VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Co-Padroeira Nossa Senhora das Mercês

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


A invocação ou nome de Nossa Senhora das Mercês é uma a mais entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, e por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda a Igreja.

Esta invocação das Mercês data aproximadamente de 1.218, quando os maometanos dominavam parte da península Ibérica e faziam incursões às terras praianas da França e Itália, e nos mares, assaltavam as embarcações, para de toda forma que podiam roubar, matar e levar para o cativeiro da África, os homens, mulheres e crianças que encontravam.

Os cristãos capturados eram submetidos a trabalhos forçados e dura escravidão (daí as correntes nas mãos do seu filho Jesus), da qual podiam livrar-se, renunciando a fé católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Diante de tamanho sofrimento, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua igreja por Maomé e seus costumes.

Nossa Senhora, compadecida de seus filhos e filhas, aparece a três jovens: Pedro, Raimundo e Jaime e os convida para que fundem uma Ordem, encarregada de socorrer os pobres cristãos e mantê-los na fé e nos costumes. Os três jovens levaram a notícia ao bispo local, este ao Papa, e receberam autorização da igreja para fundarem a Ordem de Nossa Senhora das Mercês.

No dia 10 de agosto de 1.218, o bispo de Barcelona (Espanha), D. Berenguer de Palou, na própria Catedral, na presença de Rei Jaime I de Aragão e muita gente, Pedro Nolasco e companheiros faziam a Deus, solene entrega de suas vidas para dedicarem-se à redenção e ajuda dos cristãos na escravidão dos maometanos. A Ordem nasceu, cresceu e espalhou-se em seguida pelo mundo inteiro, tendo como carisma o resgate dos cativos. De fato surgiu a devoção a Nossa Senhora das Mercês, cuja festa litúrgica se celebra aos 24 dias do mês de setembro.

Hoje, são outras as escravidões: consumismo, comodismo, secularismo, individualismo, depressão, angústia, medos, desemprego, violência, vícios, fome, divisão, desagregação familiar, que Nossa Senhora das Mercês, ela que nos deu a grande Mercê, seu filho Jesus Cristo.

Cristo, intercedei por nós e nos ajude a vencer as escravidões do mundo atual.

A festa de Nossa Senhora das Mercês é celebrada em Várzea Alegre, no dia 02 de fevereiro, devido à outras festas que são celebradas nesse período.

ORAÇÃO

Mãe das Mercês, nosso espírito sente-se confortado cada vez que a ti recorremos. Uma doce esperança inunda o nosso ser, porque lembramos daquelas palavras de São Bernardo: “Nenhum daqueles que a vós tem recorrido, foi por vós desamparado.”

Cheios de alegria voltamos à luta da vida, certos de que não nos faltará o teu amor e o auxílio. Bendiz-nos, Senhora, pois tua bênção é sinal de Bênção Divina. Amém.

Fonte: Paróquia São Raimundo Nonato
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário