VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Sitio Fechado - Várzea Alegre

Sitio Fechado Distrito de Naraniú Várzea Alegre



Sitio Fechado - é uma comunidade situada no Distrito de Naraniú, município de Várzea Alegre na região do Cariri, sul do Ceará. 

Distante a 26 Km da sede Municipal, a localidade detém de rede elétrica rural monofásica, projeto esse implantado pela Prefeitura de Várzea Alegre na gestão do ex-Prefeito João Eufrásio Nogueira, foi também em seu governo que foi construída a Escola de Ensino Fundamental Maria Juvanir Lima Bezerra. Nos meados de 2002 o então prefeito na época João Eufrásio deu início á construção de uma passagem molhada, obra essa realizada também pela Prefeitura de Várzea Alegre. 

Já a Escola Clara de Souza Guedes, obra construída pelo ex-prefeito Dr. José Iran Costa, foi outra escola que recebia alunos da vizinhança, nos meados de 1998 a 2001, momento que houve grande índice educacional. Lembrando que a Clara de Souza foi construída na década de 1980. Em 2014 a Associação Comunitária José Ferreira de Araújo conseguiu um grande feito, a instalação da seção eleitoral, a mais recente criada no município de Várzea Alegre, a de Nº 179 pela 62ª Zona Eleitoral do Ceará sediada em Várzea Alegre, o colégio eleitoral compreende mais de 65 eleitores aptos a votar, sonho realizado.

A comunidade possui na área religiosa a Capela de São Francisco, templo católico que suas festividades alusivas ao Santo padroeiro acontecem no mês de outubro, a coordenadora é Socorro Sampaio, pertencente á Paróquia de São Raimundo Nonato da Diocese de Crato. O desenvolvimento chegou ao sítio Fechado quando a energia elétrica rural começou a ser implantada, também a melhoria nas estradas e a manutenção de serviços básicos a população.

Na área hídrica a comunidade possui o açude “Cacimba do Gado” que é um pequeno reservatório central da localidade, lugar  verde e de gente hospitaleira, pessoas humildes que tem no coração a esperança de dias melhores, confiantes na fé em seu padroeiro São Francisco, o sítio Fechado é berço de talentos, onde saem de lá nomes que brilham.

Durante as lutas do associativismo local, destacaram-se os lideres José Ferreira de Araújo (Deco) ex-presidente da comunidade (in memoria), Socorro Sampaio (coordenadora de capela) e Abnner Ferreira (ex-presidente e atuante pela luta comunitária). As entidades e seu povo construíram grandes obras e a melhoria de serviços á população.

Fonte:
*Mapa da Zona Rural de Várzea Alegre, de 1968 da Diretoria do Serviço Geográfico do Brasil, atualizado pela Divisão de Geografia e Cartografia – DGC, de 2007 e 2010 do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística – IBGE e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE atualizado pela Cartografia de 2016 do Projeto Atlas de Divisas Municipais do Ceará.

*Arquivos da Comunidade, pesquisas no site da Prefeitura de Várzea Alegre, Dados Gerais, Naraniu sítios da Zona Rural – 2014.

*Projeto realizado pelo Sitio Fechado Distrito de Naraniú em 1989, 1998, 2002, 2004, 2013 e 2014.

Enviado por Abnner Ferreira
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário