VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

019 - Do Tempo do Bumba - Memória Varzealegrense

VIGILANTE  CAUTELOSO.

O Sr. José Dias, era proprietário de uma mercearia na praça Santo Antônio em Várzea Alegre – Ceará. A mercearia era acoplada a sua residência, que ficava atrás da capela. Dos fundos da residência até chegar no corredor dos Grossos, ele possuia um terreno desocupado.
O proprietário contratou Ferrim de Bastiana, para cuidar do terreno, nos serviços de cercas, limpeza e e cuidado com a entrada de animais. Como Ferrim na época estava em litígio com a mulher, ficou morando  numa pequena casa de taipa que tinha no canto do terreno.
Certa vez Genésio Faisca e Raimundinho de Zezim de Eugênio estavam numa farra no Ingèm Véi e resolveram levar duas mulheres para uma aventura no terreno. Depois que abusaram das duas, resolveram maltratá-las para alimentarem os seus instintos selvagens.
As mulheres que não tinham mais o que perder, no dia seguinte prestaram queixa na delegacia. Depois de formulada a queixa, a fofoca correu na pequena cidade mais rápida do que fogo em isopor.
Aquela fofoca para o Sr. José Dias que era um cidadão de bem, foi como uma tortura. Em virtude de tanto falatório o Sr. José Dias foi questionar o acontecido com o seu vigilante:
- Mas Ferrim. Como foi que você deixou acontecer uma coisa dessa dentro do meu terreno?
Ferrim se defendendo falou:
- Mais Seu Zé. Eu num pude fazer nada não. Sabem quem era os caba? Era Geneso e Raimundim de Ougeno, todos dois bebo e armado de faca. Eu fechei foi as portas e fiquei iscundido detrás da parede, peles num saber qui eu tava lá.
- Mas você podia pelo menos ter dado uns gritos neles.
- Cuma Seu Zé? Se na ora qui eles cumeçaro a açoitar as quenga, qui elas cumeçaro a chorar, eu sicaguei todim?

Dedicado a Fátima Bezerra, parente do corajoso vigilante.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário