VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Causos lá de nós - Por Mundim do Vale.



Para; Edmilson Martins, Mirinha Martins e Joeci Martins.

CURADO  PELA  EXPERIÊNCIA.

Conheci o Mestre Joel Martins em Várzea Alegre – Ceará, Trabalhando como alfaiate, onde vestiu a metade da população.
Certa vez chegou na sua alfaiataria Sr. Raimundo Alexandrino Freire ( Dudu ), Para encomendar um terno. Depois de feitas as medidas o profissional perguntou:
- Dudu. Você sabia que a sua perna esquerda é menor do que a direita?
- Que conversa é essa, Mestre Joel?
- Pois é, tem uma diferença de um centímetro. Deve lhe incomodar bastante, não é verdade?
- É verdade, faz tempo que eu sinto dores, mas eu fui nas melhores clínicas de ortopedia de Recife e os médicos mandaram que eu dormisse numa prancha de madeira, porque eu tinha bico de papagaio, faz tempo que eu venho fazendo esse procedimento, mas as dores continua.
- Você quer uma opinião?
- Pode dizer.
- Vá lá em Mestre Zé Faustino e mande ele fazer os seus calçados com um centímetro  a mais de altura no solado do  pé esquerdo.
O Mestre Zé Faustino era sapateiro e calçava a metade da Várzea Alegre.
Depois de fazer o procedimento recomendado por Mestre Joel, o Sr. Dudu viveu muitos anos sem o incômodo daquelas insistentes dores. Quando encontrava com Joel. Dudu perguntava:
- Como vai Dr. Joel?

Pergunta do autor; Mestre Joel era costureiro ou ortopedista?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário