VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

domingo, 11 de maio de 2014

Várzea Alegre - Por Luzia Gregório

Por que hoje é sábado Várzea Alegre acorda agitada, sábado sempre é um dia especial, desde o tempo que meu avô vinha fazer a feira na cidade ou na rua como ele dizia.

A feira no meio da rua é um atrativo para os transeuntes pararem e fazerem compras, na verdade o sábado é o dia mais lindo da semana, tem cheiro de fruta madura, tem no ar lembranças da meninice.

Lembro que acordava e ficava olhando o movimento da rua pela fresta da janela pessoas iam e vinham nem imaginavam estarem sendo observadas.

É um dia especial, brincadeiras na calçada, conversas de vizinhas que se veem todos os dias mas não falta assunto, é o jogo de dominó no bar da esquina, sem falar no movimento do mercado que é uma mistura de cheiros e sabores, a tapioca feita na hora, o cuscuz quentinho e o café nem se fala, Várzea Alegre é assim uma mistura do passado e do presente por isso torna-se quase impossível andar nas ruas sem voltar um pouco para o passado, só sei que é muito bom fazer parte disso tudo, é a minha estória que vive nessas ruas, é a minha verdade que aparece em cada olhar que passa e me dá bom dia.

Sei que meu coração ficara plantado em alguma esquina que brinquei quando criança,por que foi nela que meus sonhos de menina criaram asas e saíram para o mundo em busca do doce encontro comigo mesma.

Luzia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário