VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Festa de Reis - José Albano

06 DE JANEIRO - FESTA DE SANTOS REIS - José Albano - PESQUISADOR/HISTORIADOR

COMO É QUE É...!

É sim! Companheirada, mexendo nos meus alfarrábios, encontrei, no fundo do velho baú a VELHA BROCHURA PINCELANDO A HISTÓRIA, lá tinha algumas linhas falando sobre a HISTÓRIA DA FESTA DE SANTOS REIS. Segundo o autor da Brochura “JOSÉ ALBANO”, a Folia de Reis, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva, está classificada no Brasil como folclore, e, é praticada pelos adeptos e simpatizantes do CATOLICISMO, que tinha como objetivo rememorar a ação dos três Reis Magos. 

Segundo o autor a Festa dos Santos Reis ou REISADO é de origem egípcia e era considerada uma festa PROFANO-RELIGIOSA. Segundo a tradição, os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu e partiram para encontra JESUS, que havia nascido os Reis Magos levavam presentes para o menino que havia nascido entre os presentes tinha ouro, mirra e incenso, presentes que simbolizavam divindade, imortalidade e a realeza, segundo a tradição um Rei era branco, e, um outro era negro e um outro moreno, todos representando a humanidade, uma festa celebrada em muitos países e, de modo particular em cada região do Brasil. 

Quero lembrar que, a Folia de Reis é uma FESTA CATÓLICA ligada à comemoração de NATAL e era comemorada desde o século XIX. O seis de janeiro como data, passou ater sua importância como data festiva, principalmente, nos países de origem latina. 

Em alguns lugares esta Festa tornou-se tão importante quanto o NATAL. Lembrando que na Espanha, a data é chamada de FESTA DE REIS, já na ITÁLIA, a festa é chamada de BEFANA que lembra uma velha bruxa que dá presente para as crianças. É no dia REIS que se desfazem das decorações natalinas e dos presépios. 

Alguns estados Brasileiros principalmente, o Estado do Rio de Janeiro, os grupos folclóricos realizam a folias até o dia 20 de janeiro, “Dia de São Sebastião”, o padroeiro do estado. Na cultuara tradicional brasileira, os festejos de NATAL eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos SANTOS REIS e ao nascimento de CRISTO, uma festividade que se estendia até o dia dos REIS, 6 de janeiro. 

Lembrando, no BRASIL, principalmente no interior, acontecem os chamados REISADOS ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens européias da celebração, mas que adotam formas e expressões locais na música, na dança, dependendo da região do país. 

Aqueles que recebem a visita do REISADO EM SUIAS CASA, representando a visita dos Reis Magos a JESUS, devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino. 

Vários instrumentos são utilizados nessa festa, a viola caipira, acordeom, gaita, reco-reco e a flauta. Esses grupos são liderados pelo Capitão da Folia que seguem referenciando a bandeira, carregada pelo bandeireiro. 

A bandeira é o símbolo da Folia, e, é decorado com figuras que, levam para o menino JESUS. As companhias vão de porta em porta durante os seis dias de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa das pessoas, que deve ter uma imagem de menino JESUS na manjedoura ou presépio.

Fonte:
1 – Pincelando a História – José Albano – 1980 – Fortaleza/Ceará.
2 – Jornais e Revistas
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário