VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Idelfonso Vieira - Por Isadora Araújo

Idelfonso e Isadora

Hoje, pensei em visitar um pintor, mas não.... Não só isso, ele era compositor, pedreiro, tocador de gaita, metido a farmacêutico e devoto de São Francisco de Assis.

No ano de 1935, nascia no Sítio Panelas, localizado em Várzea Alegre-CE, Idelfonso Vieira, o filho de José Idelfonso e Maria Vieira. 

Quando tinha doze anos iniciou na pintura com seus primeiros feitos: letreiros e faixas, que segundo ele, sem nenhum conhecimento acerca desse tipo de trabalho, os produzia. 

Em busca de melhores condições, veio morar em Várzea Alegre aos vinte e três anos e logo encontrou emprego em uma farmácia, emprego este que o viria tornar conhecido como o melhor aplicador de injeção da cidade, evidenciando, assim, uma de suas muitas habilidades. 

Dois anos mais tarde, frenquentou a capital Fortaleza para fazer um breve curso de pintura com duração de uma semana. Por conseguinte, voltava para Várzea Alegre o que conhecemos hoje de Idelfonso Pintor, o homem que muito ensinou a empresários, políticos e pessoas da elite desta cidade a, logo no início da adolescência, trabalhar e serem humanos dignos.

"Três primas para eu casar, mas eu era descuidado, não ligava para isso. Ia casar com prima?! Isso não pode.", diz Idelfonso.

Com anseio de se tornar padre, frenquentou, ainda jovem, durante um ano o seminário na cidade de Crato, mas não foi admitido, pois era filho único - o seminário não aceitava, nem seu pai gostava. 

Entristecido, retornou à sua casa com um único objetivo: construir uma capela no Sítio Panelas em forma de devoção ao seu santo protetor, São Francisco de Assis. Em meio pedidos de ajuda, doações e companheiros que o ajudava, Idelfonso ergueu a Capela de São Francisco. 
Em tempos em tempos, produzia músicas para as campanhas eleitorais da cidade e animava o povo com suas paródias.

Por fim, quero expressar minha gratidão por ter um ícone histórico da minha querida cidade tão perto e o orgulho pelo meu pai, que dentre tantas outras experiências maravilhosas, me proporciona essa de ter um progenitor que trabalhou e aprendeu lado a lado com Esse homem. 
Conta Idelfonso: "Ainda um adolescente, Humberto aceitou um serviço para produzir doze faixas para o desfile do dia sete de setembro às quatro horas da tarde do dia seis e assim o fez. 

Passou toda a madrugada pintando aquelas faixas e no outro dia foi marchar, sem dormir. Ele não tinha medo de trabalhar, sempre se destacou. Era esforçado."
Parabéns, Pai! Isso herdarei de você, a maior riqueza, o esforço.
Quanto a Idelfonso, longevidade e garra para continuar fazendo história.

(Isadora Araújo - 08/01/2015)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário