VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

SÃO  COISAS  DO  MEU  TORRÃO.

Respondendo ao poeta Gean, conforme ele pediu.

Gean Claude foi passar
As férias na nossa terra,
Viajou fazendo guerra
Sem dinheiro pra gastar.
Na bagagem um celular
No bolço nem um tostão,
Podia faltar razão
Mas não faltava bebida.
Essas histórias de vida
SÃO  COISAS  DO  MEU  TORRÃO.

Chegando de madrugada
Não encontrou nada aberto,
Nem mesmo o bar de Alberto
Pra tomar uma lapada.
Mas não desistiu por nada
Desceu lá do calçadão,
Com a mochila na mão
E foi bater no Mercado,
Para deixar registrado
AS  COISAS DO  MEU TORRÃO.

Na chegada do mercado
Já fica logo bebendo,
Só ele fica sabendo
Que vai ficar pendurado.
Mas vai pedindo fiado
Depois chama Luizão,
Para cantar um baião
E a conta vai aumentando.
Só Gean fica gostando
DAS  COISAS  DO  MEU  TORRÃO.

Deixa a conta pendurada
E segue pra padaria,
Pega lá a mincharia
Vola na mesma pisada.
Mas avista na calçada
Dr. Carlos seu irmão.
Diz: - Carlinos não vá não
Contar isso pra Senhor.
Isso aqui é só humor
DAS  COISAS  DO  MEU  TORRÃO.

Na busca pela bebida
Vai parar em Dakson Aquino,
Diz: - Eu sei que esse menino
Tem cana boa escondida.
O gosto da minha vida
É conhaque de alcatrão,
Misturado com limão
Sem ser preciso eu pagar.
Se outro dia eu voltar
VOLTO  PRA  ESSE  TORRÃO.

A Gean foi perguntado
Se o Mundim, tinha visto,
Disse: - Vi igual a Cristo
Com um ladrão de cada lado.
Ele tava no mercado
Com um gravador na mão,
Para gravar um mourão
Da dupla de violeiro.
Se ele ficar sem dinheiro
SÃO  COISAS  DO  MEU  TORRÃO.

Mundim do Vale.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário