VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Jovens para Futuro - Memória Varzealegrense

Jovens para Futuro - Padre Robério Felipe (Natural de Várzea Alegre)


Desde da infância  o jovem necessita de  orientação para discernir o caminho a seguir. Mesmo tendo tantos caminhos a escolher, e não desvalorizando nenhum desses caminhos, os jovens deveriam seguir aquele que apontam para os dons que já nasceu que agilizam mais a sua mente a construir suas aptidões.

A maior tristeza que eu sinto, é quando vejo tantos jovens se destruindo pelas paixões da vida, estes jovens, lustrosos, fortes e talentosos se deixam guiar pelas drogas, como temos conhecimentos de grandes artistas que fizeram parte da nossa vida.

Vida essa, quando se iludem pela velocidade do automotor, como tem-se presenciado milhares de jovens arrebatados, desperdiçados e dilacerando-se suas vidas.

Outros se levam pelo fim, guiados pelo os caminhos do lucro apressado, no campo das drogas, comércio ilegal, pensando que vão  adquirir  grandes lucros e na realidade os levam aos porões das prisões e seus caminhos são interrompidos para sempre.

Parafraseando Raul Seixas “O hoje é um furo no futuro, por onde o passado começa a jorrar... vi o fim chamando o principio pra poder se encontrar”.

Quando muitos esquecem as fileiras dos colégios e das universidades, que são as luzes da nossa trajetória, esquecendo seu brilhante caminho na sua velhice, e tantas pessoas que deixam de serem servidas pelo trabalho humano, pela a inteligência e sabedoria destes jovens, que podiam servir há tantos que esperam por eles, e tudo ver-se acabado em um momento.

Atualmente ver-se em todas as cidades, universidades, escolas profissionalizantes de portas abertas, oferecendo aos menos privilegiados a tornarem-se bons profissionais em sua vida.

Hoje, como se pode vê, os governantes oferecem bolsa escola, alimentos, fardamentos, transportes para conduzi-los da residência ao estabelecimento de ensino, poucos aproveitam tantas oportunidades oferecidas e entram no mundo da perdição.

Diferenciando do tempo passado, os que tinham pequenas oportunidades de estudos, grandes impedimentos aconteciam em suas vidas, à distância de sua residência para o estabelecimento de ensino mantido apenas pelas entidades religiosas, que muitas vezes, quando mais próxima, podiam se medir mais de 100km de distância, o transporte era feito a costa de burro ou caminhões pau -de- arara, e as universidades existiam apenas nas grandes capitais.

Como eu intercedo a Deus, como gostaria de estar presente a todos esses jovens, e que eles me ouvissem, para que aproveitassem essas grandes oportunidades que o mundo oferece. Por que a sociedade é formada por homens “pensantes”, conforme o filosofo Descartes “Eu duvido, logo penso, logo existo", o mundo não só oferece perdição, o mundo oferece também salvação.

Creio em Deus, que essa visão será vista por todos os jovens, que será o futuro, e que eles não vejam apenas as coisas materiais, mas as espirituais, para que possam ter e participar de um futuro brilhante, que honre o verde e amarelo da bandeira, que oscila no céu, dando oportunidades a todos verem escrito no seu losango “Ordem e Progresso”, que serão o símbolo do nosso futuro.

Padre Robério Filipe
Juazeiro do Norte(CE) 07 de Setembro de 2014.
Fonte: Padre Robério Filipe
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário