VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Escola José Correia Lima comemora seus 68 anos

Várzea Alegre: Escola José Correia Lima comemora seus 68 anos de fundação


A Escola de ensino médio José Correia Lima, completa nesse dia 30 de novembro de 2015, 68 anos de fundação. Hoje a Instituição educacional tem à frente como diretor, o professor Carlos André, onde há 05 anos ocupa o cargo administrativo.

Para comemorar essa data tão simbólica, a direção da referida escola prepara uma semana de programação que terá início nessa segunda-feira (30).

Haverá de princípio um momento solene com alunos e professores, seguido de atividades temáticas de oficinas nas salas de aula.No dia 02 de dezembro, terça-feira, a escola prepara uma atividade intitulada como Gincana Solidária, com o objetivo de oferecer melhorias na sua estrutura física.

Para a direção, a escola contendo um melhoramento na sua estrutura física, melhora as condições de trabalho e consequentemente as condições de ensino e principalmente de aprendizagem.

Então essa atividade denominada também de superação, é uma ação ampliada de caráter global, envolvendo alunos, professores, funcionários, pais e a comunidade em geral. Nesse dia serão realizados reparos na escola, como consertos elétricos e hidráulicos nos móveis, pinturas e restaurações de paredes. Para isso a escola necessita da ajuda voluntária de pais de alunos, pessoas da comunidade que tem tal habilidade.

A justificativa para o desenvolvimento do trabalho, segundo Carlos André, resulta da seguinte maneira, se a escola está aniversariando, o ideal é que ela receba o presente, ou seja, essa atividade visa em presentear a Instituição educacional. A escola estará à disposição o dia todo para a comunidade.

Na grade festiva, os jogos interclasses  serão realizados no Centro Social Urbano (CSU), tendo início a partir da manhã de quarta-feira (02). A noite será idealizada a III corrida de rua, apresentando mudanças, a começar pelo horário, já que as demais edições eram realizadas no período da manhã. Dentro desse evento, a escola traz como novidade a I corrida na modalidade cross country, incluindo um percurso, perímetro rural e urbano.

A largada se dará a partir das 19:00h na Academia da Saúde, localizada no Parque Cívico São Raimundo Nonato (Praça da lagoa), seguindo um percurso que pega a estrada que dar acesso o bairro Varzante, faz uma volta nas proximidades do bairro Juremal, passando na ciclovia que ao realizar todo esse percurso volta para o local que foi tomado como ponto de largada, na academia da saúde.

Outra novidade é que a corrida está aberta para quem quiser participar, ou seja, além de alunos e funcionários da escola, os pais e toda a comunidade tem a oportunidade de fazer uso da prática esportiva, haverá uma premiação distinta para cada categoria.

As inscrições serão feitas por uma comissão de alunos organizada pelos professores da disciplina de Educação Física, os interessados devem procura-los na referida escola e efetuar a sua inscrição que é gratuita. Para aqueles que desejam somente caminhar no percurso, tem toda a liberdade.

Na quinta-feira (03), a escola estará dando continuidade às ações de melhoria de infraestrutura da escola. Desta vez será sucedida uma ação de limpeza de todos os ambientes, contando com a parceria das mesmas pessoas que participaram na primeira ação.

Na sexta-feira (04), para encerrar a semana festiva de aniversário, haverá uma culminância da gincana, entrega da premiação e apresentações artísticas e culturais.

Ao longo de 68 anos, a escola já obteve de 12 diretores:

Maria Ivone Alencar Lacerda Moreno (1948 - 1950)

Maria Afonsina Diniz Macêdo (1950 - 1953)

Waldira Correia Alcântara (1953 - 1955)

Maria Dolores Menezes de Carvalho (1955 - 1981)

Leonarda Bezerra do Vale (1981)

Ana Ferreira Rolim (1982 - 1986)

Maria Aurinete de Freitas (1987 - 1989)

Antônia Félix da Silva (1990 – 2000)

Francisco Bastos Gomes (2001 - 2004)

Tereza Régia de Carvalho (2004 - 2008)

Raimundo Alves Cândido (2008 - 2010)

Carlos André Bezerra Marques (2010) e permanece até hoje no cargo.

Fonte:Ivan Silva
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário