VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Raimundo Alves de Menezes - Mundim do Sapo


Raimundo Alves de Menezes, Mundim do Sapo, foi uma personalidade prestimosa de nossa terra. Talvez ninguém de varzea-Alegre tenha sido tão solidário e humano. Mundim do Sapo era também o mais bem humorado dos Várzealegrenses. Apesar de possui muitos bens nunca se ligou à matéria. Numa determinada época residia em Crato e resolveu fazer uma visita ao filho José de Anchieta, em Fortaleza.
As filhas desaprovaram a idéia. Uninha dizia: papai o senhor não conhece Fortaleza e o taxista vai rodar o mundo e cobrar uma conta absurda. Clara repetia: o senhor deveria deixar para ir no inicio das aulas em Março quando eu for. Tudo girava em torno de uma possível exploração do taxista. Mundim do Sapo não quis conversa, foi à viagem. Chegou a Fortaleza, desceu do ônibus na Rodoviária procurou o táxi mais luxuoso, o mais bem cuidado, um opala de Luxo, que brilhava por fora qual um espelho e por dentro nem se fala. Entregou o endereço e rápido estava no destino. Pagou a conta e pediu recibo para comprovar a despesa.
De volta, as filhas perguntaram saber: quanto o senhor pagou do táxi? Sete reais, respondeu Mundim. Não pode, disse Clara, eu que conheço o trajeto paguei 20 reais na ultima viagem que fiz! Aqui está o recibo! Como foi possivel? Perguntou Clara: Minha filha, eu entreguei o endereço ao taxista e avisei: vá ligeiro que eu estou com uma diarréia lascada, se você demorar eu vou cagar o seu carro todo. Daí por diante ficou por conta dele, não respeitou sinal, contra mão, nada. Esta foto é de 1936, ano que se casou a primeira vez com Ana Brito Bitu de Menezes.

(am)
Comentários
0 Comentários