VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 1 de setembro de 2012

LUIZA LIXANDRE


Orgulho, vaidade e prepotência juntos. Outro dia me encontrei com uma varzealegrense que reside em Crato e ela me disse sem que eu lhe perguntasse: Não ando mais em Várzea-Alegre, nunca se viu povo tão vaidoso, orgulhoso e tolo.Vendo alguns deles parece mais alguem de  Tóquio ou Paris. Não me foi dada outra alternativa, a não ser ouví-la.  A grande maioria, especialmente os mais idosos se enquadram direitinho na minha avaliação. Disseminam, por onde passam, que são descendentes de papai Raimundo. Meia duzia de famílias se consideram "uma marca", se acham superiores. E daí? Por que essa exclusividade? Francisco Duarte Pinheiro, o pai do Papai Raimundo teve outros dez filhos, porque  imaginar que só papai Raimundo procriou? E os outros? Onde andam seus descendentes? Quem sabe informar? 

Papai Raimundo teve 16 filhos. Porque imaginar que só o Major Ildefonso pai dos Augustos das Lavras e Major Joaquim Alves de quem descende os Correias de Várzea-Alegre, os mandonistas do seculo passado, só eles contribuíram com o nosso povoamento? E os demais? Onde estão os seus descendentes? Que importância tem este fato hoje?

Quem pode informar a origem do conglomerado popular que compõe a população de Várzea-Alegre atualmente?  O Riachinho, a Varjota, os Grossos, as favelas que proliferam pelo Sanharol? Qual a genealogia dessa gente?

O Blog do Sanharol tem procurado mostrar as personalidade prestimosas que contribuíram, do seu modo, com nossa historia desde as mais humildes criaturas aos mais poderosos lideres. Em troca, tem sofrido campanhas no sentido do não acesso com os fins de diminuí-lo. 

Outro dia, fiquei orgulhosa de ver a foto de Luiza Lixandre na pagina do Blog do Sanharol. Sabemos que ela não é descendente de Papai Raimundo, não tem sangue azul, no máximo deva ser descendente de um escravo dele. Mas, Luiza Lixandre, quem a conheceu ou conhece sua historia sabe: foi uma escolhida de Deus para mostrar que o fim de todo orgulho, riqueza e poder é um só:  Em baixo de uma pedra fria com as indefectiveis palavras: Aqui Jaz. 

Ela desabafou. Eu fiquei só ouvindo.

(am)

2 comentários:

  1. Quem conheceu Luiza Lixandre sabe o significado das coisas divinas.

    ResponderExcluir
  2. Eu, não conheci Luiza Lixandre, mas sei que, antes mesmo de me conhecer como: Maria de Fátima Bezerra, hoje Maria de Fátima Bezerra Cordeiro; serei sempre, Fátima Gibão!!!!!!!!!!!!! Filha e neta de Raimundo Alves Bezerra!!!!!!! o eterno, RAIMUNDO GIBÃO, VEIO MACHO SIM SENHOR!

    MAS, MUITO DESEJO SABER DAS COISAS DIVINAS E DE LUIZA LIXANDRE: POR FAVOR! CONTE-ME TUDO SOBRE ELA. ABRAÇO CARINHO E FRATERNO E MEUS AGRADECIMENTOS. Fátima Gibão.

    ResponderExcluir