Nosso padroeiro, por ter encontrado dificuldade para vi a luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras. São Raimundo Nonato nasceu na Espanha em 1.200, numa nobre família. Desde Jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação a vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de co-responder ao chamado vocacional. Ao entrar para ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o habito. Assim, tornou-se exemplo e ardor ao resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
A primeira imagem que chegou a Várzea-Alegre, 40 anos depois se descobriu que era de São Braz e não de São Raimundo. Feita a substituição e correção a historia fez o registro somando este contraste aos demais já existentes.
Um dia, Joaquim Piau estava em Fortaleza e um padre perguntou: o senhor é de onde? Sou de Várzea-Alegre respondeu Joaquim com a mais admiravel elegancia e educação. O padre lhe respondeu: terra de gente e povo bestas, passaram 40 anos venerando a imagem de um santo, diante da imagem de outro. Joaquim Piau com toda calma que lhe era peculiar respondeu: E os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas
(am)
(am)