VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nossas histórias Memória varzealegrense

 CONTRASTES BANAIS


A devoção dos varzealegrenses a São Raimundo Nonato antecede a criação da Paroquia em Novembro de 1863.

Sustenta a historia e os contrastes banais revelam que durante varias décadas o povo venerou São Raimundo Nonato, embora a sua frente estivesse a imagem de São Brás.

Identificado o engano e feita a correção a imagem foi substituída pela legitima e, o padre para disseminar a historia de São Raimundo mandou fazer dezenas de estatuas para distribuir com os fiéis.

Em cada casa dos paroquianos deixava uma nova imagem. Em troca recebia sempre alguma doação.

Na casa de Pedro Frutuoso, Sitio Guaribas, quando a dona da casa recebeu a imagem falou: meninos, peguem uma galinha para o padre almoçar! Menino como diabo, correu um pra cada lado, de modo que ao retornarem traziam três galinhas carijós bem cevadas. 

A mulher encabulada, achou ruim soltar uma ou duas galinhas e o padre acabou levando as três desfalcando o galinheiro. Pedro Frutuoso, o marido, não disse nada, mas reconheceu que levara uma taboca na troca.

Dois meses depois o padre veio celebrar no Distrito do Riacho Verde, vizinho ao sitio. A dona da casa preparou o almoço, botou vestido novo, enrolou a imagem numa toalha e disse para o marido: Pedro, o almoço está pronto, eu vou a missa, vou pedir ao padre para benzer o meu santinho.

Pedro Frutuoso, que ainda não havia se manifestado a respeito da historia até então disse: " Muier, pede para o padre dá um jeitinho do santo aprender a pô porque fazem 60 dias que nós estamos perdendo três ovos todo dia".

Antonio Morais (facebook)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário