VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

No ano de 2001, eu fazia um trabalho com o poeta Souza Sobrinho, no bairro São Cristóvão aqui em Fortaleza, quando o poeta me entregou esse mote pedindo para que eu desenvolvesse e assim o fiz.

Dedicado aos familiares do saudoso poeta Souza Sobrinho.

SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Não existe no mundo alguém feliz
Tendo feito outro alguém muito sofrer
Se o desprezo de fato acontecer
Quem pratica será um infeliz.
O vigário da igreja é quem diz
Que perdão é quem salva o pecador
Mas eu fui negligente e predador
A um bem que de mim se aproximava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Eu neguei um carinho a quem me deu
Dispensando um sincero sentimento
Fui cruel, orgulhoso e avarento
Com a pessoa que por mim tanto sofreu.
Pois agora o cupido me esqueceu
Sou apenas um eterno sonhador
No amor quem vacila é perdedor
E eu perdi quando o jogo começava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTA  SOZINHO  E  SEM  AMOR.  
  
Rejeitei simpatia e amizade
Por ter sido infantil e imaturo
Semeei solidão para o futuro
Com o adubo da infidelidade.
Hoje o que sinto é só saudade
Dos abraços apertados com calor,
De um beijo trocado pela flor
Que era feto por quem me adorava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Fiz chorar quem devia está sorrindo
Desprezei a quem tanto me queria
Pois eu era feliz e não sabia
Nem notava o que alguém tava sentindo.
Quando vi a pessoa desistindo
Procurei ser pra ela um protetor
Só faltei colocá-la num andor
Mas não era promessa o que faltava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Pela crise que hoje estou passando
Reconheço que já fiz alguém passar
Quem abusa do direito de amar
Chega o dia de sofrer sem tá amando.
Passa o dia e a noite lamentando
Perde o tato, a visão e o sabor
Hoje eu sou um enfermo de uma dor
Que a outra pessoa eu causava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Nunca foi de costume eu ficar só
Nem mesmo nas quermesse da igreja
Tinha sempre uma jovem na peleja
Para eu não ficar no caritó.
Era sujo de batom meu paletó
Que invejava qualquer conquistador
Hoje sou apenas um contador
De uma história que antes não cantava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SE  AMOR.

Quem não sabe um amor considerar
Vai pagar pelo erro a vida inteira
É a volta do cipó de aroeira
No espinhaço de quem mandou dar.
O que fiz aqui mesmo vou pagar
Sem direito nem mesmo a um defensor
O Cupido é meu próprio acusador
E no passado eu com isso não contava.
SÓ POR TER DESPREZADO QUEM ME AMAVA
VIVO  TRISTE  SOZINHO  E  SEM  AMOR.

Mundim do Vale.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário