VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

História do nosso carnaval - Memória Varzealegrense

HISTÓRIA - O Carnaval de Várzea Alegre sempre foi uma uma grande festa
Registro fotográfico do primeiro bloco oficial de Várzea Alegre - "Pode Ser" - 1942 (Arquivo família Diniz)

Foto 012 - Na imagem, grandes personalidades da sociedade varzeaalegrense. O registro fotográfico foi feito em frente à residência da família Costa, na antiga rua Major Joaquim Alves, em frente a Rádio Cultura. Bloco “Pode Ser” 1942 - São nada mais, nada menos do que 69 anos que nos separam desta extraordinária foto  Esta foto resgata a historia do nosso carnaval e mostra praqueles que acham que Várzea-Alegre foi inventada de 10 ou 15 anos pra cá, que ela sempre foi destaque no cenário carnavalesco da Região Sul do Estado do Ceará. Identificaão 1 - Soldado Enéas, 2 - Mestre Chagas, 3 - Valdisio Correia, 4 - Luiz Adauto, 5 - Chico Valzenir, 6 - Dr. Carlos Botelho, 7 - Zé Odmar, 8 - Dr. Júlio Q. Machado, 9 - Joaquim de Figueiredo Correia, 10 - Otacílio Correia, 11 - Chico Luiz, 12 - Joaquim Diniz, 13 - Chico Francisco, 14 - Lindoval Correia,, 15 - Oto Diniz, 16 - José Norões, 17 - Manuel de Mestre Antonio, 18 - Dorgival Felipe, 19 - Raimundo Norões, 20 - Luiz Correia, 21 - Edilmo Correia, 22- Luiz Sobreira, 23 - Antonio Diniz, 24 - Joaquim Alcântara, 25 - Luiz Manoel, 26 - Adelgides Correia, 27 - Edvar Moreno, 28 - Luiz Diniz, 29 - José Honório, 30 - Dário Moreno
Foto 014 - Foto do Carnaval de 1953, enviada pelo Dr. Flavio Costa Cavalcante, foi tirada onde é hoje a prefeitura municipal. Ao fundo observa-se o casarão do Coronel Pimpim, onde hoje funciona uma farmácia. As pessoas foram identificadas por  Rosa Amélia (proprietária da foto) e a senhora Terezinha. As duas afirmaram que a música tocada naquele carnaval de 1953 foi Quebra Mar, Cantada por Marlene...1 - Rosa Amélia, 2 - Consuelo Costa, 3 - Dr Dario,  4 - Lucíola Costa, 5 - Humberto Costa,  6 - Chico de Amadeu, 7 Sérgio Pimpim, 8 - André Moreno, 9 - Edvar Moreno, 10 - Chico de Bodeiro, 12 - Toinho de Romão
Foto 487 - Este "retrato" é do carnaval de 1964. O nome do Bloco é - Os selvagens no frevo - Dos mascarados é evidente q o da direita é Iedo Mendes, os índios à esquerda Antonio Ulisses e Homero Proto.Agachados, Joemilton, Joãozinho e Raimundinho Piau. Mas o garoto de capa branca é Cleber Diniz.

COMO NASCEU O CARNAVAL EM VÁRZEA ALEGRE


A cidade de Várzea Alegre é conhecida por promover um dos carnavais mais autênticos e alegres da região. Mas, como nasceu essa folia momina em nossa cidade?

No relato dos mais antigos encontramos fatos interessantes. Segundo nossa pesquisa, na década de 60, duas famílias, em locais distintos do município, deram origem ao nosso carnaval.

A família costa costumava reunir na residência de Zezinho Costa, na cidade, um grupo de amigos para festejar o carnaval. Enquanto isso, outra família, a do senhor Antônio de Sousa, do Sítio roçado de Dentro, reunia um grupo de lavradores da região com  o mesmo intuito.

Já no ano de 1963, sob os embalos das marchinhas carnavalescas "Pó de Mico", "O Quartel", "A Caneca", entre outra, Pedro Sousa tocava sua sanfona de oito baixos, liderando o grupo que saiu do Roçado de Dentro pelas entradas, todos pintados de carvão, com máscaras de papelão e chapéus de palha. Animados pelo consumo de aguardente, perderam a timidez e entraram pelas ruas da cidade.

O grupo era formado por personalidades como: Chiquinho Menezes, Matias Sousa, Antão Menezes, Antônio Souza, Braz, Antônio de Zé de Ana, Manoel do Sapo, Munda Mariano, Zé de Sousa, entre outros, todos tocando instrumentos Receosos de serem repreendidos por brincarem o carnaval, os foliões esperavam em determinado ponto antes de adentrar a cidade. Para que prosseguissem dali em diante, era necessário que Vicente Santiago, que ia bem à frente do grupo, lhes desse um sinal positivo, de que a população aprovaria a atitude do grupo. O que, aliás, sempre acontecia.

A parada do desfile foi na Rua São Vicente. Atendendo ao convite do empresário Joaquim Diniz, e sua esposa, Balbina Diniz (ela do Roçado de dentro), o grupo se dirigiu à residência dos dois, localizada na Rua Duque de Caxias, onde se deu prosseguimento à festa com uma farta distribuição de bebidas.

O convite do casal Diniz deu origem à tradição de encerramento dos desfiles de escolas de samba e blocos alternativos acontecerem no Pólo de Lazer Antônio Alves Costa, o antigo calçadão, em frente à casa de Joaquim Diniz e Dona Balbina.

Somente um ano depois, o mesmo bloco desfilaria pelas ruas da cidade, só que os brincantes estavam uniformizados. A este grupo de foliões se juntava o bloco "Os Orientais", cujos integrantes, fantasiados, passaram a constituir  o primeiro bloco da sede urbana a desfilar no carnaval.

A EVOLUÇÃO

Na década de 70, o carnaval de Várzea Alegre ganhou espaço e apoio da sociedade e passou a ser organizado pelo Lions Clube. O Recreio Social era palco das festas carnavalescas e reunia os blocos nos encontros que marcaram a época. Também nesta década, com o CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre já inaugurado , e dispondo de uma ampla área, os blocos passaram a organizar ali o evento.

Várzea Alegre conta hoje com duas escolas de samba. Orgulho do povo do Município, a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro nasceu do Bloco do Roçado. Já a Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol, organizou-se do Bloco da "Véia", criado por Antão Leandro, do Sítio Sanharol.

O evento foi se mordenizando na mesma  proporção que ia ganhando as ruas. as festas, atualmente, são realizados nos centros das cidades, geralmente animadas por trios elétricos ou bandas, que se apresentam em palcos montados. Aqui em Várzea Alegre não é diferente. No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, o município aderiu ao estilo moderno. Nem mesmo as chuvas torrenciais e nem as enchentes que se seguiram a elas, foram suficientes para impedir que o carnaval deixasse de acontecer.

Em 2004, mesmo com a cidade isolada, por causa da queda das suas pontes e sem apoio algum da administração municipal daquela época, o povo resolveu promover o carnaval. Não houve festa em praça pública, mas os foliões atravessaram rios, adversidades e fizeram a festa. Provalvemente, sem o mesmo entusiasmo, mas ainda assim com grande brilho.

No ano de 2005, primeiro da gestão do governo Tempo de Crescer, o prefeito Zé Helder criou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que organizou e promoveu um dos melhores eventos de todos os tempos. Hoje, os vários blocos existentes somam-se às escolas de samba, concentrando-se em lugares diferentes e desfilando pelas ruas da cidade com muita animação.

O carnaval de Várzea Alegre passou a ser uma grande oportunidade de negócios, que influência diretamente a economia da cidade e consequentemente melhora o padrão de vida das pessoas.

Fonte: Varzea Alegre Agora
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário