VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Versos lá de nós - Memória Varzealegrense

A  BRIGA  DOS  TRÊS  JOÃOS - Mundim do Vale

Literatura de cordel.

João grilo tava teimando
Com Joãozinho Bonequeiro,
Foi chegando João Sem Braço
Que andava sem dinheiro.
Meteu-se na confusão
Dizendo: - Onde tem dois João
É preciso um João terceiro.

Joaõ Grilo disse: - Eu sou João
Aqui e na caixa prego
Já quebrei um santuáriio
Já mandei prender um cego.
Botei o cão pra correr
E agora quero saber
Esse chifre a quem entrego.

Joãozinho disse:- Eu também
Sou o João de Damião
Moro com o Cláudio Souza
Mas não respeito, ele não.
Uma vez no São Caetano
Eu me juntei com um cigano
Pra roubar o sacristão.

João Sem Braço disse:- Vixe!
É muito João delinquente
Já pedí até esmola
Como um deficiente.
Se o Brasil não se cuidar
Eu vou me candidatar
Para ser o presidente.

João Grilo:
Vamos formar nosso trío
Pra fazer e acontecer
No Alto do Colorau
Vamos dançar e beber.
Joãozinho vai pra janela
Pra ficar de sentinela
Se o Cláudio aparecer.

João Sem Braço:
Eu fico cobrando a cota
Depois divido o dinheiro
Tiro cinquenta pra mim
E dou dez ao sanfoneiro
Depois nós vamos gastar
Bebendo de bar em bar
Com Cláudio e Sávio Pinheiro.

Joãozinho:
Eu não confío em você
Fazendo arrecadação
Se não tivermos cuidado
Não vai sobrar um tostão.
Sei que tu só tem um braço
Mas é facil dar um traço
Levar tudo pro Gibão.

João Grilo:
Eu também não acredito
Nesse cabra do Gibão
O Giovane já me disse
Que ele é um fino ladrão.
Se o cabra vacilar
Ele leva o celular
Mesmo só tendo uma mão.

As ofensas foram a deixa
Pra começar a arenga
João Grilo apanhou tanto
Que ficou até capenga.
Joãozinho disse: Tou Brabo!
Eu agora arranco o rabo
Desse mói de fí de quenga

Foi chegando um soldado
Disse:- A justiça não tarda
Vocês respeitem a polícia
Que eu estou aqui de guarda.
Fizeram foi achar graça
Bateram tanto no praça
Que rasgou-se até a farda.

Eu digo agora ao leitor
Que o cordel é verdadeiro
Foi lá no bar de Alberto
Nesse mês de fevereiro.
É uma história fiel
A fonte desse cordel
Foi Dr. Sávio Pinheiro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário