VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Causos lá de nós - Memória Varealegrense

PASSARINHO  PECADOR - Mundim do Vale

O sítio Lagoa do Arroz, que pertencia a minha tia Amélia, ficou conhecido na cidade de Várzea Alegre – Ceará, pela diversidade de frutas que possuía. Eu ainda alcancei aquela fartura. Tinha; Cocos, cajus, mangas, cajaranas, graviolas, e outras que não me lembro agora.
Numa sexta feira da paixão, Roxo de Silvestre pegou uma baladeira e desceu para o sítio. Luiz de Pedro Batista, seguiu Roxo sem deixar que ele notasse. Roxo chegou debaixo de um cajueiro e viu uma viana bicando um caju. Esticou a baladeira e abateu o pequeno pássaro.
Luiz que observou tudo, aproximou-se de Roxo e Falou:
- Mais Roxo! Como foi que você pode fazer uma coisa dessa? Hoje é sexta feira da paixão e você mata um inocente pássaro. O dia hoje é de penitência e de jejum. Você é um Pecador.
Roxo do alto da sua ingenuidade respondeu:
- Oxente! Apois essa viana também era uma pecadora, Sela tivesse jijuando num tinha disfalicido.

Fonte; Josélia Vieira de Meneses.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário