VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

JOAQUIM JOSE VIEIRA - JOAQUIM PIAU.


Nosso padroeiro, por ter encontrado dificuldade para vi a luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras. São Raimundo Nonato nasceu na Espanha em 1.200, numa nobre família. Desde Jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação a vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de co-responder ao chamado vocacional. Ao entrar para ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o habito. Assim, tornou-se exemplo e ardor ao resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

A primeira imagem que chegou a Várzea-Alegre, 40 anos depois se descobriu que era de São Braz e não de São Raimundo. Feita a substituição e correção a historia fez o registro somando este contraste aos demais já existentes.

Um dia, Joaquim Piau estava em Fortaleza e um padre perguntou: o senhor é de onde? Sou de Várzea-Alegre respondeu Joaquim com a mais admiravel elegancia e educação. O padre lhe respondeu: terra de gente e povo bestas, passaram 40 anos venerando a imagem de um santo, diante da imagem de outro. Joaquim Piau com toda calma que lhe era peculiar respondeu: E os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas

(am)