VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 10 de janeiro de 2016

QUEM FOI O PADRE JOSÉ DE PONTES PEREIRA?

Da linha do tempo de: Tiburcio Bezerra De Morais Neto

QUEM FOI O PADRE JOSÉ DE PONTES PEREIRA?

O ano de 1852 aproximava-se do seu final, mas, antes que acabasse, aconteceu um episódio que merece registro. Em viagem pelo Assaré, o major Joaquim Alves Bezerra depara-se com um jovem padre secular, recém ordenado e que, ali, aguardava as ordens do bispado, naquela época com sede em Recife, para iniciar sua missão sacerdotal. Tratava-se do padre José de Pontes Pereira, filho daquela localidade.

Por estar temporariamente desocupado, o jovem presbítero acordou com o major sua vinda a Várzea Alegre, para uma curta temporada de quinze dias Na ocasião celebraria as santas missas do Natal, Ano Novo e Santos Reis. Aqui não existia sequer uma capela. Havia um espaço, intitulado de Quarto de Orações, onde o povo reunia-se para os cultos religiosos.
Várzea Alegre não passava de um simples povoado, ainda em fase embrionária.

Apesar de todas as dificuldades, chegou o padre, próximo ao Natal de 1852. Em poucos dias, demonstrando humildade e fervor, conquistou a simpatia de todos. Permaneceu até o Dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro de 1853. Cumprida a primeira tarefa, retornaria à casa dos pais em Assaré. Em sua despedida, prometeu ao povo que voltaria a Várzea Alegre, desde que fosse construída uma capela e uma residência para o capelão.

Era tudo o que o povo queria. Nasceu aí um compromisso que todos levaram a sério. Depois de conseguirem permissão do bispado, três filhos e um genro de Papai Raimundo doaram um terreno de 200 braças em quadro, que seria o patrimônio de São Raimundo Nonato, já venerado no Quarto de Orações, por vontade de dona Tereza Maria de Jesus, primeira esposa do patriarca. Sem perda de tempo, iniciaram a construção da capela. No dia 2 de fevereiro de 1855, com a presença do padre Manoel Caetano, coadjutor da paróquia de Icó, e, cumprindo o ritual de praxe, a nova capela foi consagrada e nela entronizada a imagem de São Raimundo Nonato.

Para alegria dos fiéis, ali já estava, cumprindo o que havia prometido, o padre José de Pontes Pereira,
agora com a função de capelão, devidamente credenciado pelo bispado e instalado na casa que lhe foi reservada. Iniciou com bastante entusiasmo a sua missão presbiteral. Seu trabalho de pastor dedicado cativou tanto, que ninguém mais imaginava Várzea Alegre sem o padre Pontes, como passou a ser carinhosamente tratado.. Já era uma relação de tanta admiração e confiança mútuas, que a capelania prosperou e sua fama logo cresceu na região.

A vida porém é cheia de percalços. Chegou no Brasil o "colera morbus", isto em 1862, epidemia devastadora que fazia vítimas fatais aos milhares. O terrível mal atingiu Várzea Alegre e aqui não foi diferente. O padre demonstrava angústia diante daquele quadro. Os óbitos sucediam-se sem controle. Os mais antigos contavam e o fato nunca foi contradito. Padre Pontes, num dos seus arroubos de piedade, clamou a Deus para morrer, em lugar dos varzealegrenses. Por incrível que pareça, Deus atendeu ao seu apelo. Foi exatamente ele a última vítima fatal do "cólera-morbus" em Várzea Alegre. Morreu no dia 11 de maio de 1862.

Seu túmulo, ainda lembro-me, por muito tempo permaneceu de pé. Muito próximo à capela de Santo Antônio, foi destruído para dar passagem à rodovia CE-55. Por mais de 100 anos resistiu, enegrecido pela ação do tempo, abandonado e esquecido. Como esquecidos, também, permanecem muitos personagens que fizeram a nossa história.

O seu trabalho foi decisivo para o crescimento do povoado e para o surgimento do termo paroquial, criado pela Resolução Provincial nº 1.076, de 30 de novembro de 1863, um ano e meio após sua morte. Podemos considerá-lo pioneiro de movimentos que, depois, perpetuaram-se, como os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. A partir do padre Pontes, Várzea Alegre tanto desenvolveu-se, que logo conquistou o status de vila e conquistou a sua emancipação política, em 10 de outubro de 1870. 

Não é possível escrever a história de Várzea Alegre sem dedicar um capítulo ao PADRE JOSÉ DE PONTES PEREIRA.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário