Parte da frota adquirida em 1949 e 1951, que depois se tranformou numa das maiores empresas de transportes de passageiros do nordeste do pais.. |
A historias dos transportes rodoviários no Nordeste Brasileiro tem obrigatoriamente de constar, dentre seus inúmeros precursores, o nome de Antonio Temoteo Bezerra, “ Chagas Bezerra”, hoje referencia em importante artéria na cidade do Crato. Av. Chagas Bezerra, pista asfaltica partindo da Av. Dom Francisco, ao Estádio Governador Virgilio Távora, “Mirandão” e aos conjuntos habitacionais “Mirandão”, bem próximo ao Terminal Rodoviário Wilson Roirz.
Nesta oportunidade, realiza-se em Fortaleza, capital cearense, uma homenagem por parte das autoridades representativas dos transportes rodoviários, aos mais destacados, “pioneiros” do setor, autênticos desbravadores das estradas nordestinas que abriram caminhos interligando as mais diferentes regiões do nordeste, ao sul do pais, e especialmente, São Paulo.
Para destacar a trajetória empresarial de Antonio Temoteo Bezerra, fomos conversar com Luzimário Temoteo Bezerra, um dos seus filhos, o primeiro dos homens e que teve firme participação ao lado do pai, nos importantes empreendimentos relacionados com a trajetória de Antonio Temoteo Bezerra, na área dos transportes rodoviários, no nordeste brasileiro.
Conforme as informações de Luzimario dados inclusive do conhecimento do entrevistador, Chagas Bezerra foi realmente um pioneiro, levando os seus veículos às mais distantes localidades do pais, mas especialmente às regiãos do Nordeste, Sul e Sudeste, demonstrando a coragem do nordestino através de estradas, em sua maioria no barro e na piçarra, para mais adiante, encontrar o progresso do Asfalto.
As regiões que naqueles distantes anos viam os veículos comandados por Chagas Bezerra eram Ceará, Piauí, Pernambuco, São Paulo principalmente. Eram as chamadas linhas Crato-Teresina, Crato-Floriano, Crato-Rio e São Paulo, Crato-Iguatu, Crato- Juazeiro, Crato-Varzea-Alegre.
A luta empresarial de Chagas Bezerra, de acordo com a revelação de Luzimario, teve inicio na década de 40, por volta de 1945, em Várzea-Alegre, com um “pau de arara” lembrando que ao sair do nordeste em direção a São Paulo, tinha por habito dizer para esposa Ideltrudes Matias Bezerra,” Adeus” e não, “até Logo”, tão inóspitas as regiões que suas estradas se apresentavam aos viajantes, com prolongadas demoras de até 20 a 30 dias.
Aluta de Chagas Bezerra não se resumia apenas no que diz respeito ao transporte de passageiros, mas também, no transporte de mercadorias, pois ao retornar de suas demoradas viagens ao Sul do pais, preparava o veiculo para o transporte de algodão para Campina Grande. Diz Luzimario que por volta de 1949, seu pai comprou o primeiro ônibus, um For 49 e em 1951, decidiu residir em Crato.
Vale Lembrar, com referencia a residência da Avenida Teodorico Teles, que foi ali onde Chagas Bezerra foi anfitrião do Presidente da Republica Dr. Jânio Quadros, isto no inicio da década de 1960, uma visita honrosa, tendo por real motivo, amizade que já tinha Chagas Bezerra, com o Dr. Jânio Quadros, em suas idas e vindas a São Paulo.
A trajetória rodoviária de Chagas Bezerra que remonta aos idos de 40, com o For 49, rodando para São Paulo e transportando nordestinos para aquelas paragens, já com o nome “Varzealegrense”. Valendo citar que em nossa região foi o pioneiro.
A empreitada de Chagas Bezerra teve seu ciclo encerrado quando, em 1972, vitima de um enfarto, foi internado na Casa de Saúde Raimundo Bezerra de Farias, após inicio de tratamento em hospital de Juazeiro do Norte, falecendo em 08 de Outubro desse ano.
Antonio Temoteo Bezerra foi casado três vezes. Do primeiro casamento, foram três filhos, do segundo também três filhos, e do terceiro seis filhos. Chagas Bezerra teve o seu trabalho empresarial reconhecido pela cidade que acolheu de braços abertos.
Pode-se assim destacar-se o valor de um homem que priorizou o Crato para os seus empreendimentos, aqui trabalhou e aqui residiu com sua família, desenvolvendo com seriedade e acima de tudo honestidade, um trabalho que ao lado de pessoas também dinâmica, deixou um legado pioneiro, levando o nome do Crato a regiões distantes, através, principalmente da “Viação Varzealegrense”.
Fonte: Blog de Antonio Morais