Martins, administrador do  primeiro cinema da cidade, Cine Odeon. Publicou o livro “Nos Esconderijos da Linguagem: do lírico ao mítico” escrito em parceria com Rosângela Vieira Freire.


 

HILMA CORREIA MONTENEGRO, natural de Várzea Alegre-CE, nascida em 07.10.1918, filha de José Correia Lima e Maria de Figueiredo Correia. Primeira mulher varzealegrense a ocupar cadeira em Academia de Letras dos Municipios do Estado do Ceará – ALMECE,  Cadeira N.º 63. Falecimento em 12.05.2009.


 

EDNA MIRTES BITU LEMOS: nasceu em 30.12.1964, filha de Manoel Gonçalves de Lemos e Francisca Mirtes Bitu Lemos. Economista escreveu o livro “Uma Criança num Coração de Mulher”. Faz reflexões sobre experiências de vida de forma corajosa


 

MANOEL GONÇALVES DE LEMOS (Dr. Lemos), médico escritor, nasceu em 15.01.1915, no Engenho Lages, São José, Lavras da Mangabeira, filho de Tomaz Gonçalves de Lemos e Maria Gonçalves de Souza. Reservado, culto, lia muito. Viveu em Várzea Alegre 50 anos, clinicando também na vizinhança, Grangeiro, Caririaçu, Farias Brito e Cariús. Faleceu em 09.04.2001, aos 86 anos, em Fortaleza


 

JOSÉ FERREIRA, filho de Antônio Ferreira e Matilde Correia Lima, médico  culto e popular, apaixonado por sua terra Várzea Alegre. Escreveu,  em 1985,  aos 71 anos, “Várzea- Alegre, Minha Terra, Minha Gente”. De Fortaleza mudou-se para Olinda-PE, onde casou com Maria José Travassos Sobrinho, com quem teve quatro filhos: Célia Maria, Metilde Maria, Roberto (também médico)  e Ana Maria. Netos até 1985: Letícia, Ricardo, Marília, Renata, Henrique, Eduardo, Natália e Mateus. Zé Ferreira faleceu  em 1992.


 

VALDEMAR BARRINHA DA SILVA FILHO nasceu no dia 27.09.1976, em Várzea Alegre, onde reside. Conhecido pelo apelido, Mimita, é filho de Valdemar Barrinha da Silva e Francisca Gonçalves da Silva. Na sua obra “Lágrimas que me saciam”, oferece os poemas às pessoas significantes, para ele. 


 

RAIMUNDO OTONI FILHO nasceu em 31.08.1917, em Várzea Alegre, filho de Raimundo Otoni de Carvalho e Isaura Otoni. Formado em direito, tem participação nos livros: Trovadores Brasileiros (1984); Poetas Brasileiros de Hoje, (1985); Mil Trovas de Amor; Bom Dia;  entre outros.


Ocaso em Minha Terra

Ocaso em Várzea Alegre, ó que beleza!
O sol que é multicor por trás da serra
Ao se esconder vai colorindo a terra,
A várzea, o monte, o lago, a natureza.

Que passagem de esplendida riqueza
O pôr do sol em Várzea Alegre encerra!
Nessa hora o nosso coração descerra
E há um misto de alegria e de tristeza.

Se se encontrasse aqui um grande pintor,
Se aqui um gênio houvesse por acaso,
Que quadro de raríssimo valor!

Vinde pois ver, ó céticos e ateus,
Como se faz em Várzea Alegre o ocaso
E ficai certos de que existe um Deus.

Raimundo Otoni Filho



 

FRANCISCO NEY LEMOS nasceu em 15.08.1948, filho do médico escritor Manoel Gonçalves de Lemos e Francisca Mirtes Bitu Lemos. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia; Preceptor de residência médica do Hospital Geral César Cals, Fortaleza-CE; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e integrante da Comissão de Ética e Defesa Profissional. Membro da Surgical Infection Society, SIS-USA. Suas publicações são de cunho técnico, na área da medicina.


 

ACELINO LEANDRO DA COSTA nasceu no Sítio Cajazeiras, município de Várzea Alegre, no dia 28.02,1921, filho de Vicente Leandro da Costa e Raimunda de Souza Lima. Sua obra, hoje, é consultada por muitas pessoas, pois traz  relevantes  informações sobre a árvore genealógica dos varzealegrenses – Várzea Alegre, Sete gerações desde Papai Raimundo (1995) em parceria com Pedro Alves Morais.Acelino Leandro da Costa nasceu no sítio Cajazeiras, município de Várzea Alegre, o dia 28 de fevereiro de 1921, filho de Vicente Leandro da Costa e de Raimunda de Sousa Lima.

Quando tinha 3 anos de idade seu pai transferiu-se para o sítio Mosquito, município de Iguatu, onde residiu até setembro de 1932. Daí em diante passou a morar no Junco, hoje Grangeiro.

Em 1933 foi matriculado na escolinha de dona Alta, onde conheceu as primeiras letras do alfabeto e alfabetizou-se.
No dia 23 de outubro de 1939, juntamente com seus pais e nove irmãos, foi embora para o estado de São Paulo; lá residiram em Valparaíso, Araçatuba e Guararapes; durante essa época em que se ausentaram do Ceará, ele foi agricultor e funcionário da estrada de ferro Noroeste Brasil.

No dia 20 de julho de 1943 voltou ao Ceará e fixou residência em Várzea Alegre, onde se estabeleceu no comércio, no ramo de mercearia, sócio com seu irmão Francisco Leandro da Costa, que foi seu companheiro de viagem retornando ao seu torrão natal.

No dia 10 de setembro de 1946 casou-se com Maria Luíza Correia, filha de Joaquim Honório e Constância Correia de Oliveira. Do casal nasceram três filhos que são: Carlos Renir Correia Leandro (vereador neste município), Sílvio Romero Correia Leandro e Luiz Correia Leandro (Bancário e ex-vereador neste município).

Acelino Foi comerciante por mais de 30 anos em Várzea Alegre, Fortaleza, e Belém do Pará. Foi chefe político em Várzea Alegre onde sempre desfrutou de prestígio; foi eleito vereador em 1958 e candidato a prefeito municipal em 1962 e 1966, sem lograr êxito.

Soube conservar grandes e boas amizades, que conquistou durante a sua vida.
Hoje não exercia mais qualquer atividade comercial e social; morava em Várzea Alegre, vivendo das suas rendas viúvo, esperando seu dia chegar. Na meia noite do dia 30 de julho de 2011, falece em sua residência.

Acelino ao lado de Pedro Alves de Morais (Pedro Piau) escreveram um livro de genealogia que é uma rica fonte de pesquisa para quem quer iniciar suas fontes de pesquisas "Várzea Alegre: sete gerações desde papai Raimundo". Deixou minha condolências a sua família enlutada, Várzea Alegre perdeu um homem culto e muito inteligente

*Biografia extraída de seu livro e algo acrescentado



JOSÉ LEANDRO BEZERRA DA COSTA escreveu, aos 80 anos, o livro “Depoimento”, onde conta como é transformado pelo PCB em líder sindical camponês. O seu livro é um misto de relato confessional e testamento político, pois resgata a memória da luta rural e da exploração do homem do campo


 

JOSÉ AÉCIO VIEIRA DAMASCENO: nasceu a 09.07.1963 em Várzea Alegre, filho de Alceu Alves Damasceno e María Letícia Vieira. Acadêmico de Belas Artes em São Paulo, Aécio é autor dos livros: Transcendência do Pensamento; Pela Poesia do Povo; Na procura do Amor. No livro “Terra Quente” Aécio teve a parceria de Pierangela


 

ANTONIO DANTAS: nasceu no Sitio Baixio Dantas, no município de Várzea-Alegre. Formou-se na Universidade de Wisconsin; doutor pela Universidade de Cornell e pós-doutor pela Harvard, nos  Estados Unidos. É professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília - UNB desde 1970.


Nasci no sítio Baixio, Várzea Alegre, Ceará, 1938. Filho de Lourenço Ferreira Lima e Luisa Dantas de Souza. Faço parte da décima geração descendente de Agostinho Duarte Pinheiro, donatário de uma sesmaria no Riacho da Fortuna onde fundou o sitio Monte Alegre. Um dos filhos de Agostinho, mudou o nome para José Ferreira Lima, com o intuito de obter mais uma sesmaria na região. Até hoje a família é conhecida como os Ferreira Lima de Monte Alegre. Por parte de meu pai, também sou descendente dos Alencar do Crato. Minha avo paterna era Ana Pereira de Moraes, irmã de Carlos de Alencar e outros. Por parte da minha Mãe, sou Neto de Manoel Dantas do Baixio. Meu nome é uma homenagem a um irmão do meu avô.

Eis a trajetória de minha vida.

No início de 1945 passei 2 meses aprendendo a ler numa escola de um vizinho. Em 1946, passei mais 2 meses completando que se chamava o primeiro ano de leitura, e em 1948, passei três meses com um amigo de meus pais cursando o primeiro ano primário em Juazeiro do Norte. Em 1949, por intolerância religiosa, minha mãe havia se convertido ao protestantismo, tivemos que sair do Baixio. Fomos morar numa localidade chamada Santa Luzia, perto da Mata do Nascimento, atual cidade de Dom Pedro, no estado do Maranhão.

Tal qual no Ceará, não havia escola naquele lugarejo, mas ainda tive a oportunidade de passar uns três meses numa escola de uma amiga de meus pais numa localidade vizinha. Em 1954, fui morar e aprender alfaiataria com um amigo numa vila mais distante chamada, Centro do Paciência, atual cidade de Governador Archer, onde meus pais moram atualmente.

Em 1956, por indicação de minha mãe, comecei a estudar no Instituto Batista do Cariri enquanto trabalhava numa alfaiataria em Juazeiro. Quando fiquei ali, tive muitas oportunidades de matar as saudades de Várzea Alegre e do Baixio, visitando e passando férias com meu avo, Manoel Dantas e outros parentes. 

Em 1958 fui expulso do Colégio Batista. Não tinha vocação religiosa! Mudei para Fortaleza onde passei um ano e meio trabalhando numa alfaiataria. Fiz um plano de sair de Fortaleza sabendo inglês, e pus-me a estudar sozinho. Todos os dias, durante um ano, aprendia dez palavras novas. Apenas aprendia a ler e escrever, mas foi muto importante porque meu primeiro emprego em São Paulo foi de tradutor de peças mecânicas, numa firma de pesquisa de petróleo filiada a Petrobrás. Ali havia muitos americanos e aproveitei para melhorar a pronuncia do inglês. Por influência deles, abri uma conta bancária nos Estados Unidos para onde enviava minha poupança para protegê-la da inflação e me preparar para uma eventual oportunidade de estudar no exterior.

Em 1963, comecei a namorar uma americana, e por influência do meu futuro sogro, pedi um visto de emigrante no consulado americano. Emigrei para os Estados Unidos no fim daquele ano. Logo em seguida, fui aceito na Universidade de Wisconsin, em Stevens Point, via um exame de admissão, pois não tinha educação formal. Como não tinha recursos para custear os estudos, a universidade me concedeu uma bolsa de estudos do legislativo estadual.

Em 1966, casei com Marilyn, que fora minha namorada em são Paulo e havia retornado aos Estados Unidos antes do meu visto de imigração. Foi ela quem me deu apoio moral e cuida muito bem de mim até hoje. Em 1968, ganhei uma bolsa de estudos para o mestrado na mesma universidade no campus principal, em Madison. Ali encontrei muitos brasileiros dedicados e preocupados com o destino do nosso país. Eles me influenciaram para que voltasse para o Brasil.

Em 1970, fui convidado, por indicação de um professor, para lecionar na Universidade de Brasília. Quando cheguei ao departamento de economia, acanhado e tímido academicamente, fiquei surpreso em saber que era o primeiro com mestrado lecionando naquele departamento. Logo, com 31 anos de idade, assumi interinamente a chefia do departamento onde promovemos uma reforma acadêmica que deu bons resultados até hoje.

Em 1972, voltei para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos da Fundação Ford e apoio da Universidade de Brasília para me preparar para o Ph.D. na universidade de Cornell, estado de Nova York. Ali, tive a oportunidade estudar com ilustres brasileiros, com José Serra, Luciano Coutinho, Yoshiaki Nakono, Sérgio Mindlin, Lívio Reis de Carvalho e outros brilhantes colegas. Senti muito orgulho daqueles amigos. Tínhamos uma intensa vida intelectual e de preocupações com o destino da pátria. Estes se dedicaram a vida acadêmica e política. Eu fiquei sempre ligado a vida acadêmica.

No primeiro dia de aula em Cornell, agosto de 1972, nasceu meu filho Lourenço e na semana que conclui os exames para o Ph.D. nasceu minha filha, Tania. Em 1975, passei 3 meses em São Paulo, levantando dados para minha tese de doutorado. No início de 1976, defendi uma tese comparando o desempenho econômico entre firmas brasileiras e estrangeiras operando em São Paulo.

Em 1978, participei de um programa do MEC, lecionando para professores da Universidade do Piauí dentro do programa PICD. Em 1979, fui convidado pra lecionar no Colorado College, uma pequena universidade na cidade de Colorado Spring nos Estados Unidos. Passei um  ano de licença naquela cidade. E em 1981 voltei brevemente pra passar mais uma temporada lecionando ali.

Em 1985, havia acabado de sair da direção do Instituo de Ciências Sociais da UnB quando recebi um honroso convite do Governo do Canada para visitar o país e participar de um seminário dirigido a administradores. Em 1986, voltei para os Estados Unidos e passei 6 meses na Universidade de Harvard com uma bolsa da Fundação Fulbright. Tive a oportunidade de me especializar na área de investimentos e administração de projetos. 

Em 1988, participei durante 45 dias de um programa das Nações Unidas e Banco Mundial, preparando técnicos do Banco Central de Moçambique, na capital Maputo, antiga Lourenço Marques.
Em 1990, voltei para os Estados Unidos acompanhando meu filho que ia estudar engenharia no Instituo Politécnico de Worcester, estado Massachusettes. Nesse  período, 1990-93, lecionei no Framingham State College, perto de Worcester. Neste último ano, minha filha também entra para universidade, na cidade de Oshkosh, Wisconsin.

1993 - 2001, todos os anos, passamos as férias nos Estados Unidos, acompanhando os os filhos, Tania fazendo graduação e Lourenço, a partir de 1994, fazendo o mestrado na universidade da California, em Davis. 

Aposentei-me da universidade de Brasília em 2001 e passei a lecionar, administração pública e planejamento estratégico na Escola Nacional de Administração Publica, ENAP em Brasília.
Em 2005, voltamos definitivamente para Wisconsin e inverti o percurso, agora passamos mais tempo nos Estados Unidos e menos em Brasília, onde ainda me considero residente. 

Atualmente, desenvolvo trabalhos práticos, analisando os mercados financeiros e operando com ações e moedas. Quase todas semanas escrevo uma pequena resenha sobre esses temas e que são publicadas em alguns sites na Internet. A coleção completa pode ser lida neste site, www.investmax.com.br Todos os trabalhos na Internet são do pseudônimo, Professor Metafix.

Nota final.

Por trás dessa saga existe uma mensagem que aproveito para dirigir especialmente aos jovens de Várzea Alegre e aos leitores desse Blog. Apesar de não possuir a escolaridade de praxe, pois juntando todos os dias que passei nas escolas rurais e em Juazeiro, não chega a ser um ciclo completo do primário, nunca deixei de estudar sozinho até chegar a universidade. Sempre trabalhei pra me sustentar, mas as noites eram minhas e as dedicava aos estudos. 

Considero o sucesso como dependente de dois ingredientes; aquele que vem de dentro, a vontade; o outro, o que vem do ambiente. A inspiração vem do fora pois só podemos ver longe quando pisamos ombros de gigantes. Os professores são importantes e indispensáveis. Não realizamos muito sem que aja algum incentivo ou estimulo externo.

Felizmente, para manter a disciplina, trabalhei com um PMA – plano, metas e ação. Para minha surpresa isso foi fundamental na minha formação. Por exemplo, quando decidi aprender inglês, o plano era chegar em São Paulo com um conhecimento literário que me desse apoio para o trabalho e para os estudos. A meta era aprender, pelo menos, dez palavras por dia. A ação era escrever repetidas vezes as palavras nas duas línguas, traçando uma imagem mental do significado. 

Assim, como fiz com o inglês, todas as outras etapas foram planejadas. E como disse Shakespeare – a consciência nos transforma em covardes –  eu tinha medo de falhar.

Observo que as pessoas trabalham com um plano estratégico. Entretanto,  a maioria não executa, e fica apenas nas intenções. Neste caso, é necessário examinar as forças internas e externas, e trabalhar com metas num ambiente apropriado. 

Nosso cérebro funciona melhor dentro de um quadro de referência. Reconhecia minhas fraquezas e minhas forças e tentei eliminar as primeiras e fortificar as outras. Esse é o primeiro quadro. O segundo é ter uma meta e cumprir todos os dias uma parcela dela. O terceiro quadro, é o meio ambiente. Os estímulos e as forças externas vem do ambiente, se ele não for  propício, não atingimos nosso potencial. 

Na falta de escolas, tentei me colocar em ambientes que me dessem força. Coloquei-me sempre ao lado dos interessados no saber. Fugi dos pretendentes que não tinham a inteligência emocional para entender que a ignorância sai bem mais cara do que o saber. Reconheci o ditado que diz  – mostra-me com quem andas que saberei quem tu és.

Fácil? Não! Simples? Sim! O importante é o desafio; subimos montanhas não porque seja fácil, mas porque elas são lindas.  Não se faz aquilo que é bom porque seja útil, mas porque engrandece a alma. – Tudo vale a pena se alma não for pequena. Navegar é preciso – como disse Fernando Pessoa. Acima de tudo, procurava a felicidade e continuo cultivando-a até hoje. Não tenho riquezas porque sempre fiz tudo para dignificar o espirito.  Não mudei e ainda mantenho meu jeito alegre e brincalhão característico dos várzea-alegrenses.

Agradeço a Antonio de Morais, administrador deste Blog(Blog do Sanharol) e ao Dr. Rolim pela atenção dispensada e a todos várzea-alegrenses que se dedicam a construir um lugar descente par se viver. 

Estes são meus heróis. – Merrill, Wisconsin, EUA, 2 de setembro de 2012.
Abraços,  Antonio Dantas



 

EDIVAL BORGES: nasceu em 30.01.1960. É autor do romance "Destinos iguais", Nos polígonos da alma (poemas);  O poder da sabedoria (mensagens);  As profecias de Nostradamus, os prenúncios do fim do mundo (cordel);  Festa no céu na chegada de Zé Clementino (cordel).


 

ADEGILDES DE FIGUEIREDO CORREIA nasceu em 17.10.1918, filho de José Correia Sobrinho e Isabel de Figueredo Correia. Escreveu “ Eu e o outro eu”,  livro de reminiscências. Casado com Amélia, teve os seguintes filhos: Isabel, José Tácito, Airton, Danilo, Maria Ismênia, Rosane e Meire


 


RAIMUNDO LUCAS BIDINHO: nasceu no Sítio Chico, no dia 28.07.1914, filho de Lucas Francisco de Oliveira e Josefa Soares Lucas. Traz a cultura popular da literatura de cordel, no livro que se intitula "O CEARENSE"(1990), onde revela sentimentos autênticos referentes a trabalho, luta e estilo de vida  do seu povo. 

Nasceu no sítio Chico no dia 28 de julho de 1914. Esse notável poeta que, identificava-se pela sua poesia simples de vocabulário desembaraçado e claro, era filho de Lucas Francisco de Oliveira e Josefa Soares Lucas.

Filho de uma família humilde, da qual herdou uma bondade sem extremos. Seu período de estudos, tendo iniciado aos sete anos de idade, não Foi o necessário; tendo sido muito pequeno, porém o bastante para ler e escrever e poder colocar no papel sua intuição poética. A primeira e última escola que freqüentou, ficava no povoada onde nasceu, tendo sido sua primeira professora, a Sra. Ana Alves de Morais.
Começando a intuição de escrever poesias, levado pela uma força estranha, que nem ele mesmo sabia explicar, ainda muito criança. Aos  oito anos de idade. Para seus pais eras um orgulho ter um filho poeta e que escrevia coisas bonitas, mas seu pai não pode acompanhar o filho em sua carreira poética por muito tempo, isso porque veio a falecer no ano de 1924, quando o mesmo então contava com dez anos de idade. O golpe foi grande, mas superado a custa de muita dor e sacrifício. Era o filho  primogênito e por isso teria de ser o dono da casa, o que não foi fácil ter que cuidar de cinco irmão menores , sendo eles, Miguel Lucas, José Lucas, Arita, Irinéia e Chagas, mas conseguis vencer essa fase.
Cada situação e cada momento da sua vida era um motivo para nascer mais uma poesia, a qual enriqueceria sua colocação. Fazia de tudo para colocar de modo nomado, aquela emoção, aquela alegria ou mesmo aquela dor e assim cada vez mais seus conhecimentos a respeito da poesia, iam aumentando, tomando novos rumos.
Em 1952, uniu-se em matrimonio com a Sra. Maria Luiza Lucas, com a qual construiu uma prole de composta por mais quatro filhos; Antonieta Maria, Francisca Socorro, marcos Antonio e José Irapuan de Oliveira, os quais já lhes deram sete netos; Edson, Ednardo, Érica, Adriana, André,Rafael, Marta, Andreza, Maria Luiza, Ana Camila, Ricardo e Jéssica. E uma bisneta Helen Cristina.
A experiência talvez já lhes tenha causado cansaço,mas nunca mas nunca a inspiração pura de um nordestino.   
Além de poeta era agricultor e sindicalista*(2), conscientizador político; inclusive fazendo uso de suas obras para tal. Chegou a por duas vezes colocar seu nome para disputa do cargo eletivo de  vereador em 1966 e em 1982, nesta ultima usou do seu dom criativo para humoristicamente, comparar a sua luta com ato impossível, o slogan “POR VOCÊ EU ESCOVO O URUBU ATÉ FICAR BRANCO”. Não tendo o mesmo êxito em nenhuma das duas empreitadas.
Em 1971 mudou-se para cidade, morando inicialmente na rua Dr Leandro Correia, tendo residido depois nas ruas Raimundo Duarte Bezerra rua Pe. José Otavio, Cel Antonio Primo, rua Antº Alves de Lima, rua Dez de Novembro, Praça da Bandeira, e rua Gonçalves Dias, sua ultima residência.
Conhecido pelas sua responsabilidade e segurança em seus atos, foi eleito em 1976, para secretario do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Várzea Alegre, donde já havia sido sócio fundador.
 Em 1978 teve um grande choque co  morte de sua mãe, que tanto favoreceu para o crescimento do filho como poeta.
  Apesar de não se dedicar somente a poesia,sua coleção é bastante rica sendo que a ultima que escreveu foi: “visita de Joaquim Bilé a sua terra natal” escrita em agosto de 1985.””” (4).””””
Os seus trabalhos são de vários tipos estilos e temas; tendo dos gritos dos retirantes com medo da seca; até a façanha de um grande jerimum do sítio aba da serra. Do respeito na poesia à sua mãe, aos criativos gracejos com a herança deixada pela sua avó. Tendo sempre gritante e contundente a marca registrada do poeta, a insatisfação dos agricultores com os governos, a cobranças destes por dias melhores, a luta contra as injustiças sociais, a conscientização e a fé que, “O ESTATUTO DA TERRA VAI  MELHORAR  NOSSA GENTE”.
No quesito técnica todos os estilos são notificados na poesia do Bidinho, desde a simples quadra ao nobre soneto, o difícil pé quebrado as ricas décimas e bem desenrolados motes.
Na sua vida poética, obteve respaldo como cantador de improvisos, ao lado de grandes nomes da época como Antonio Maracajá “o gato de Acopiara” Antonio Gonçalves da Silva “Patativa do Assaré”.  O Poeta obteve brilhante participação no Concurso nacional de Poesias da Revista Brasília, tendo sido premiado recebendo diplomas e medalhas, nos anos de 1991,92, 94 e 95.     
Raimundo Lucas Bidinho seu nome completo; faleceu no dia 23 08 2004


 


MARIA LINDA LEMOS BEZERRA nasceu em 07.08.1954, em Várzea Alegre, filha de Manoel Gonçalves de Lemos e Francisca Mirtes Bitu Lemos. Sua produção literária inclui crônicas, contos, ensaios, publicados em coletâneas, antologias, revistas e jornais das entidades culturais as quais pertence como membro efetivo: Associação Cearense de Escritores – ACE, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, ocupando a Cadeira N0 63, e Sócia Honorária da Academia Lavrense de Letras. Publicações de cunho técnico científico encontram-se em jornais, revistas e livros da área de saúde mental. É autora do livro “Fragmentos para a História de Várzea Alegre”(2011).  

Maria Linda Lemos Bezerra nasceu em Várzea Alegre CE, em 07 de agosto de 1954. É filha da varzealegrense Francisca Mirtes Bitu Lemos e Manoel Gonçalves de Lemos, médico escritor que nasceu em São José das Mangabeiras, distrito de Lavras da Mangabeira-CE. É a segunda de uma prole de quatro filhos, dois casais. É mãe de três filhos: Nilo Sérgio Viana Bezerra Junior, Carolina Lemos Bezerra e Samuel Thomaz Lemos Bezerra.

VIDA ACADÊMICA: Concluiu o ensino fundamental entre sua Várzea Alegre e Crato, o ensino médio em Recife e o curso superior, Fortaleza. Em 1979 bacharelou-se em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará; em 1999, graduou-se “Bachellor in Arts, with Major in Psychology”, pela Florida Atlantic University - Boca Raton – FL, curso equivalente ao Bacharelado em Psicologia no Brasil, com diploma validado pela Universidade Federal do Ceará e reconhecido junto ao Conselho Federal de Psicologia, sob o número CRP11 03/134. Pósgraduou-se em 2001, “Master of Science in Psychology”, na Auburn University, Montgomery, AL, diploma validado pela UnB/Brasília devido à inexistência, na época, do mestrado em Psicologia na universidade pública, em Fortaleza, UFC, o que impossibilitava sua validação no Ceará.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: No Brasil, torna-se contadora da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. Nos Estados Unidos, inicialmente, dedica-se a trabalhar na área educacional, na escola pública Royal Palm Community School, em Lantana, Flórida, que atende alunos com necessidades especiais. Trabalha com estudantes com retardo mental profundo e paralisia cerebral, oportunidade na qual pode ajudar, entre outras pessoas, o próprio filho, que, na época, precisava dessa unidade escolar. À despedida, recebe carta de elogio da direção da escola, pelo trabalho desenvolvido. Na Auburn University, trabalha como assistente graduada do Pesquisador e Coordenador do Departamento de Psicologia, Allen Hess, PhD, com bolsa em ajuda ao custeio de parte dos estudos. Recebe cartas de recomendação a serem enviadas para universidades, pleiteando o doutorado. Psicóloga Interna na Unidade de Psiquiatria do Jackson Hospital & Clinic, em Montgomery-AL amplia visão dos problemas emocionais, psicológicos e psiquiátricos das pessoas, experiência que aplica na prática privada, Diferrence Psicologia e Consultoria Ltda, localizada no Harmony Medical Center, complexo de 220 consultórios, clínicas e laboratórios, onde atua como psicóloga clínica há 10 anos. No ensino superior, ministra disciplinas nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE/EAD (Psicologia do Desenvolvimento, Aquisição da Linguagem, Psicologia da Aprendizagem) e no curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Psicologia Organizacional, Dinâmica do Relacionamento Funcional, Relações Humanas nas Organizações, Dinâmica de Grupos). Ministra regularmente cursos na Escola de Gestão Pública do Estado e na Escola de Saúde Pública do Estado (Negociação de Conflitos, e Atitudes e Procedimentos no Lidar com Pessoas com Deficiência). Atende convite da Faculdade de Educação/UFC, para participar em módulo do Curso de Especialização “Inclusão de Criança Especial no Sistema Regular de Ensino”, momento no qual orienta quatro monografias, uma delas, o livro de Maria Célia Lima de Moreira - Coletânea das Leis para as Pessoas com Deficiências. - (Impressão Gráfica Nacional, 2005) com o privilégio de fazer a apresentação.

TRABALHO VOLUNTÁRIO: Membro fundador do Movimento de Autistas no Ceará, na direção da APAAP-CE – Associação de Pais e Amigos de Autistas, durante cinco anos (1989 a 1995). Aconteceram eventos que marcaram a época: I e II Jornada de Autismo do Estado (1991 e 1993 respectivamente). Introduz-se o tema autismo em eventos da área médica: VIII Outubro Médico, XXIX Congresso Anual do Centro Médico Cearense e X Congresso Cearense do Médico Interiorano (1992). Faz parte da ABRA – Associação Brasileira de Autismo, nos cargos de Membro do Conselho Consultivo da Presidência e, Diretora Técnica. Na oportunidade, participa do desenvolvimento e da estruturação de serviços educacionais especializados para portadores de necessidades educativas especiais, coordena debates técnicos e participa do desenvolvimento e articulações necessárias com órgãos públicos e privados, na implementação de iniciativas de inclusão social de pessoas com deficiências. Membro da diretoria da APAE-Fortaleza; membro fundador da APAE-Varzea Alegre; membro da Comissão de Reabilitação dos Companheiros das Américas, Comitê Ceará-New-Hampshire, membro fundador do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência - CEDEF-CE (2003), integra comissão que representa o Ceará em Brasília, na I Conferência Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiências e na Câmara Técnica “A Década das Pessoas com Deficiência - 2006-2016”, eventos promovidos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em subsídio a texto da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), agora com força de Lei em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

PRODUÇÃO LITERÁRIA: escreve crônicas, contos, ensaios, publicados em coletâneas, antologias, revistas e jornais das entidades culturais as quais pertence como membro efetivo: Associação Cearense de Escritores – ACE, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, ocupando a Cadeira N0 63, e Sócia Honorária da Academia Lavrense de Letras. Publicações de cunho técnico científico encontram-se em jornais, revistas e livros da área de saúde mental.

Em revistas e jornais: O que é a Síndrome do X Frágil ? Na Revista Pediatria Atual, Sociedade Brasileira de Pediatria, São Paulo (SP), P. 13 - 20, set/out. 1991, bimestral; Integração: Uma Prática da Teoria, Jornal Informativo do INDEPED - Instituto para o Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência, Fortaleza (CE), outubro de 1995, Vol. 4, P. 2; Um Mergulho no Universo do Isolamento, Jornal Linha Direta, Teleceará, Fortaleza (CE), maio 1991, ano 12, N. 132, P.8; Autismo - Democratização no Agir, Jornal do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região, Fortaleza (CE), set/out 1994, ano 11, N. 08, P.6, bimestral; Integração: Uma Prática da Teoria. Jornal O Povo, Fortaleza (CE), 6 ago. 1995. Caderno Jornal do Leitor, P.2; Criança Autista Cearense Precisa de Professores e Assistência. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza (CE), 19 nov. 1990; Atendimento a Criança Autista é Deficitário. Jornal Tribuna do Ceará, Fortaleza (CE) 17 ago. 1993, Coluna: Cidades, V Revista da ALMECE. Resenha “Fragmentos da História de Várzea Alegre”. LC Gráfica e Editora LTDA, 5ª edição, 2009; VI Revista da ALMECE. Preservação do Patrimônio Histórico Cultural. LC Gráfica e Editora LTDA, 6ª edição, 2010. No Jornal ACADEMUS, um informativo da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, o que segue: Discurso de Posse: Maria Linda Lemos Bezerra Representa Várzea Alegre na ALMECE, set\out. 2009; Manoel Gonçalves de Lemos: Homenageado Sócio Honorário da ALMECE, nov\dez. 2009; Homenagem a Vitória, jan\fev. 2010; Homenagem à Ricardo Oliveira da Silva, mar\abr. 2010; O Livro Acessível, mai\jun. 2010; É Fantástico o Show da Vida, jul\ago. 2010; O Petróleo, set\out. 2010; O Direito à Participação das Pessoas com Deficiência no Processo Eleitoral, nov\dez. 2010; Saudação aos Homenageados pela ALMECE, jan\fev. 2011; A Calçada, mar\abril. 2011; Encontro dos Escritores Fernando Pessoa e Dostoyevsky em Lavras da Mangabeira, mai\jun. 2011; Saudação ao Recipiendário Francisco Adegildo Ferrer Proferida pela Acadêmica Linda Lemos, edição extra, julho. 2011.

Em livros, anais, coletâneas, antologias: VII OUTUBRO MÉDICO: Atualização Diagnóstica, Fortaleza (CE) Op. Laud. Centro Médico Cearense. Fortaleza, 1992, Coordenadora do Módulo: Excepcional - Uma Visão Global e Presidente da Mesa Redonda: Deficiência, Cidadania - Uma Pauta de Luta, P. 34; GAUDERER, Ernest Christian K. et al. Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento. Brasília (DF): Ministério do Bem Estar Social - CORDE, 1993. V., Capítulo "O que é a Síndrome do X Frágil", P. 157 a 161; IX OUTUBRO MÉDICO: Saúde, Prevenção e Ética. Op. cit. Centro Medico Cearense, Fortaleza (CE) 1993, com os Temas Livres: "A Síndrome do X Frágil: Um Diagnóstico a Partir da Família" e "A Conduta Terapêutica Voltada para o Portador da Síndrome do X Frágil", P. 125, N. 284 e 285; IX OUTUBRO MÉDICO: Saúde, Prevenção e Ética. Op. cit. Centro Médico Cearense, Fortaleza (CE), 1993, Secretária no Curso: A Criança com Atraso no Desenvolvimento, P. 34; 2.5 - LEMOS, Manoel Gonçalves de. Folhas Esparsas. Impressão Gráfica e Editora Ltda, 1993, Op. cit. P. 3; BEZERRA, Maria Linda Lemos e colaboradores Cartilha da Inclusão PPD – Pessoa Portadora de Deficiência, Publicação do Governo do Estado do Ceara, 2005. CITAÇÔES NOS SEGUINTES LIVROS: GAUDERER, Ernest Christian K. et al. Autismo e Outros Atrasos do Desenvolvimento. Brasília (DF): Ministério do Bem Estar Social - CORDE, 1993. V., Capítulo "O que é a Síndrome do X Frágil", P. 157 a 161; MOREIRA, Maria Célia Lima. Coletânea das Leis para as Pessoas com Deficiências. Impressão Gráfica Nacional, 2005, P.22; CRUZ, Deusina Lopes da. Um Autista Muito Especial. Editora Mediação, 2008, Op. cit. P. 39; 2.9 BEZERRA, Maria Linda Lemos e colaboradores. 1ª Coletânea da ACE (Associação Cearense de Escritores) Estação da Palavra. A troca, P. 110, Editora Premius, 2010; VII Coletânea da ALMECE (Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. Di (Versos). Contrastes, P. 59-62, LC Gráfica e Editora LTDA, 2009; IV Antologia da ALMECE (Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. A Humanista Paula Costa, P. 90-93, LC Gráfica e Editora LTDA, 2010; VIII Coletânea da ALMECE (Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará. O Sonho em Cores, LC Gráfica e Editora LTDA, 2011; II Coletânea da ACE (Associação Cearense de Escritores), Manifesto de Esperança,. Editora Premius, 2011; BEZERRA, Maria Linda Lemos. Fragmentos da História de Várzea Alegre, 1ª edição, RDS Editora, 2011.


 


FLÁVIO COSTA CAVALCANTE nasceu em 1967, filho do comerciante Luiz Cavalcante e da Professora Terezinha Costa Cavalcante. Sobrinho e afilhado de Antônio Ulisses, escreveu sobre as estórias do tio. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, exerce, atualmente, o cargo de Promotor de Justiça no Estado do Amapá. Contatos com Flávio podem ser feitos pelo endereço eletrônico costacava1cante@uol.com.br


 

JOSÉ ALDENÍSIO CORREIA nasceu em 30.05.1953, filho de Balbina Batista Correia e José Odmar Correia. Participou da coletânea “ Vôo Livre Pés no Chão” (1979) e tem várias outras publicações


 


JOSÉ BITU MORENO, nascido em Várzea Alegre, sul do estado do Ceará, em 26/04/1959, é o quarto de 8 filhos de Edwardes Batista Moreno e Maria Bitu Moreno.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1983), fez residência em Cirurgia Geral pelo Hospital César Carls, Fortaleza (1986), em Cirurgia Vascular pela Faculdade de Medicina de Marília (1988), tendo obtido o titulo de Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (2000). Fez ainda especialização em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, pela Santa Casa de São Paulo (2009), mestrado em cirurgia pela UNESP/Botucatu (1992), doutorado em cirurgia pela UNESP/Botucatu e Universidade Johann Wolfgang Göethe, Frankfurt, Alemanha (Doutorado-Sandwich, 1992-1995), pós-doutorado pela Universidade Albert-Ludwigs, Freiburg, Alemanha (1998-2000). Foi pesquisador contratado pela Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt, Alemanha (2006-2008), através da DFG (Deutsche Forschrung Gesellschaft), professor convidado e pesquisador na Heinrich Heine Universität, Düsseldorf, Alemanha, no Departamento de Cirurgia e Ortopedia, em 2007. 
Desde 1988, é docente da Faculdade de Medicina de Marília, onde é chefe da disciplina de Cirurgia Vascular. 

Resumo do seu novo livro "Camisa nova, seu doutor?" que será lançado em 22 de agosto, no Espaço Cultural Oboé em Fortaleza.

Trata-se de um livro de relatos de experiências vividas desde a infância em Várzea-Alegre - CE, juventude em Fortaleza, vida profissional em Marília-SP e pós-graduações na Alemanha.  O livro é dividido em dois, sendo a segunda parte dedicada aos dois filhos, em que singelas poesias, coloridas, formam um mosaico de lembranças de suas infâncias.
As vivências exploram o cotidiano em hospitais, assim como o dia-a-dia em diferentes lugares e nas diferentes fases da vida, por vezes comportando-se como crítica social, de costumes e, outras vezes, apenas como uma viagem introspectiva ou contemplativa da paisagem interior, em  tempos presentes e idos.
Refere-se, pois, à vida contada em crônicas, versos e prosa. Prosa falando de pessoas. Especificamente, falando de mundos, internos, externos, sentidos e vividos, desejados e sobretudo construídos. Mundos erguidos de ruínas que lançam âncoras para o futuro. O encaixe perfeito. Na dureza do sertão, a flor, a professora, a natureza. Na cidade grande, um mundo que avança, quase invade, sem pedir licença. Na metrópole, novas relações...No velho mundo, o  mesmo homem. No homem concentrando-se toda energia criativa do escritor e do médico, do pai  e do filho,  José Bitu Moreno  
O livro impressiona, ainda, pela forma despretensiosa com que transporta o leitor a cenários tão diversos, ora bucólicos, afetivos e até ingênuos, ora toscos, rudes, que as palavras do autor  embelezam . Por fim, tempo presente, passado e futuro se confundem em um só, podendo estar contidos em apenas uma frase, ou embutidos em um retorno às raízes, de volta à Várzea-Alegre, que pode significar uma “camisa nova” para o futuro, em outras terras.


 


MARIA IRANDÉ BITU COSTA MORAIS ANTUNES (Fátima Costa), doutora em lingüística pela Universidade Clássica de Lisboa, autora dos livros: Aspectos da coesão do texto (1996); Aula de português-encontro & interação (2005); Lutar com palavras-coesão e coerência (2006); Muito além da gramática (2007), e ainda dezenas de artigos em revistas especializadas e capítulos em obras coletivas, sempre na perspectiva da lingüística aplicada.


 

FRANCISCO BEZERRA DE AQUINO e filha POLYANNA BITU DE AQUINO, dentistas, escreveram livro técnico na área de odontologia.  Manoel Tomaz de Aquino (“Seu” Nelim), pai do escritor, teve farmácia em Varzea Alegre.


 

CESÁRIO  NEY DE ALMEIDA: nasceu em 20.02.1961, filho de João Alves de Almeida e Francisca Emília de Almeida (Ceci), escreveu “João Alves, um Gênio do seu Tempo”, merecida homenagem ao pai, técnico inventor respeitavel 


 

MARIA OTÍLIA DINIZ  ARCOVERDE nasceu em 30.03.1939, professora,  escreveu  “Crianças da Minha Vida e Outros Escopos” (2011). Arquivo de afetos para filhos e  netos


 

VITOR BRUNO FERNANDES SIEBRA: filho de Paulo Robson Siebra e Maria Iris Siebra. Escreveu poesias “Confissões e Páginas Perdidas”(2010)


Victor Bruno Fernandes Siebra nasceu em Várzea Alegre, em 27 de março de 1983. É filho de Marta Yris Fernandes Siebra e Paulo Robson Siebra. É jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí, com Pós-graduação em Língua Portuguesa e Arte-Educação.

Além de músico e blogueiro, atua como professor do ensino fundamental e médio, tendo lecionado também em instituições de ensino superior e cursos de capacitação diversos. É funcionário público municipal. É autor do livro “Confissões e páginas perdidas”.




 

GÊNES DE ALENCAR: nasceu em 27.10.1963, no Sítio Vacaria, filho de Augustinho Carlos de Alencar e Maria Francelina de Alencar. Poeta, trovador, sonetista, cordelista, cronista, ensaísta, publicou Eu e as minhas idéias (poesia); Memórias de um jovem brasileiro (cordel); Os poemas do meu diário, entre outros.


 

MARCIANO ALVES CORREIA: nasceu em 17.09.1983;  professor,  biólogo, bioquímico, Especialista  em Biologia Molecular, Técnico Ambientalista. Autor de “O Viajante e o Jequitibá”(2010)


 


SOUSA SOBRINHO - POETA SOUSA SOBRINHO


Francisco de Sousa sobrinho; filho de Manuel de Sousa Limam(Maurício das Varas) e Francisca Djanira de Sousa. Nascido aos 11 dias do mês de agosto do ano de 1951. Cursou o 1º grau na E.E.F José Correia Lima e o 2º no Colégio São Raimundo Nonato.

Poeta, compositor e radialista. Tem duas composições gravadas, sendo “São João no Ceará”, gravada por Pedro Sousa e no repique da Zabumba gravada pelo grupo Irmãos do Baião.

Autor de aproximadamente 200 poesias. No ano de 1970, foi para São Paulo retornando em 1977, sendo que em maio deste mesmo ano, passou a trabalhar na Rádio Cultura AM onde ficou até novembro de 1992 onde dentre vários, foi apresentador do programa Clube dos Apaixonados, tendo se destacado apresentando o Programa Arrasta pé no Sertão, programa de cunho cultural, dando ênfase e espaço aos sanfoneiros poetas e demais artistas varzealegrenses, tendo sido ainda, apresentador de programas jornalísticos e esportivos. 

Foi o idealizador produtor e apresentador do Festival de Sanfoneiros da Região evento este realizado durante dez anos de 1982 a 1992. Na gestão atual era funcionário da Secretaria de Cultura e Turismo, exercendo também as funções de locutor de vaquejadas cavalhadas e cavalgadas.

Sócio da APCDEC – Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Ceará com matricula nº 008; radialista profissional amparado pela Lei 6615/78 na função de locutor entrevistador e apresentador sob o número 7801 junto ao Ministério do Trabalho.



 


ANTÔNIO BATISTA VIEIRA:Nome Civil Antônio Batista Vieira, Pe Vieira, filho de Vicente Vieira da Costa e Senhorinha Batista de Freitas, nasceu em 14 de junho de 1919, no Sítio Lagoa dos Órfãos, ao sopé da Serra dos Cavalos, distrito de Calabaça, no município de Várzea Alegre.

Iniciou os estudos, Carta de ABC, com sua mãe; Estudos primários em escolas particulares com palmatória, sabatina, ditados, leitura de manuscrito e outros castigos físicos. Foi campeão em receber bolos pelo mau comportamento e campeão em dar bolos nas sabatinas. Fez o Curso de Admissão no Seminário do Crato, de julho a dezembro de 1930; Curso Ginasial no mesmo seminário, de 1931 a 1936. Filosofia no Seminário Maior de Fortaleza, anos 1937 e 1938; Teologia no mesmo Seminário de 1939 a 1942.

Ordenado sacerdote em 27 de setembro de 1942, em Crato. Cursos da CADES - "Português-1959 e 1960. Economic and Social Research Planning - Universidade da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos - Ano 1964. Rural Industrial Technology Tranning, na Universidade do Estadual do Ceará com estudantes americanos e japoneses; Curso de Direito na Universidade Federal de Direito do Rio de Janeiro, de 1970 a 1974. Estágio de Advocacia na Ordem dos Advogados do Brasil- Rio de Janeiro, 1973 e 1974. Curso sobre PIS - Casa do Advogado do Brasil- Rio de Janeiro, 1973. Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Filosofia de São João del Rei, Minas Gerais, 1973 e 1974.

Atividades Culturais: Professor de Português, Latim, Italiano e Grego, no Seminário do Crato de 1943 a 1953; Professor de Latim no Ginásio Diocesano, 1943 - Crato. Redator-Chefe do jornal "A Ação", Crato, 1943 a 1953. Professor de Português e Latim, no Ginásio Adahil Barreto, Iguatu – 1955-1866; Português, no Ginásio Senhor do Bonfim, em Icó, anos 1957 e 1961; Sociologia Educacional no Ginásio Senhor do Bonfim, em Icó, de 1959 a 1961. Diretor do Ginásio N. Senhora da Expectação - Icó - 1959 a 1961, Professor de Português e de Latim de 1959 a 1961; Literatura Portuguesa, na Escola Normal São José, em Iguatu, 1965 e 1966. Professor de Antropologia Critica e Problemas Filosóficos na Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro - 1972 a 1974; Ética - Faculdade Jacobina - Rio de Janeiro - 1974 e 1975.

Outras Atividades: Assistente Eclesiástico do Aspirantado da Ação Católica em Crato -1943 a 1953. Tesoureiro da Fundação Padre Ibiapina. Secretário da Sociedade do Hospital São Francisco de Assis. Capelão e construtor da Igreja de São Francisco de Assis, no Alto do Barro Vermelho. Fundador do Centro Cultural São Luis e do Salão Recreativo com aquisição da sede, hoje pertencente ao Bispado; Sócio-fundador do Instituto Cultural do Vale Caririense. Fundador e construtor do Ginásio N. Sra. da Expectação de Icó. Deputado Federal eleito para o período legislativo 1967 a 1970. Vice-Presidente da Comissão de Economia da Câmara dos Deputados. Presidente da Comissão de Inquérito da Câmara dos Deputados sobre o problema da açudagem no Nordeste, Comissão Parlamentar de Reforma Universitária e da Comissão Parlamentar de Orçamento. Membro da Comissão de Reforma do Código Civil. Integrante da representação oficial da Câmara dos Deputados ao Congresso Internacional de Municipalismo, na cidade de New Orleans - Estados Unidos - 1968. Colunista do jornal "O Povo", de 1954 a 1966 e de 1979 a 1987. Colunista do jornal "O Nordeste". Colaborador dos seguintes jornais: "A Cruz", Rio de Janeiro; "O Unitário", Fortaleza; "Congregação Mariana", Crato; "O Estado", Fortaleza; "Correio Braziliense, Brasília", "Guarani", Fortaleza.

Títulos: Fundador do Clube Mundial dos Jumentos; Sócio da Associação Cearense de Imprensa - Fortaleza; e da Associação Cearense de Jornalistas do Interior; Registro de Professor de Latim e de Português da CADES - MEC; Registro de Diretor de Ginásio; Jornalista Profissional; Advogado Profissional; Titulo de Licenciatura em Filosofia, Ciências e Letras.

Trabalhos Publicados: Aspirantado e Benjaminato da Ação Cató1ica - Tip. "A Ação" - Crato; Um Hospital Regional para Iguatu (Tese defendida no Congresso dos Jornalistas do Interior, em Iguatu – 1965); Análise da Política Brasileira à Luz do Humanismo Cristão - Imprensa Nacional- Brasília - 1967. O Chofer de caminhão, Construtor de uma Nova Civilização - Imprensa Nacional- Brasília - 1967. Projeção Econômica do Ceará, na Conjuntura Regional do Nordeste - Imprensa Nacional- Brasília -1967. A Igreja e o Desenvolvimento do Nordeste - Imprensa Nacional - Brasília -1967. Nome Parlamentar - Imprensa Oficial- Brasília - 1968. O D.C.T. e a Injustiça Salarial dos seus Funcionários - Imprensa Nacional Brasília - 1968. Universidade e Tecnologia Regional- Imprensa Nacional- Brasília -1968. Participação da Igreja no Processo Social e Humano - Imprensa Nacional Brasília - 1968. Liberdade de Imprensa - Imprensa Nacional- Brasília -1968. Reforma Universitária e Supressão dos Exames Vestibulares - Imprensa Nacional- Brasília -1968. Padre Antônio Tomaz, Cantor da Terra e da Gente Cearenses - Imprensa Nacional- Brasília - 1968.

Livros Publicados: 100 Cortes sem Recortes – 1a e 2a edições - Imprensa Universitária - Fortaleza - 1963. O Jumento, Nosso Irmão - Editora Freitas Bastos - 1a e 2a edições - Rio de Janeiro – 1964; O Verbo Amar e Suas Complicações - 1a e 2a edições. Gráfica Editora Record - Rio de Janeiro - 1965. Sertão Brabo - Editora Gráfica Brasileira - São Paulo -1968. Mensagem de Fé para quem não tem Fé - 1a e 2a edições - Edições Paulinas -1981 - São Paulo. Penso, logo Desisto - Editora Stylus - 1982 - Rio de Janeiro. Pai Nosso - 1a e 2a edição. Edições Paulinas - 1983 - São Paulo. Mensaje de fe para quien no tiene fe - Ediciones Paulinas - 1983 - Santiago, Chile. Bom dia, meu Irmão - Imprensa Oficial- Fortaleza - 1984. Porque fui Cassado - 1a e 2a edição - Imprensa Oficial- 1985. Gramática do Absurdo - Imprensa Oficial- Fortaleza - 1985. A Igreja, o Estado e a Questão Social- Gráfica Editel- 1986 - Fortaleza. A Família (Evolução histórica, sociológica e antropológica). Imprensa Oficial- Fortaleza - 1987.

Fontes Bibliográficas: Anuário Delta La-Rousse - 1965. Afrânio Coutinho - Brasil e Brasileiros de Hoje, 210 vol. p. 619 - 1961. Almanaque do Cariri - pág. 64 - 1949; Boletim Banco do Nordeste do Brasil- Iguatu - p. 5 e 26; Biblioteca da Câmara dos Deputados - Deputados Brasileiros da 6a Legislatura, p. 489 - 1968. Brazilian News - Information Service of the Brazilian Embassy - London 25 de março de 1964. Carlos Feitosa - Fundo e Forma das Crônicas do Pe. Vieira - Revista Itaytera, n0 12, 1968 - p. 69 a 76; Diversos - Vôo Livre - Pés no Chão, 45 a 47 - 1979. Dias da Silva - Um Padre e muitas proezas, p. 50 a 55 – 1982, 92 a 99 - 2010; Eurípedes Chaves Júnior - Raimundo Girão, polígrafo e homem público, p. 171 -1986. Fernandes Távora - Idéias e Perfis, pág. 191 a 199; Informations Catholiques, março de 1968 - Paris. José Arraes de Alencar - O Zero ou o Eterno Milagre da Linguagem - pág. 144 - 1964. José Arraes de Alencar - Vocabulário Latino, 2a edição, p. 353 a 355 - 1961. J. Bernardo Cabral- A Palavra em Ação, pág. 97 e 98 - 1980. J. C. Alencar Araripe - Gente da Gente, p. 65 a 70 - 1979; Luís Gonzaga - O Sanfoneiro do Povo de Deus e Apologia do Jumento Baião "O Jumento, Nosso Irmão"; Maria Orildes Sales Freitas - Janela da Saudade, p. 120 e 121 - 1986. Mozart Cardoso de Alencar - Doce de Pimenta, p. 7 a 10 - 1984. Otacílio Anselmo - Pe. Cícero, Mito e Realidade - 1968. Pe. Helvídio Martins Maia - Pretensos Milagres em Juazeiro, 1974. Renato Soldon - Verve Cearense, p. 9 e 10 - 1969; Raimundo Araújo - Revista Itaytera, nl? 31, p. 85 e 86, n0 31 - 1987. Resenha Legislativa - Câmara dos Deputados-1967 e 1968; Risério Leite - Baneb, jornal-maio 1965 e julho de 1966; Revista Região - Crato - julho 1973. Raimundo Girão e Maria da Conceição Souza - Dicionário da Literatura Cearense, p. 231.1987. Roberto Feijó Ribeiro - Dicionário de Pseudônimos, Cognomes e Títulos Famosos, p. 39 -1983; Nertan Macedo - Agreste, Mata e Sertão - p. 47 a 51; Patativa do Assaré - Cante Lá que eu Canto Cá - p. 100 a 104, 243 e 244; Raimundo Meneses - Dicionário Literário Brasileiro,12a edição, p. 703 1978; Universidade Santa Úrsula - A Hora do Homem, p. 15 a 19 - 1973. Tomé Cabral - Dicionário de Termos e Expressões Populares, 1972. Valdemar Alves Pereira - Na Cidadela das Letras, p. 26 - 1987. Zé Nilton - LP: Fofocando: O Jumento, nosso Irmão". J. Figueiredo Filho - O Jumento, Nosso Irmão - Revista Itaytera, 11a, 1963-1964, pág. 98. João Bandeira - Versos Agrestes, prefácio Moacyr Gondim Lóssio - Iniciação à História do Cariri - pág. 182. J. Ferreira - Contos Estranhos - Fortaleza - 1987 - págs. 65, 78, 118 e 179. Amorim Filho e Expedito Duarte - Arre! Gordo Cheio de Graça! - págs. 145 e 154. José de Almeida Pimentel- Relaxe - 1987 - Fortaleza. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - Novo Dicionário da Língua Portuguesa – 2a edição – 1986.

O saudoso conterrâneo destacou-se no cenário literário nacional e internacional, com o livro “o jumento nosso irmão”, traduzido para a língua inglesa. Preocupou-se com a proteção ambiental e defesa dos animais, mesmo antes de campanhas deflagradas sobre o assunto. Faleceu no dia 19 de abril de 2003, enterrado na Capela de Cristo Rei, na Lagoa dos Órfãos, distrito de Calabaça, Várzea Alegre, local onde nasceu.


 


PAULO RICARDO: Paulo Ricardo Bezerra Pinho, filho de Antonia Bezerra Pinho e Raimundo Nonato Pinho. Nasceu em 12 de junho de 1984, no sítio Periperi, Várzea Alegre, Ceará.

Tem três irmãs, sendo assim o único filho homem do casal. Faleceu em 04 de novembro de 2006, aos 22 anos, vítima de um acidente de moto.

Era um jovem calmo, muito querido e tinha uma arte magnífica de escrever poesias. Era com muita facilidade que Paulinho compunha poesias, que todos os temas que lhe solicitassem ele fazia.

 Suas poesias foram destaques no FESTAL e em apresentações no LEO JR. Deixou muitos escritos interessantes que está sendo organizado por sua irmã, Janaína, para ser publicado. 

O SONHO DE SER POETA

É muito triste saber
Que da vida do sofrer
Nós também fazemos parte
Mesmo nossa bela arte
Que escrevo pra aprender
Faz da vida uma meta
Segue em linha reta
O sonho de um menino
Seu sonho de ser poeta

Sonhava um dia fiel
Escrever como cordel
Nas linhas e versos bem feito
Falo com todo respeito
Decifrando a terra e o céu
Seguiu de forma correta
Alcançando sua reta
E seu sonho de criança 
Acreditou na esperança
No sonho de ser poeta.

Paulo Ricardo. 


 


PEDRINHO DA VIOLA: Pedro Gonçalves Vieira  popular Pedrinho da Viola Rei da poesia o campina nascido em Várzea Alegre  estado do Ceará em 29/06/1965.

Autor de poemas e canções, morando a 44 anos no sítio Várzea de Dentro no distrito de canindezinho neste município.

Filho de Luiz Vieira e Joana Félix, casado com Maria de Fátima da Silva, pai de quatro filhos: Cícera, Natália, Elisabeth, Leonardo. 
Amante da literatura de cordel que lhe projetou artista região vale do machado, substituindo Zé Clementino apaixonado por Várzea Alegre


 


JOAQUIM DODÔ: Joaquim Alves da Costa, nasceu em 11 de maio de 1919, no sítio Brejo do município de Várzea Alegre no Ceará.Filho de Caetano saraiva de Lemos(Dodô) e de maria Correia Lima. Viveu dois casamentos: o primeiro com Cecília de Sousa Costa com quem teve com ela quatro filhos, Francisco (Chico Dodô), Carmelita, Alaíde e Francisco (Assis). O segundo com Terezinha Nunes, da qual não constituiu família. Durante o Primeiro casamento residiu até o ano de 1973 no sítio Cajazeiras. Posteriormente residiu em Juazeiro do Norte retornando em 1976 à cidade de Várzea Alegre onde se fixou até a sua morte no dia 16 de maio de 2005, Agricultor, comerciante quando em Juazeiro do Norte, mas sempre um poeta nas horas vagas ou de lazer com os seus amigos.

Exímio contador de causos que a maioria das vezes representava nas suas poesias dosadas de ironia e sarcasmos.

Em conversa com Bidim, seu grande amigo, e este, referindo-se a um tema cantado por ele e Vicente Feitosa, poeta, Joaquim Dodo compôs este:

"Ele morreu mas deixou
Seu nome imortalizado"

Se o Padre Ciço Romão
Chegasse no Juazeiro
Pra visitar os romeiro
Botasse a santa benção
Com grande satisfação
Com os romeiro a seu lado
Tudo ali bem consolado
Mas o seu tempo passou
Ele morreu mas deixou
Seu nome imortalizado.

Ah! Se o Dr. Juscelino
Viesse de novamente
Chegasse alegre e contente
E ainda eu fosse menino!
Foi um governo tinindo,
Porém, foi acidentado
O motorista ao seu lado
Muita gente ali chorou,
Ele morreu mas deixou
Seu nome imortalizado.

Se eu visse Virgílio Távora
Gritar na frente do eito
Ele muito satisfeito
Na Várzea-Alegre ele estava
E daqui desceu pra Lavra
Quando ele foi deputado
Foi governo do Estado
Foi também meu Senador
Ele morreu mas deixou
Seu nome imortalizado.


 


CLÁUDIO SOUSA: Cláudio José de Sousa, nasceu em 17 de Fevereiro de 1970, na Cidade de Várzea Alegre - Ceará,  filho de José Raimundo de Sousa e de Maria Amélia de Sousa. 
Iniciou-se na poesia no período escolar, em 14/03/1987, foi Chefe dos Escoteiros Mirins no período de 1986 a 1992, após a extinção do grupo, enveredou pelo rádio onde fez o curso de radialista, divulgador da cultura poética do município, em seus programas sempre recita poesias de poetas conterrâneos, de outros municípios e de sua autoria também. 
Ministra o programa "Forrozão da Cultura", na Radio Cultura de Várzea Alegre, das 16:00 ás 18:00hs e aos sábado, das 05:00hs, o "Canta Luiz", onde toca músicas do Luiz Gonzaga.

Destaca como poesias principais: 
“dia 14 de março dia da poesia”
“o mundo de Cláudio Sousa é Pouca coisa ou quase nada”, 
“novos contrastes de Várzea Alegre”, 
“só não sei o que é que faça pra sair da solidão”

Dia 14 de março dia da Poesia

Dia quatorze de março
Digo com convicção
Que este dia hoje em dia
Não dar mais satisfação
Se é dia da poesia
Eu juro que não sabia
Lhes digo de coração

As televisões não mostram
Nem investe na poesia
Nos rádios quando elas saem
É só besteira e anarquia
E o poeta nordestino
Se acaba em seu destino
Vai morrendo a cada dia

As aventuras dos vaqueiros
As mentiras dos pescadores
As boiadas nos currais
Os gritos dos aboiadores
Tudo é coisa de outrora
Nada disso mais vigora
E o poeta sente as dores

Não tem mais inspiração
Nem mesmo de um grande amor
Nem de uma grande paixão
Algo muito sedutor
Dependurou a viola
Não usou mais a cachola
Nem em poema de flor

Não tem inverno nem seca
E fica aquela confusão
E o poeta em desespero
Sem ter mais inspiração
Sem ter o seu céu azul
Vai logo embora pro sul
Esquecendo a profissão

São pouco os poetas aqui
Dá até pra se contar
Os outros já foram embora
Deixaram até de cantar
Mesmo assim ainda é hora
De jogar a mágoa fora
E um verso dela tirar

Porém ainda desejo
Outro voto aqui lhe dou
E você que ainda é moço
Que a velhice não pegou
Invente de fazer poesia
Antes que acabe o dia
Seu dia que lhe restou.


 


AÉCIO VIEIRA: José Aécio Vieira Damasceno, nasceu em 09 de Julho0 de 1967 em Várzea Alegre, filho de Alceu Alves Damasceno e Dona Maria Letícia Vieira.

Artista plástico formado pela faculdade de artes de Osasco, e também poeta, morou 20 anos em São Paulo, onde concluiu parte dos seus estudos.

- Ensino Fundamental – Colégio Continental em Osasco – SP.
- Ensino Médio – Colégio Haya em Osasco - SP
- Formado em Artes pela FEBASP: Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
- Engenharia Elétrica pela FESP: Faculdade de Engenharia de São Paulo.
- Licenciado em Eletrônica e Máquinas Elétricas pela FATESP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
- Licenciado em Física pela UECE – Universidade Estadual do Ceará.
- Pós-Graduado em Planejamento Educacional pela Universo: Universidade Salgado Oliveira do Rio de Janeiro.
- Trabalhou 10 anos com Arte Educação nas Escolas Estaduais de São Paulo.
- Trabalhou em escolas da Rede Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo – CEETEPS.
- Engenheiro de Projetos Elétricos na iniciativa privada em São Paulo.
- Trabalha atualmente na Educação de Caucaia -Ce

EXPOSIÇÕES

1988 –Coletiva de desenhos no Salão da FEBASP
1989 – Individual de óleo/tela em Várzea Alegre –Ce
1991 – Individual de óleo/tela no espaço: Artes da NANNA – Rua Barcelar – Vila Mariana – SP.
1994 e 1996 – Amostras de Artes em Taboão da Serra – SP.
1999 – Individual no CMCB: Colégio Militar do Corpo de Bombeiros em Fortaleza.
1999 – 1º Lugar no III FESTIART do CEFET-CE.
2000 – Individual no Colégio Monsenhor Luis Rocha em Fortaleza – Ce.
2001 – Amostra de desenhos no Liceu de Caucaia – Ce.
2005 – Individual no Centro Cultural Patativa do Assaré – Fortaleza – Ce.
2007 – Individual no Shopping do Lustosa – Caucaia – Ce.
2008 – Participação no 2º Salão Felizartes em Caucaia – Ce.
2009 – Participação do 3º Salão de Artes em Caucaia – Ce




MARCOS FILHO: Francisco Marco Filho nasceu no dia 18 de abril de 1972, no sítio Várzea Grande, distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, Ceará, filho do ferreiro Francisco Marques da Costa e da dona de casa Tereza Ferreira da Costa, sendo o décimo e último filho do casal.

É radialista há 22 anos e membro da Academia Varzealegrense de Letras. No setor de Comunicação, em maio de 2007, fundou, em parceria com o radialista Nonato Alves, a Metas Comunicações, empresa que atua na construção e administração de web sites e no mercado publicitário. É responsável, também em parceria com o radialista Nonato Alves, pelo site Várzea Alegre.com, principal portal de notícias online da cidade.

É sócio-fundador da Casa & Cia, empresa do ramo varejista de móveis e eletrodomésticos. Atualmente trabalha na Rádio Cultura de Várzea Alegre, respondendo pela direção de radiojornalismo e pelo departamento comercial da emissora. É assessor de comunicação da Prefeitura de Várzea Alegre, da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre, presta consultoria à Câmara de Vereadores de Cedro, e é diretor de comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre.




DAGOBERTO DINIZ: Dagoberto Diniz é filho de José do Carmo de Souza e Mirian Diniz Souza. Nasceu em Fortaleza no dia 08 de dezembro de 1958. Concluiu o ensino fundamental na escola Padre João Piamarta e o ensino médio no Colégio Estadual Liceu do Ceará, ambos em Fortaleza.

É Professor de Filosofia e Sociologia da rede estadual de ensino, onde ingressou através de concurso público. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Cursou Pós-graduação em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (Rio Grande do Sul) e Gestão Escolar pela Universidade de Santa Catarina. Curso de Extensão “Epistemologia” em Platão, Aristóteles, René Descartes, Jonh Loock, Emanuel Kant e Hegel, pela Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza.

Foi Diretor - através de concurso e eleição - da Escola Maria Afonsina Diniz Macedo, em Várzea Alegre. Exerce atividades de Tutoria em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Ceará. Publicações: vários artigos de jornal, dois artigos científicos, textos na internet e dois livros: Antologia Sertão Brabo e Considerações Contemporâneas.

Próximos lançamentos: Prédicas aos varzealegrenses; Aforismos; A Escola Necessária. Atualmente está como Secretário Municipal de Educação, desde o ano de 2005. É presidente da Academia Varzealegrense de Letras (AVL), onde ocupa a cadeira N° 04, que tem como patrono o jornalista Joaquim Ferreira.






MARCIANO ALVES CORREIA: Marciano Alves Correia, filho de Mariano Alves Correia e Maria José da Silva Correia, nascido em 17 de setembro de 1983, na cidade de Várzea Alegre, Ceará.

Cursou o Ensino Fundamental na EEIFM. Pedro Sátiro e o Ensino Médio na EEM Maria Afonsina Diniz; Técnico em Administração, Finanças e Secretariado pelo Centro de Integração Empresa Escola – CIEE; Biólogo Licenciado pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialista em “Biomedicina” pela Faculdade Leão Sampaio – FALS e Especializando em Educação de Executivo Escolar pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará – CEFEB. 

Casou em 07 de janeiro de 2012 com Natasha Bezerra Alves, Assistente Social. Atualmente exerce os cargos de Professor e Coordenador do Curso Técnico em Secretaria Escolar na EEEP. Doutor José Iran Costa e ocupa a Cadeira nº 18 da Academia Várzealegrense de Letras - AVL, tendo como patrono Dr. Dário Batista Moreno - 1927.






ANTÔNIO DE SÁTIRO: Antonio de Sátiro nasceu no sítio Boa Vista, no dia 10 de maio de 1907, em Várzea Alegre. 

Filho de José Gonçalves de Oliveira (José de Sátiro) e Luiza Maria do carmo. Formou-se na antiga Faculdade de Farmárcia e Odontologia do Ceará em 1937. 

Logo depois veio trabalhar em sua cidade natal, sendo assim o 1º dentista formado de Várzea Alegre. Depois de sua formatura mudou o seu nome de Antonio Gonçalves de Oliveira para Antonio de Sátiro. 

Mudou-se para Fortaleza com Sua esposa Laura, sua prima legitima. Nos anos cinqüenta foi residir em Juazeiro do Norte, sendo benquisto pelo povo, principalmente os mais humildes, por ter sido um profissional que exercia sua profissão de forma abnegada. Sua primeira esposa foi Laura Alves de Oliveira.  

No final da vida, poucos anos antes de sua morte contraiu núpcias com Isabel Maria da Conceição. Faleceu no dia 20 abril de 1992, em Várzea Alegre.






JOSÉ GONÇALVES: Jose Gonçalves era poeta violeiro.  Por 37 anos manteve o programa “Retalhos do Sertão” na radio Borborema, no vizinho estado da Paraíba. 

Participou de mais de 50 congressos e festivais, tendo conseguido o primeiro lugar em vários deles. gravou um LP “retalhos do sertão”,  este que teve a participação do, na época governador da Paraíba,  Ronaldo Cunha Lima.



 JURANI CLEMENTINOJurani O. Clementino nasceu em Várzea Alegre – CE, no dia 17-03-1979. É filho de Francisco Aldo Clementino e Maria de Fátima Oliveira Clementino. Sempre gostou muito de ler e escrever. 

Estudou nas escolas Pedro Alexandre de Sousa (Sitio Queixada), Manoel Salvador (Sítio Carnaúbas), Colégio São Raimundo Nonato (Várzea Alegre) e Escola Maria Afonsina Diniz Macedo. Ainda em Várzea Alegre escrevia textos (crônicas e artigos de opinião) que eram lidos na Rádio Cultura de Várzea Alegre. Em 1999 tornou-se professor do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Em 2001 faz vestibular para Comunicação Social - Jornalismo pela UEPB. Aprovado passa a morar em Campina Grande. Forma-se em 2005, Trabalha na TV Paraíba, afiliada da Rede Globo, entre os anos 2004 e 2009. 

Após fazer especialização em Comunicação e Educação (2007) começa a lecionar na Faculdade do Vale do Ipojuca FAVIP - Caruaru. Em 2009 é aprovado na seleção de mestrado em Desenvolvimento Regional MDR/UEPB/UFCG/UFRJ. Em 2011, conclui o Mestrado tento participado de um intercambio com o Instituto de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Logo em seguida (2012) é aprovado no doutorado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Hoje também é professor do curso de Publicidade e propaganda na Faculdade Reinaldo Ramos - FARR, Campina Grande. Cronista, assina desde 2009, uma coluna no site paraibaonline. 

Lançou em 2013, a biografia do compositor Varzealegrense Zé Clementino, intitulada: Zé Clementino: O "matuto" que devolveu o trono ao Rei (EDUEPB, Latus 240p). O livro foi um grande sucesso, ao ponto de ter a sua primeira edição esgotada em menos de seis meses. Uma nova edição já está sendo providenciada. Pretende ainda lançar outros títulos e já conta com dois projetos engatilhados, sendo um de poesia e outro de crônicas e contos.









7 comentários:

  1. Tudo aqui, com certeza, feito com muito carinho e competência, é uma excelente fonte de pesquisa para todos nós.
    Todos, de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse blog...importante não somente para os cidadãos varzealegrenses reconhecerem os artistas da terra, com também saber as origens dos mesmos e também conhecer essa parte da história da nossa cidade...Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Poderemos construir, coletivamente, a nossa história. Sugestões sobre informação omitidas nas biografias e correções da dados podem representar um grande passo nesse sentido.

    PARABENS AO BLOG DO SANHAROL! Parabéns ao organizador da postagem.

    Maria Linda Lemos Bezerra
    (Bitu Costa, de sangue e coração)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou pesquisando sobre a história de nossa família.
    O sr. Francisco (www.familiascearenses.com.br) já me passou que os patriarcas de nossa família (Bezerra de Várzea Alegre-CE) são Agostinho e Bernardo Duarte Pinheiro.
    Agora precisamos encontrar o meio. Gostaria de saber se algum dos escritores aqui teria informações sobre meus avós: Antonio Bezerra Lima (filho de José Alves Bezerra e Toinha Francisco Bezerra; neto paterno de Manezinho e Valdivina - não sei datas.) e Maria Bezerra de Souza (filha de João Pereira de Souza e Isabel Pereira Souza; irmã de José [acima]neta paterna de José.
    Atenciosamente,
    htt://familiaalvespereira.blogspot.com
    temos uma árvore no mundia.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho bastante material transcrito sobre o nosso povo de Várzea Alegre. Quando, mais ou menos, nasceram esses seus antepassados?

      Excluir
  5. Meu Pai Raimundo Otoni Alves de Lima, filho de Otoni Alves de Lima, nascido em Varzea Alegre em 19/08/1927
    Gostaria de manter contato com familiares que ainda residam no local abençoado por Deus.!
    e-mail brancolima@ibest.com.br

    ResponderExcluir