VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A Procissão - Memória Varzealegrense

(Foto google)

A PROCISSÃO - TIBURCIO BEZERRA 

Onze dias é o tempo que dura a Festa. Algum desavisado poderá perguntar: - que festa? E nem precisa resposta. Quem é de Várzea Alegre aceitou e mantém o costume. É A FESTA. A única que pode justificar inteiramente a expressão. Ouve-se, antes e depois. varzealegrenses aqui e alhures a exclamar: "está chegando a festa", " a festa está ótima", a "festa foi boa", "saudade da festa", "adoro a festa", "no próximo ano, não vou perder a festa". Assim tudo se define numa palavra: A FESTA..

Em verdade, trata-se da Festa de São Raimundo Nonato, que agita o mês de agosto e mexe com os corações, até dos que não têm fé. E o que tem de grande esta festa? Diria que tem tudo. Desde o cortejo que chega à matriz conduzindo o pau, para hasteamento da bandeira, na tarde do dia 21, até o último ato solene do dia 3l de agosto, tudo fica diferente.

Missas solenes, novenas, parques, clubes, barracas, visitantes, eventos culturais, encontros, loucuras e explosões de felicidade aparecem do nada para justificar uma grandeza que nem sabemos definir. É A FESTA!!!....

Apesar de durar longos onze dias, muitos ainda acham pouco, talvez porque não aceitem retornar à rotina complicada do dia a dia. Afinal de contas, provado está que Várzea Alegre é mesmo a pátria da alegria. Tudo porém acaba. Hoje é o último dia. Transcorreu tudo em paz. Como costuma dizer um conterrâneo nosso: "é só alegria!"...

Entretanto, atenção gente!!!... Falta ainda a procissão. E a procissão costuma ser a apoteose da grande "Festa". Desde ontem, os andores estão a merecer cuidados especiais. Adereços exclusivos transformam cada um em obra de arte. Dá gosto a gente ver. Os andores transformam-se em pedestais ambulantes, .e cada um acomodará a imagem de um santo.

São imagens e relíquias dignas de veneração,e que partem em marcha respeitável pelas ruas da cidade, sobre os ombros de fiéis devotos, rezando e cantando o tempo todo. Cantos sacros exaltam os poderes de DEUS, da Virgem Maria e, naturalmente, do santo padroeiro.e, ao mesmo tempo, invocam proteção. A banda de música empresta à procissão uma dose de lirismo e beleza, somente suplantados pelo simbolismo dos fogos de artifício, tradição que se mantém ainda muito viva.

A procissão não é somente uma manifestação religiosa. É também telúrica, folclórica e cultural. Vale atentar para a letra de uma canção do Gilberto Gil: "Olha, lá vai passando a procissão/ Se arrastando como cobra pelo chão/ As pessoas que nela vão passando/ Acreditam nas coisas lá do Céu/ As mulheres cantando tiram versos/ e os homens escutando tiram o chapéu".

A procissão é, sem dúvida, o coroamento de ouro para um evento que vamos preservar eternamente e sempre reconhecê-lo como A FESTA. Até agosto do próximo ano!!!...

Tiburcio Bezerra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário