VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

Glosando no mote de Bráulio Lessa Uchoa.

Eu nunca fui no Sudeste
Só conheço o Ceará,
Nunca passeei por lá
Porque gosto do Nordeste.
Agradeço ao pai celeste
Por ter me dado o presente
De viver muito contente
Nas quebradas do Sertão.
EU ACEITO O TEU “ MERMÃO “
E TU RESPEITA MEU  OXENTE!

Eu sou da feliz cidade
A terra de São Raimundo
Tenho um orgulho profundo
Dessa naturalidade.
Minha maior vaidade
É visitar minha gente
E conversar com parente
Na janela do oitão.
EU ACEITO O TEU “ MERMÃO “
E TU RESPEITA MEU  OXENTE!

Um infeliz declarou
Que nordestino é tapado,
Mas só que o pobre coitado
Não mediu o que falou.
A reportagem mostrou
A matéria inconsequente
De um sujeito indecente
Que lhe falta educação.
EU  ACEITO O TEU “ MERMÃO “
E TU RESPEITA MEU OXENTE!

É um grande preconceito
Falar mal de nordestino,
Nos chamar de Severino
Não vai mudar nosso jeito.
Ninguém no mundo é perfeito
Pra criticar um vivente,
A educação carente
Não escolhe região.
EU  ACEITO O TEU “ MERMÃO “
E TU RESPEITA MEU OXENTE!

Aqui termina o recado
De um nordestino guerreiro:
- O Nordeste é brasileiro
Merece ser respeitado.
Não pode um alienado
Com um microfone na frente
Debochar gente decente
Por causa da eleição.
EU ACEITO  O TEU “ MERMÃO “
E TU RESPEITA MEU OXENTE!

Mundim do Vale.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário