VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Causos lá de nós - Memória Varzealegrense

UM  FENÔMENO  NA  VARJOTA - Mundim do Vale

Certo dia em Várzea Alegre – Ceará, estavam reunidos no salão da Casa das Máquinas; Acelino Leandro, Luís Bezerra, Fatico Fiúza, Otacílio Correia e Vicente Cesário. De repente apareceu Chico Danga curtido uma ressaca aliada a uma embriaguez.
Fatico Fiúza falava de inverno. Chuvas, Trovões e relâmpagos. Uma hora  ele falou em fenômeno e Chico Danga entrou no salão tremendo mais do que vibrador de viúva. Chico Sentou-se entre Fatico e Vicente Cesário e foi logo perguntando:
- Seu Fatico o qui é fenomo?
Fatico com aquela paciência que era possuidor tentou explicar:
- Chico, fenômeno é um acontecimento difícil de uma explicação correta.
Chico Danga se achando contemplado com a resposta de Fatico completou:
- Apois ontom-se acunteceu um fenomo cum eu essa noite. Eu tava bebendo cachaça no frejo aí quando deu meia noite eu dici sozim. Quando eu cheguei na frente da cruz de Valdizo Corrêa, um bicho siatravessou na minha frente. Ele tinha quatro braço, quatro perna e duas cabeça, uma cabeluda e a outra careca, ele foi chegando perto deu e preguntou:
- Cadê Chaga Chibata?
- Eu num sei de Chaga Chibata, não.
- Você sabe, diga logo qui eu vou levar ele.
- Eu num vivo apregado im Chaga, não.
- Apois eu vou levar você qui é pra num perder a viaje. Ele partiu pra riba deu e eu neguei o coipo de banda, mais cum aquele tanto de braço e de perna, ele agarrou eu e ficou safanano. Teve uma hora qui ele tava arrastando eu no chão aí eu peguei um cano e taquei na cabeça careca dele. Ele deu um grito tão medõe qui os cachorro da vajota latiro. Depois ele ficou arrotano fogo, aí eu quis dá ôta tacada nele, mais ele se virou num mucêgo e arribou no rumo do Roçado de Dento, qui paricia uma lamparina avuando.
Naquele momento Fatico quebrou o silêncio:
- Pois é  Chico, você entendeu perfeitamente o que é um fenômeno.
Logo depois Chico foi até onde estava Otacílio e pediu:
- Seu Otacilo me arrume um trocado prumode eu tumar uma cachaça lá no bar de André.
Vicente Cesário respondeu por Otacílio:
- Não tem futuro você beber mais não Chico, se você beber o bicho volta e leva você no lugar de Chagas Chibata.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário