VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Nossas Histórias - Memória Varzealegrense

Nossas Histórias - Antônio Morais

Os dois grandes amigos: Dr. Humberto e Mundim do Sapo

Em 1969, quando cheguei em Crato, tio Mundim do Sapo residia à Rua Monsenhor Esmeraldo depois da linha férrea. Neste época a Fábrica da Coca-cola ficava bem próximo.

Raimundo, seu filho, voltava da aula e de passagem pela referida fábrica atirou uma pedra na Placa Luminosa de Propaganda, bateu de um lado e saiu do outro. O vigia observou Raimundo entrando em casa, ligou para o gerente da fábrica que foi a casa do tio Mundim com a muzenga, de pauta com o diabo.

Enquanto o homem falava o circo ia se formando, a vizinhada toda assistindo o afoito e deselegante gerente ser grosseiro.
Mundim do Sapo calado o tempo todo, não tinha razão e nem tinha o dinheiro disponível no momento para pagar o prejuízo.
Por fim o homem baixou a sentença : amanha, 08 horas, no meu escritório com o dinheiro da placa, do contrário vai ter cadeia.
Seis da manha, do outro dia, tio Mundim do Sapo estava na casa do Dr. Humberto Macário que além de ser primo e grande amigo era o prefeito do Crato à época.
O que foi Raimundão que você não me deixou dormir hoje? Disse Dr. Humberto.

Tio Mundim contou a história.
Dr. Humberto ligou para o gerente da coca-cola e disse: aqui é Dr. Humberto Macário. O homem se derreteu todo, diga Dr. Humberto, mande as ordens, o que o senhor desejo?
Eu quero que você levante o prejuízo que o filho de um amigo meu provocou com a destruição de uma placa da sua empresa, e, mande receber comigo. Não vá mais na casa dele, porque ele não pode pagar, vai se encabular e aborrecer você.

Nada Dr. Humberto, foi nada não, foi só um trincão de fácil recuperação. Aqui o senhor manda!...
De qualquer forma se houver despesas é comigo, e desligou.
Pronto Raimundão, está resolvido. Pode ir pra casa tranquilo. Disse Dr. Humberto.

Quando tio Mundim chegou em casa, o vizinho que assistiu o circo do dia anterior perguntou:
Como foi, seu Mundim, o homem amansou?
Tio Mundim do Sapo parou um pouco, pensou e respondeu: Eu ESTUMEI Dr. Humberto nele.

Antônio Morais
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário