VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Protesto Silencioso - Memória Varzealegrense

Várzea-Alegre não está sendo injusta só com o Major Joaquim Alves, está sendo injusta com a sua memória e sua história. 

O único registro oficial existente em homenagem a grande personalidade que foi o major Joaquim Alves acaba de ser negado. 

Trocaram o nome da rua que levava seu nome para prestar honras a um bisneto seu, cortando em quatro gerações, a genealogia da família. 

O major Joaquim Alves era o pai de Clara Alves Bezerra, que era mãe do Cel Antonio Correia Lima, que era o pai de Constância Correia que era mãe do Deputado Otacílio Correia. 

O mais grave é que se abre um precedente perigoso, qualquer hora e em qualquer tempo, de acordo com a conveniência de quem estiver no poder, fatos lamentáveis como este podem ocorrer novamente. 

O Deputado Otacílio merece toda homenagem dos varzealegrenses, porém, se vivo fosse, certamente, não admitia que retirassem uma homenagem tão merecida pelo seu bisavô Major Joaquim Alves Bezerra. 

Nossa terra teve muitas personalidades importantes como Joaquim Correia Ferreira, Padre Antonio Vieira, Joaquim de Figueiredo Correia, José Clementino do Nascimento e quantas outras que elevaram Várzea-Alegre ao lugar de destaque. 

O problema é que, hoje em dia, existem lideres que se pudessem não existiam o antes nem o depois deles, seriam únicos.

(am)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário