VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Causos lá de nós - Memória varzealegrense

APOSTA  CARA.- Mundim do Vale

No ano de 1988, nós passávamos uma semana santa no Pecém e para passar o tempo, João Morais inventou um jogo de dominó. Ele dizia que  para levar o jogo a sério teria que ser apostando, a metade dos jogadores rejeitaram a ideia da aposta, mas João Morais muito mala, disse:
- É uma aposta simbólica, nós vamos apostar moedas, não vale cédulas e as moedas terão um valor único.
Os jogadores eram; Eu, Morais, Cascudo e Paulo, os perus eram; Sérgio, Joaquim, Marcos e Ozanam.
Eu tinha poucas moedas e perdia muito, foi preciso arrumar umas medalhas para não ficar fora do jogo. Quem ganhava mais era Morais e Cascudo.
Quando Cascudo batia uma parada dizia:
- Isso aqui é para completar o leite das crianças.
Morais quando ganhava dizia:
- Isso aqui é para completar o pagamento da camionete de tração que eu vou comprar pra nós ir pra festa de agosto em Várzea Alegre. Na cabine vai; Eu, Marta, Fátima e as crianças. Na carroceria vai; Sérgio, Joaquim, Ozanam,Cascudo e Militão. Nanum vai no Santo Antônio.
Naquele momento Paulo falou:
- Eu também vou em cima.
Morais não concordou:
- Vai não senhor. Você faz muita confusão, pode descer.
Continuaram o jogo Morais bateu outra parada e quando recolheu as moedas falou:
- Arre égua! Já tão casando é com moeda de São José. Mas não tem nada não, ela vai servir para proteger a nossa viagem.
Terminado o jogo Cascudo foi conferir o seu ganho, dava para comprar dois litros de leite de cabra.
Morais foi conferir o dele, dava para comprar meio litro de óleo.
Terminou a folia do jogo Paulo falou:
- Eita que essa viagem vai ser boa de mais, eu vou daqui até Várzea Alegre, apostando jumento com Nanum.
Eu respondi:
- Mas Paulo, você não tem vergonha mesmo não.
- Porque?
- Porque não faz nem uma hora que o homem botou você pra descer do carro dele e você já tá abigorando pra pegar um bigu.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário