VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Joaquim Gomes Fiúza - Memória Varzealegrense


JOAQUIM GOMES FIÚZA, filho de Vicente Gomes Fiúza e Maria Alves de Menezes, nasceu em 17 de janeiro de 1921, no Sítio Chico, município de Várzea Alegre, sendo o primogênito de 24 irmãos. 

Ficou órfão de mãe aos 11 anos no dia 20 de novembro de 1942. Casou-se com Isabel Gonçalves de Lima, que nasceu em 30 de junho de 1923 e faleceu em 24 de setembro de 1998. Da união conjugal nasceram 16 filhos, dos quais 11 sobreviveram. 

Foi sempre um cidadão exemplar que sabia conciliar a paixão pela vida. Cultivava a alegria e brincadeiras que eram sempre contagiosas. Sabia se comunicar com pessoas de todas as idades desde as crianças aos anciões, se fazendo entender por cada uma.

Atuou no setor político do município de Várzea Alegre, como Vereador e Presidente da Câmara Municipal no ano de 1976, afastando-se do cargo em 1977, para assumir pasta de confiança na Prefeitura Municipal. Morreu em 22 de março de 1981, aos 60 anos, vítima de Edema Pulmonar.


(am)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário