VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 29 de setembro de 2012

EXTRAVIO DOS LANCHES


Nas decadas de 1970 e 1980 era muito grande o movimento de passageiros entre o nordeste e São Paulo, especialmente as cidades de Varzea-Alegre e São Bernardo do Campo.

Na agencia da varzealegrense trabalhavam alguns conterraneos, entre os quais dois primos e muito conhecidos nosso - Joaquim Leandro Bitu e Benedito de Antonio Leandro. Nesta epoca estavam em São Bernardo dois filhos de João de Pedrinho, o Vicente e o Chagas. Então Ana, mãe dos dois meninos resolveu enviar para os mesmo uns lanches. Colocou numa caixa um queijo de manteiga, um tijolo de leite e uns pães de ló e uma carta com algumas recomendações. Amarrou bem a caixa e despachou na agencia de Varzea-Alegre. Quando a encomenda chegou em São Bernardo deu um farnecinho em Benedito e ele terminou por abrir a caixa e comeu os paes de ló. Pensando melhor, observou que se entregasse a caixa podia ser denunciada a malinação. Então comeu tambem o tijolo de leite e por fim o queijo de manteiga.

Então resolveu lê a carta para ter noticias do seu lugar, do Sanharol. Eis o conteudo da missiva - Meninos, tenham cuidado, tudo que acontece por ai, no outro dia todo mundo está sabendo aqui, e, quem espalha as noticias é Carmelita minha irmã! Carmelita é a mãe do Benedito, que depois de lê a carta ficou bem mais aliviado.

am

Um comentário:

  1. Não deixa de ter sido um desaforo. Comer um tijolo de leite, um queijo de manteiga, enviado de tão longe. Merece repudio.

    ResponderExcluir