Família de padres - Por Antonio Morais
Entre os filhos de Antônio de Souza Rego e Nazária, da Fazenda Várzea do Boi existiam três padres. Padre Benedito de Souza Rego, nascido em 08.08.1832, ordenado em 21 Março de 1863. Foi vigário de Várzea-Alegre de 1864 a 1875, retornando a freguesia de Tauá.
Estando ele no comando de um adjunto para levantar a parede de lagoa de São Raimundo, depois de haver tomado muito vinho disse para os presentes : O menino que fulaninha está esperando é meu filho. No outro dia José Raimundo do Sanharol lhe visitou e passou essa informação : Padre, ontem você falou isso, isso e isso. E, ele respondeu : se foi assim eu não posso mais ficar em Várzea-Alegre.
Em 1878, estava ele, em Tauá, diante de sua estante, lendo ou escrevendo, quando foi alvejado por um tiro de arma de fogo. A bala passou acima da cabeça meio palmo, e acertou um dorso de um livro na estante, a qual, para prova, ele apresentou na povoação de Itans, Ribeira do Rio Choró, dizendo que não ficaria no Ceará e viajou para Bahia onde morreu em 1899. Como registro apenas os cartões de natal que enviava anualmente para sua afilhada Isabel de Morais Rego, Bebé de Sanharol.
Os outros irmãos, Padre José da Costa Leitão, morreu na Fazenda São Bento, quatro léguas depois de Tauá, picado por uma cobra, e, o Padre Antônio de Souza Rego faleceu jovem vitima do rompimento de um aneurisma.
Antonio Morais
Se em Várzea-Alegre fosse, morrer picado por uma cobra na Fazenda São Bento seria mais um contraste.
ResponderExcluir