VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Nossas histórias - Memória Varzealegrense

Nossas historias - Memória Varzealegrense




Em Várzea-Alegre, na década de 70 do século passado era comum os amigos se reunirem para jogar buraco. 

A casa do João Beca tinha predileção, talvez porque havia um lanche de pão de arroz com amendoim e café entre uma partida e outra.

Pedrila de Santana um dos adeptos da diversão, numa noite de chuvas resolveu pernoitar na casa dos Becas, Luiz Vieira e Nilo Piau seguiram para suas casas.

A Chuva engrossou, a latrina ficava no fundo do quintal, e, após o Pedrila se acomodar lhe bateu uma tremenda necessidade de fazer xixi.
No compartimento da casa em que se encontrava, um menino dormia bem tranquilo numa rede.
Pedrila teve uma ideia digna de qualquer varzealegrense : Tirar o menino da reda, colocar na sua, deitar-se na rede do menino e aliviar a bexiga.
Assim se deu. Depois, quando foi trazer o menino de voltar o danado tinha cagado na outra rede.
Pedrila arribou de madrugada, sem se despedir. Perdeu o pão de arroz do café da manhã.

Fonte: A. Morais
Fonte foto: Google
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário